Relatório final de estágio: refletir é investigar?! Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Nos mestrados profissionalizantes para o ensino, a Prática de Ensino Supervisionada (PES) corresponde ao estágio de natureza profissional, objeto de relatório final. Em educação, e nomeadamente na formação de professores, muitos autores reconhecem a estreita ligação entre as práticas de sala de aula e a reflexão produzida pelo professor ou futuro professor. Neste âmbito, é nosso entendimento que um relatório final deve refletir as diferentes experiências de ensino e aprendizagem realizadas ao longo do estágio. Simultaneamente, o conceito de reflexão surge frequentemente associado ao conceito de investigação, sobretudo ao conceito de investigação sobre a prática. Como refere Ponte (2002) o professor, na concretização da sua missão, tem necessidade de se envolver em investigação que o ajude a lidar com as situações problemáticas que constantemente surgem na sua prática. Em complementaridade com esta ideia, Alarcão (2001) adianta que ser professor-investigador é primeiro que tudo ter uma atitude de estar na profissão como intelectual que criticamente questiona e se questiona. Então, refletir implica investigar? E o inverso verifica-se igualmente?! Nesta comunicação, pretendemos discutir os conceitos de reflexão e investigação sobre a prática, baseando-nos nos resultados de um estudo, de natureza qualitativa, focado na análise de experiências de ensino e aprendizagem na área da Matemática apresentadas nos relatórios finais da PES dos alunos do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, da nossa instituição.

autores

  • Martins, Cristina
  • Manuel Vara Pires

data de publicação

  • janeiro 1, 2014