publicações selecionadas
-
artigo de revista
- Education to Promote Healthy and Sustainable Eating Habits: A Bibliometric Analysis. Sustainability. 2024
- A representação nos "Princípios e normas para a matemática escolar". Educação & Matemática. 2022
- Educação dos/as filhos/as: projeto de vida de uma mulher imigrante. Cuestiones Pedagógicas. 2022
- Los centros educativos de Bragança ante los retos globales: Un estudio de encuesta. Revista Pedagógica. 2022
- Novas Aprendizagens Essenciais no 1.º ano de escolaridade: Representações múltiplas, Números e Pensamento Computacional. . Educação & Matemática. 2022
- Representações nas novas Aprendizagens Essenciais: Comparação de frações no 5.º ano de escolaridade.. Educação & Matemática. 2022
- Do students with immigrant and native parents perceive themselves as equally engaged in school during adolescence?. Current Psychology. 2021
- Mathematics Teachers Facing the Challenges of Global Society: A Study in Primary and Secondary Education in Spain. Eurasia Journal of Mathematics, Science and Technology Education. 2021
- Alimentação sustentável em alunos do ensino superior: caracterização e diferenciação em função do sexo. EduSer. 2020
- Atitudes dos jovens face a si próprios, rendimento escolar e zona geográfica. Psicologia Educação Cultura. 2020
- Atitudes dos jovens face a si próprios: rendimento escolar e zona geográfica. Psicologia Educação Cultura. 2020
- Escolas Transformadoras: colaboração, transformação e políticas educativas em educação para a cidadania global.. Sinergias - diálogos educativos para a transformação social. 2020
- Relatórios de prática de ensino supervisionada: opções investigativas dos futuros professores. Investigar em Educação. 2019
- Gesta~o sustenta´vel dos Resi´duos So´lidos Urbanos em Sa~o Tome´ e Pri´ncipe: Contributos da Educac¸a~o Ambiental. AmbientalMENTEsustentable. 2018
- A educação para o desenvolvimento numa colabor(ação) entre escolas superiores de educação e uma organização da sociedade civil.. Sinergias - diálogos educativos para a transformação social. 2018
- Avaliação de atitudes, valores e comportamentos: uma investigação na formação de professores. . Educação & Matemática. 2018
- Avaliação e Comunicação: da e para a Aprendizagem. Educação e Matemática, 149-150, 49-52. 2018
- Os Alunos dos anos finais do ensino fundamental II e a visão sobre “Meio Ambiente”. Educação Ambiental em Ação. 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante. . Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo: Uma revisão da literatura. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação. XXVIII Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2017
- Formação para a docência: cruzando perspetivas. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Gestão sustentável dos resíduos sólidos urbanos em São Tomé e Príncipe: contributos da educação ambiental. Ambientalmente Sustentable. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 2017
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 2017
- Relações entre avaliação e comunicação: Perceções de dois profesores de Matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Programa de internacionalização em Portugal: Pesquisa em aula de Matemática. Educa: Revista Multidisciplinar em Educação. 2016
- Processo de supervisão: perceções de professores cooperantes do 2.º ciclo do Ensino Básico. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Fatores de risco para infeção associada a cateter venoso central:revisão sistemática 2013
- O programa de formação continua em matemática como contexto favorável para o desenvolvimento da capacidade de reflexão de professores do 1.º ciclo. Quadrante. 2012
- Refletir no âmbito do PFCM: algumas ideias emergentes. 2011
- Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos. Revista de Educação. 2008
- O que é uma boa reflexão sobre a prática?. Educação & Matemática. 2008
- A Comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática.. Revista Portuguesa de Educação. 2007
- O uso de portfolios na formação inicial de professores de Matemática. . Quadrante. 2004
-
artigo de conferência
- MIGRATION PROJECTS FOR HIGHER EDUCATION: A PERSPECTIVE FROM WOMEN'S VOICES. Edulearn Proceedings. 2022
- Beliefs about school: multiple perspectives. Edulearn Proceedings. 2022
- LEADERS' VOICES ON CURRICULUM AND CURRICULAR FLEXIBILITY. Edulearn Proceedings. 2022
- SCHOOL SUCCESS: CONCEPT, FACTORS AND STRATEGIES 2022
- STE(A)M approach: distinguishing and discussing meanings 2022
- A avaliação no estágio pedagógico: Contributo para a formação integral do aluno 2022
- Abordagem STEAM: Articulação disciplinar e práticas letivas de professores 2022
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar 2022
- Diferenciação nas atitudes ambientais entre adolescentes rurais e urbanos 2022
- Escolas Transformadoras: Uma oportunidade de integração e desenvolvimento institucional no ensino superior 2022
- Mestrados profissionalizantes para a Educação Pré-escolar e o Ensino Básico: propostas de reorganização e melhoria na formação inicial 2022
- Novas aprendizagens essenciais: O desenvolvimento do pensamento computacional na aprendizagem dos números no 1.º ano de escolaridade 2022
- O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study. Atas do XXXII Seminário de Investigação em Educação Matemática. 2022
- Práticas alimentares sustentáveis em alunos do ensino superior 2022
- Trabalho colaborativo: Uma experiência desenvolvida no estágio pedagógico da formação de professores 2022
- Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática / A contribution from the Values Alignment Study to identify what the Portuguese teachers value in mathematics teaching 2022
- Validação da escala de atitudes ambientais EAI-24 para adolescentes portugueses 2022
- Content of the written reflection of a future mathematics teacher. Edulearn Proceedings. 2021
- Atitudes dos jovens alunos face a si próprios e ao ambiente 2021
- Como é que o respeito pelo ambiente depende do gostar de si mesmo? Um estudo com jovens alunos 2021
- EGID3 project: Prior knowledge of future teachers in geometry. Edulearn Proceedings. 2021
- Educação para o desenvolvimento sustentável: uma janela de oportunidades para a CPLP 2021
- Projeto EDIG3: Saberes prévios dos alunos em geometria. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 2021
- Projeto MathE: Uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar. 9th International Conference on Innovation, Documentation and Education. 2021
- Projeto MathE: uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar / MathE Project: a reflection on elementary geometry questions and resources 2021
- Atitudes dos jovens alunos face a si próprios e ao ambiente 2020
- Atitudes dos jovens face ao ambiente, idade e sexo 2020
- Atitudes dos jovens face ao ambiente, idade e sexo. 2020
- Como é que o respeito pelo ambiente depende do gostar de si mesmo? Um estudo com jovens alunos 2020
- Developing Tools for the e-Learning Platform MathE 2020
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação 2020
- Educação para o desenvolvimento sustentável: uma janela de oportunidades para a CPLP 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: fundamento concetual 2020
- Implicação dos estudantes no processo de avaliação: estudo exploratório no ensino superior 2020
- Sucesso educativo: um projeto em e para a ação. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino 2019
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- ). Tarefas matemáticas com vista à avaliação e à comunicação para a aprendizagem 2019
- A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada 2019
- Caracterização das atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo 2019
- Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio 2019
- Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo 2019
- Corpus: possibilidade metodológica para o ensino da variação linguística na aula de PLNM 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria 2019
- Dimensão investigativa nos relatórios finais de estágio: cruzando resultados 2019
- Educação ambiental e utilização da água pelas comunidades rurais em São Tomé e Príncipe 2019
- Educação: Pensadores ao Longo da História: Rachel Carson 2019
- Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular 2019
- Formação contínua em supervisão: perceções de supervisores do ISEC-USTP 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens 2019
- O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais 2019
- Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores 2019
- Perspetivando um programa de formação continua com e para supervisores 2019
- Princípios associados ao processo de avaliação: perceções de professores(as) 2019
- Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios 2019
- Projeto EGID3: perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino 2019
- Supervisão pedagógica na universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções 2019
- Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: Análise da praxis e finalidades 2019
- Saber, antes de comer: o contributo da alimentação sustentável para a consciência ecológica 2018
- Mestrado em Educação Ambiental em STP: uma análise reflexiva 2018
- Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula 2018
- Atitudes dos jovens face ao ambiente, rendimento escolar e área geográfica 2018
- Avaliação e comunicação na aula de matemática: das perceções às práticas 2018
- Avaliação e comunicação: convergência ou distanciamento entre perceções e práticas 2018
- Avaliação e comunicação: perceções e práticas de duas professoras de matemática 2018
- Caracterização das atitudes dos jovens face ao ambiente, rendimento escolar e área de residência 2018
- Conexões: um projecto no 1.º ciclo do ensino básico 2018
- Educação ambiental e utilização da água pelas comunidades rurais em São Tomé e Príncipe 2018
- Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes 2018
- Formação contínua de professores em São Tomé e Príncipe: o papel da supervisão 2018
- Importância das zonas húmidas: projeto de educação ambiental nos pauis da Praia da Vitória 2018
- Mestrado em Educação Ambiental em São Tomé e Príncipe: uma análise reflexiva 2018
- Questionar a avaliação de e para a aprendizagem 2018
- Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante. 2017
- Articulação entre avaliação e comunicação na aula de matemática: Contributos para a aprendizagem dos alunos 2017
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática 2017
- Atitudes dos jovens alunos face a si próprios e ao ambiente: um projeto de investigação 2017
- Atitudes dos jovens face a si próprios, idade e sexo: uma revisão da literatura 2017
- Atitudes face ao ambiente, rendimento escolar e área geográfica: revisão da literatura 2017
- Avaliação e comunicação na aula de Matemática: um projeto de investigação 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe 2017
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação 2017
- Formação para a docência: trajeto(s) a partir de Bolonha. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 2017
- In)Existência de articulação entre conceçoes e práticas no ensino da Estatística 2017
- Integração de atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos 2017
- Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação? 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade 2017
- Trabalho de grupo na aula de matemática: uma investigação em contexto santomense 2017
- Um passo em frente para a melhoria do ensino da Estatística: averiguação de conceções e práticas de ensino 2017
- A problemática dos Resíduos Sólidos Urbanos numa região insular 2016
- A reflexão nos relatórios finais de estágios: Um balanço na área da matemática 2016
- Atitudes dos jovens alunos face a si próprios e ao ambiente: um projeto de investigação 2016
- Comportamentos e preocupações ambientais em estudantes do ensino superior 2016
- Education for Development in Municipalities: The role of Local Agenda 21 in promoting sustainability 2016
- Educação Ambiental e promoção da saúde na Lixeira da Penha 2016
- Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior 2016
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: Uma oportunidade de desenvolvimento profissional 2016
- Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento 2016
- Papéis e interacções no processo de supervisão: um olhar dos orientadores cooperantes 2016
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: Recordação, racionalização ou reflexividade? 2016
- Práticas de avaliação na formação de educadores e de professores dos 1.º e 2.º ciclos do ensino básico: Um estudo exploratório 2016
- Práticas letivas dos professores Santomenses no ensino da Estatística 2016
- Um projeto realizado na prática de ensino supervisionada: importância dos instrumentos de avaliação utilizados 2016
- É necessário todos estarmos envolvidos na formação de professores: Perceções de orientadores cooperantes do 2.º ciclo acerca do processo de supervisão 2016
- A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática 2015
- Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia 2015
- Atitudes dos jovens face ao ambiente: um estudo em São Tomé e Príncipe 2015
- Atitudes dos mecânicos face ao risco ambiental causado por óleos dos motores 2015
- Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores 2015
- Contributos para o estudo do desenvolvimento profissional de professores de matemática em São Tomé e Príncipe 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers 2015
- Perceção dos professores sobre a relevância da educação ambiental na formação dos alunos: o caso do Ensino Médio Técnico no Cuanza Sul, Angola 2015
- Reflection on practices as teachers educators in statistics 2015
- Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores? 2015
- A Educação Ambiental e o Desenvolvimento Local no distrito de Bragança 2014
- Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê! 2014
- Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos 2014
- O que guardamos do estudo das operações numéricas?! 2014
- Perceções dos autarcas santomenses sobre os problemas ambientais dos seus distritos 2014
- Relatório final de estágio: refletir é investigar?! 2014
- Program for continuous training in mathematics: Justifying its efficacy 2013
- Com os números racionais, Tobias diz-me para onde vais! 2013
- Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim! 2013
- Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training 2013
- Habilitação profissional para a docência: um balanço sobre os novos processos formativos 2013
- Iniciação à prática profissional na atual formação para a docência: o que pensam os alunos? 2013
- Novo modelo de formação para a docência: que apreciação? 2013
- O jogo do Tobias: reflectindo sobre o seu desenvolvimento na aula de Matemática 2013
- Revisitando os ovos misteriosos! 2013
- Uma viagem pelos temas matemáticos do programa de matemática do ensino básico 2013
- As tarefas como suporte à condução de aulas. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 2012
- Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD 2012
- Representações dos alunos acerca da iniciação à prática profissional: um balanço após Bolonha 2012
- TPMET: a path to knowledge about mathematics 2012
- Como estruturar uma reflexão sobre a prática? 2011
- Planning teaching activity within continuous training program 2011
- Que tal se trocássemos algumas ideias sobre reflexão? 2011
- Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira? 2011
- Tarefas matemáticas: nunca são demais! 2011
- É necessário reflectir sobre a reflexão! 2011
- Caso Aida: uma nova visão sobre o processo de ensino e aprendizagem da Matemática 2010
- Reflection on pratice: content and depth 2010
- Utilização de materiais manipuláveis: a descoberta de novas potencialidades num contexto de formação contínua 2010
- Aprofundando o conhecimento matemático para ensinar: algumas situações no âmbito de um programa de formação contínua 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores 2009
- Conhecimento profissional do professor de 1.º ciclo: integração teoria-prática 2009
- Continuous training in Mathematics: influence on the professional knowledge of elementary school teachers 2009
- Estatística: desenvolvimento curricular e tecnologias: algumas questões para discussão 2009
- Formação contínua em Matemática: a visão dos professores 2009
- Investigações matemáticas: um teste à sua eficácia 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs trabalho dos professores 2009
- Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática? 2009
- O trabalho colaborativo como promotor de desenvolvimento profissional: perspectivas de formandos e formadores do PFCM 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática 2009
- Papel do portefólio na formação contínua em Matemática 2009
- The impact of a professional development program in teacher's pratice 2009
- A Matemática que ajuda a "ser um cientista mais esperto do que o Einstein" 2008
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM 2008
- A reflexão escrita num contexto de formação. Investigacion en Educacion Matematica. 2008
- Metodologias de apoio ao raciocínio matemático 2008
- Não sei em que mês nasci! 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? 2008
- O valor certo em euros: a actividade lúdica no ensino da Matemática 2008
- Professional development of 1st cycle: basic education teachers: contribution of participating in a continuous programme of mathematics training 2008
- Reflectindo sobre a prática: "Nunca tive um dia como o de ontem!". 2008
- Um projecto de estatística no 1.ºCiclo 2008
-
livro
- 12th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): book of abstracts 2023
- 12th Conference of the ESREA Research Network on Education and Learning of Older Adults (ELOA): book of abstracts. 2023
- 7.º Encontro de Educação Ambiental: livro de atas 2015
- 7.º Encontro de educação ambiental: livro de resumos 2015
- 7º Encontro de Educação Ambiental: divulgação de práticas e partilha de experiências: livro de atas 2015
- Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas 2015
-
capítulo de livro
- Education for Development and Human Rights: the contribution of educational projects in Portuguese schools 2025
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 2022
- A investigação presente nos relatórios finais de Prática de Ensino Supervisionada. 2020
- Tecnologias disruptivas no apoio à investigação por alunos do 1.º ano de Cursos Superiores Técnico-Profissionais 2020
- A reflexão escrita nos relatórios finais de estágio: um estudo na formação inicial de professores 2019
- Formação inicial de educadores e professores: Perceções dos cooperantes sobre o processo de supervisão. 2019
- Atitudes dos jovens alunos face ao ambiente, idade e sexo: uma revisão da literatura 2016
- Formação para a docência: Refletindo sobre os processos supervisivos 2014
- Programa de Formação Continua em Matemática: Um modelo a seguir 2014
- As tarefas como suporte à condução de aulas 2012
- Avaliação na formação de professores: Alguns pontos para discussão. 2008
- O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática 2002
-
teses
-
documento
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB. 2017
- Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento 2016
- O Pacri na aula de Matemática?! O jogo na abordagem de conceitos. 2008
- Migrations, Gender and Inclusion in the European Context: An Interdisciplinary Approach. E-Learning Package. Voices of Immigrant Women
-
relatório