A reflexão tem vindo a ser considerada uma componente essencial nos programas de formação inicial e contínua de professores, como é o caso do Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo (PFCM), em funcionamento
em Portugal, a partir do ano lectivo 2005/2006.
Ao considerar nas suas linhas orientadoras o princípio do Reconhecimento das práticas lectivas dos professores como ponto
de partida da formação, este programa de formação vem colocar a ênfase na reflexão para desenvolver o conhecimento profissional
do professor, pois é assumido que em particular o seu conhecimento didáctico matemático se desenvolve essencialmente
através da reflexão «sobre as situações concretas e reais de ensino, que permitam analisar e identificar os factores de
sucesso, bem como a origem das dificuldades encontradas, tendo em conta as intenções e objectivos com que a acção educativa
foi planificada (Serrazina et al., 2005, p. 2).
Contudo, embora manifestamente reconhecida a importância
da reflexão no desenvolvimento profi ssional de professores,será que temos um entendimento claro e consensual acerca
deste conceito? Na investigação que estamos a desenvolver no âmbito do projecto de doutoramento da primeira autora, sendo
a segunda a sua orientadora, a reflexão é uma das dimensões em estudo. Tendo em consideração algumas opiniões das três
professoras participantes no estudo (Aida, Dora e Sara) tentaremos questionar e discutir algumas ideias acerca do signifi cado e do processo de reflexão, «chamando», para isso, a opinião de alguns autores.