Formação contínua de professores em São Tomé e Príncipe: o papel da supervisão
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A promoção do desenvolvimento profissional do professor apresenta uma infinidade de
objetivos e assume diferentes formas, desde a reflexão pessoal, à luz das experiências em
sala de aula, a atividades realizadas dentro ou fora da escola, de forma formal ou informal,
incluindo a chamada formação contínua de professores. Esta, de forma sucinta, refere-se a
um acontecimento previamente planeado, coerente, estruturado e sistemático. Durante a
prática profissional, o professor deverá ter oportunidade de se envolver em atividades
promotoras do seu desenvolvimento profissional, tendo em consideração alguns aspetos
fundamentais: (i) as necessidades do professor na sua formação; (ii) o professor como o
sujeito fundamental no seu próprio desenvolvimento profissional; (iii) a importância da
reflexão dos professores sobre as suas práticas; (iv) a relevância do papel do supervisor ou
formador ou acompanhante ou amigo crítico ou agente de mudança; e (v) a colaboração
entre professores e entre professores e investigadores. É neste contexto que surge este
estudo, cuja finalidade é desenvolver um programa de formação contínua com e para os
professores supervisores do Instituto Superior de Educação e Comunicação da
Universidade de São Tomé e Príncipe (ISEC – USTP). Nesta comunicação pretendemos
apresentar a primeira etapa do estudo, destacando a perceção dos supervisores do ISEC –
USTP no que respeita ao processo de supervisão que realizam bem como às necessidades
e expetativas que sentem no papel que assumem. Trata-se de um estudo de natureza
qualitativa, interpretativa e descritiva. Para a recolha de dados recorremos a um
questionário elaborado para o efeito e que se encontra organizado em 3 seções: (i)
caraterização pessoal; (ii) formação e desenvolvimento profissional; e (iii) processo de
supervisão no ISEC – USTP. O referido instrumento é essencialmente, constituído por
questões abertas para dar oportunidade aos inquiridos de expressarem livremente as suas
opiniões. Os resultados obtidos permitiram-nos delinear as fases seguintes do projeto e
propor um programa de formação de supervisores adequado ao contexto e que responda às
suas necessidades e às suas expetativas permitindo-lhes repensar e refletir sobre as suas
práticas didático-pedagógicas. É fundamental desenvolver projetos de cooperação e
colaboração entre professores, conscientemente fundamentados, de forma a criar condições
que favoreçam o seu desenvolvimento profissional, social e pessoal.
A promoção do desenvolvimento profissional do professor apresenta uma infinidade de
objetivos e assume diferentes formas, desde a reflexão pessoal, à luz das experiências em
sala de aula, a atividades realizadas dentro ou fora da escola, de forma formal ou informal,
incluindo a chamada formação contínua de professores. Esta, de forma sucinta, refere-se a
um acontecimento previamente planeado, coerente, estruturado e sistemático. Durante a
prática profissional, o professor deverá ter oportunidade de se envolver em atividades
promotoras do seu desenvolvimento profissional, tendo em consideração alguns aspetos
fundamentais: (i) as necessidades do professor na sua formação; (ii) o professor como o
sujeito fundamental no seu próprio desenvolvimento profissional; (iii) a importância da
reflexão dos professores sobre as suas práticas; (iv) a relevância do papel do supervisor ou
formador ou acompanhante ou amigo crítico ou agente de mudança; e (v) a colaboração
entre professores e entre professores e investigadores. É neste contexto que surge este
estudo, cuja finalidade é desenvolver um programa de formação contínua com e para os
professores supervisores do Instituto Superior de Educação e Comunicação da
Universidade de São Tomé e Príncipe (ISEC – USTP). Nesta comunicação pretendemos
apresentar a primeira etapa do estudo, destacando a perceção dos supervisores do ISEC –
USTP no que respeita ao processo de supervisão que realizam bem como às necessidades
e expetativas que sentem no papel que assumem. Trata-se de um estudo de natureza
qualitativa, interpretativa e descritiva. Para a recolha de dados recorremos a um
questionário elaborado para o efeito e que se encontra organizado em 3 seções: (i)
caraterização pessoal; (ii) formação e experiência profissional; e (iii) processo de
supervisão no ISEC – USTP. O referido instrumento é essencialmente, constituído por
questões abertas para dar oportunidade aos inquiridos de expressarem livremente as suas
opiniões. Os resultados obtidos permitiram-nos delinear as fases seguintes do projeto e
propor um programa de formação de supervisores adequado ao contexto e que responda às
suas necessidades e às suas expetativas permitindo-lhes repensar e refletir sobre as suas
práticas didático-pedagógicas. É fundamental desenvolver projetos de cooperação e
colaboração entre professores, conscientemente fundamentados, de forma a criar condições
que favoreçam o seu desenvolvimento profissional, social e pessoal.