Utilização de materiais manipuláveis: a descoberta de novas potencialidades num contexto de formação contínua
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
Os documentos orientadores do 1.o ciclo indicam a importância da utilização de materiais manipuláveis para a representação de certos conceitos.
Aida participou no programa de formação Contínua em Matemática para professores do 1.o ciclo do ensino Básico. Foram vários os ganhos que considera ter feito com esta participação, mas dá particular relevância ao conhecimento de novos materiais manipuláveis e à descoberta de novas potencialidades intrinsecas a estes.
Nesta comunicação pretendemos apresentar o que Aida pensava da utilização de materiais na aula de Matemática antes de frequentar o programa de formação, as tarefas que desenvolveu com materiais durante o programa, os conhecimentos adquiridos, bem como as suas práticas
actuais em relação a este aspecto.
Os documentos orientadores do 1.º ciclo do ensino básico indicam a importância da
utilização de materiais manipuláveis para a representação de certos conceitos.
Aida participou no Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores
do 1.º ciclo do Ensino Básico. Foram vários os ganhos que considera ter feito com esta
participação, mas dá particular relevância ao conhecimento de novos materiais
manipuláveis e à descoberta de novas potencialidades intrínsecas a estes. Nesta
comunicação apresentamos o que Aida pensava da utilização de materiais na aula de
Matemática antes de frequentar o programa de formação, as tarefas que experimentou
com materiais durante o programa, os conhecimentos adquiridos, e as implicações para
a sua prática profissional.