Trabalho colaborativo: Uma experiência desenvolvida no estágio pedagógico da formação de professores
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resumo
Do intercâmbio entre duas instituições de ensino superior, uma santomense e outra portuguesa e
através de uma bolsa de estudos, concedida pela Organização dos Estados Ibero-Americanos no âmbito do
programa Paulo Freire, resultou o desenvolvimento do estágio pedagógico do primeiro autor num curso de
formação de professores em Portugal. O estágio e, consequentemente, a investigação desenvolvida durante
o mesmo assumiu o trabalho colaborativo como uma estratégia basilar na sua prática letiva. Tendo presente
as constantes mudanças culturais e sociais existentes na sociedade torna-se necessário o desenvolvimento
de competências que ajudem os alunos a ser cidadãos ativos e integrados, sendo que a escolha do tema
atendeu a esta preocupação e à ênfase colocada nas aprendizagens dos alunos das duas turmas envolvidas
no estágio realizado. Assim, foi definida a questão de investigação seguinte: quais os contributos do trabalho
colaborativo no processo de ensino e aprendizagem dos alunos? Nesta comunicação pretendemos sintetizar
o trabalho desenvolvido, dando particular relevância ao objetivo: compreender como se desenvolve o trabalho
colaborativo em contexto de sala de aula, no âmbito do desenvolvimento do estágio pedagógico. A
observação foi a técnica fundamental de recolha de dados e os instrumentos utilizados foram uma grelha de
observação e notas de campo efetuadas pelo professor estagiário e pelo seu par de estágio. Nas
experiências de ensino e aprendizagem (EEA) em que foi desenvolvido intencionalmente trabalho
colaborativo foi preenchida uma grelha, onde foi registado o desempenho de cada aluno, de acordo com os
parâmetros definidos. As notas de campo serviram para o relato escrito feito sobre as EEA realizadas no
âmbito das disciplinas lecionadas – matemática e ciências naturais no 2.º ciclo do ensino básico. Para a
análise dos dados recorreu-se à análise de conteúdo, tendo para tal sido criadas duas dimensões de análise:
a capacidade de colaboração e a competências colaborativas, que foram divididas em categorias e
subdivididas em várias componentes de análise. Como resultados da investigação realizada, destacam-se, de
entre outros, uma atitude de colaboração por parte dos alunos, que se traduziu num maior empenho,
interesse e participação nas atividades realizadas, estimulando a relações interpessoais e promovendo, desta
forma, uma maior coesão nos grupos de trabalho. Destaca-se também que, durante as EEA desenvolvidas,
os grupos de trabalho conseguiram realizar as tarefas que lhes foram propostas com eficácia e autonomia.