Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
Nesta comunicação pretendemos discutir e refletir sobre aspetos do trabalho desenvolvido por alunos e professores na aula de matemática nos primeiros anos de escolaridade. Para isso, vamos explorar experiências de ensino e aprendizagem referidas e discutidas nos Relatórios Finais de Estágio, que nós orientámos, defendidos por futuros professores no âmbito dos mestrados profissionalizantes para a docência no ensino básico a funcionar na nossa instituição. Apresentando diversas tarefas matemáticas de natureza mais aberta e exploratória que os futuros professores propuseram nas suas práticas letivas, identificamos e analisamos os processos de resolução seguidos por alunos dos 1.º e 2.º ciclos. Incidimos esta análise no trabalho que desenvolveram quer com os tópicos matemáticos abordados quer com aspetos mais transversais, como a comunicação ou as representações. Concluímos refletindo sobre as principais dimensões valorizadas pelos alunos.