Princípios associados ao processo de avaliação: perceções de professores(as) Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Dando continuidade à apresentação dos resultados de um estudo realizado numa ação de formação contínua (na modalidade de oficina), centrado no tema das perceções dos participantes (professores dos ensinos básico e secundário), sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, pretendemos neste artigo destacar o que, no âmbito do questionário realizado, designámos como Princípios sobre a avaliação. Incluímos as questões: (i) O que significa avaliar?; (ii) Quais são as componentes/dimensões integrantes do processo de avaliação?; e (ii) Para que serve a avaliação (qual é a sua principal função)?. A metodologia utilizada é de natureza qualitativa. Para o tratamento dos dados recolhidos através do questionário e, por se tratar de questões abertas, recorremos à análise de conteúdo. Na análise dos Princípios sobre a avaliação, quanto às perceções acerca do significado de avaliar, destacamos a perspetiva da avaliação das aprendizagens, mas também da avaliação para as aprendizagens. Na análise das perceções das componentes/dimensões integrantes do processo de avaliação foi possível verificar uma forte incidência na integração de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos, mas também, a associação a modalidades de avaliação e instrumentos de avaliação. Relativamente às perceções sobre a principal função do processo de avaliação é evidente a função de regulação.
  • O Decreto-Lei n.º 55/2018, de 6 de julho estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário no sistema educativo português, os princípios orientadores da sua conceção, operacionalização e avaliação das aprendizagens. Segundo este documento, entre outros aspetos, pretende-se garantir que todos os alunos adquiram os conhecimentos e desenvolvam as capacidades e atitudes que contribuem para alcançar as competências previstas no “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória”, sendo reconhecida a dimensão da avaliação numa vertente reguladora. Tendo como principal objetivo dar continuidade à apresentação dos resultados de um estudo realizado no contexto de uma ação de formação contínua (na modalidade de oficina), centrado no tema das perceções dos professores participantes sobre a avaliação no processo de ensino e aprendizagem, pretendemos neste artigo dar destaque ao que, no âmbito do questionário realizado, designámos como Princípios sobre a avaliação. Neste ponto incluímos as questões: (i) O que significa avaliar?; (ii) Quais são as componentes/dimensões integrantes do processo de avaliação?; e (ii) Para que serve a avaliação, ou seja, qual é a sua principal função?. Salientamos que, no desenvolvimento desta ação, averiguar as perceções dos professores sobre o tema foi, de antemão, um dos aspetos contemplados na metodologia de dinamização prevista, dado importar-nos valorizar os conhecimentos anteriores dos formandos, servindo estes como ponto de partida para a discussão de cada um dos temas integrantes dos conteúdos da oficina. O estudo segue uma metodologia de natureza qualitativa, tendo como principal propósito congregar e interpretar informação sobre as perceções dos professores. Os 10 participantes na ação – professores dos ensinos básico e secundário – foram igualmente participantes na investigação. Como instrumento de recolha de dados recorremos a um questionário, administrado em três momentos distintos da formação, correspondendo à sessão inicial de cada um dos três principais conteúdos abordados na oficina de formação. Para o tratamento dos dados recolhidos (respostas dos professores participantes na oficina de formação) e, em virtude de se tratar de questões abertas, recorremos à análise de conteúdo. Numa fase inicial, a leitura de todas as respostas, a comparação e discussão destas permitiu-nos especificar as categorias e subcategorias e indicadores a utilizar. Definimos para unidade de análise a frase ou o excerto de frase, pelo que numa mesma resposta puderam ser encontrados diferentes indicadores. Na análise dos Princípios sobre a avaliação, quanto às perceções acerca do significado de avaliar, posicionamos as perceções dos professores na perspetiva da avaliação das aprendizagens, mas também na da avaliação para as aprendizagens. Na análise das perceções das componentes/dimensões integrantes do processo de avaliação foi possível verificar uma forte incidência na integração de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos, mas também, a associação a modalidades de avaliação e instrumentos de avaliação. Relativamente às perceções sobre a principal função do processo de avaliação é evidente a função de regulação, porém esta recai sobre: o processo de ensino e aprendizagem pelo professor, as aprendizagens do aluno pelo professor, as aprendizagens do aluno pelo aluno. É ainda possível verificar a associação a uma perspetiva classificativa.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019