Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O presente estudo é parte integrante um projeto desenvolvido em parceria entre a Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança ESE-IPB e o Instituto Superior de Educação e Comunicação da Universidade de São Tomé e Príncipe ISECUSTP. O objetivo central é a conceção e implementação de um programa de formação contínua (PFC) em supervisão, dirigido aos supervisores dos estágios da formação inicial de professores do ISEC. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, interpretativa e descritiva. A primeira fase consistiu na averiguação das perceções dos supervisores do ISEC sobre o desenvolvimento profissional (DP) e o processo de supervisão. Estes dados foram recolhidos através de um questionário e permitiram verificar que os docentes valorizam a formação inicial que receberam e consideram que a frequência de ações de formação contínua é essencial paro o seu desenvolvimento profissional. Com base nestes dados passou-se à segunda fase do projeto que contemplou o desenho do PFC, a sua discussão e fundamentação em alicerces teóricos que o sustentem. Assim, pretende-se, de acordo com autores de referência no panorama do processo de DP, sustentar os predicados essenciais seguidos na conceção do referido PFC. Tem-se como desiderato fundamental que este permita a construção de ambientes reflexivos e colaborativos, a partilha de saberes e apoio mútuo e, simultaneamente, a promoção do potencial individual e de autorrenovação e a adoção de uma atitude investigativa sobre a prática profissional. Acredita-se que nos programas de formação, a utilização em simultâneo de diferentes abordagens (colaboração, autonomia, reflexão, supervisão) permite que os pontos fortes de uma sirvam de complemento às limitações de outra. Pretende-se, igualmente que, tal como o processo supervisivo, seja uma ação de construção, em que todos os intervenientes participam, têm papéis e ações definidas, com um propósito principal comum 􀂱 a melhoria da prática profissional. Encara-se, pois, o DP como um processo para melhorar os conhecimentos, as competências e as atitudes do professor que pode envolver várias experiências espontâneas ou planificadas e tem por finalidade última a qualidade da educação na sala de aula e a melhoria das aprendizagens dos alunos. Processo, este, intencional, contínuo, sistémico e permanente.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019