Conceção de um programa de formação em supervisão: princípios e fundamentos
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resumo
O presente estudo é parte integrante um projeto desenvolvido em parceria entre a Escola
Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança ESE-IPB e o Instituto
Superior de Educação e Comunicação da Universidade de São Tomé e Príncipe ISECUSTP.
O objetivo central é a conceção e implementação de um programa de formação
contínua (PFC) em supervisão, dirigido aos supervisores dos estágios da formação inicial
de professores do ISEC. Trata-se de estudo de natureza qualitativa, interpretativa e
descritiva. A primeira fase consistiu na averiguação das perceções dos supervisores do
ISEC sobre o desenvolvimento profissional (DP) e o processo de supervisão. Estes dados
foram recolhidos através de um questionário e permitiram verificar que os docentes
valorizam a formação inicial que receberam e consideram que a frequência de ações de
formação contínua é essencial paro o seu desenvolvimento profissional. Com base nestes
dados passou-se à segunda fase do projeto que contemplou o desenho do PFC, a sua
discussão e fundamentação em alicerces teóricos que o sustentem. Assim, pretende-se, de
acordo com autores de referência no panorama do processo de DP, sustentar os predicados
essenciais seguidos na conceção do referido PFC. Tem-se como desiderato fundamental
que este permita a construção de ambientes reflexivos e colaborativos, a partilha de saberes
e apoio mútuo e, simultaneamente, a promoção do potencial individual e de autorrenovação
e a adoção de uma atitude investigativa sobre a prática profissional. Acredita-se que nos
programas de formação, a utilização em simultâneo de diferentes abordagens (colaboração,
autonomia, reflexão, supervisão) permite que os pontos fortes de uma sirvam de
complemento às limitações de outra. Pretende-se, igualmente que, tal como o processo
supervisivo, seja uma ação de construção, em que todos os intervenientes participam, têm
papéis e ações definidas, com um propósito principal comum a melhoria da prática
profissional. Encara-se, pois, o DP como um processo para melhorar os conhecimentos, as
competências e as atitudes do professor que pode envolver várias experiências espontâneas
ou planificadas e tem por finalidade última a qualidade da educação na sala de aula e a
melhoria das aprendizagens dos alunos. Processo, este, intencional, contínuo, sistémico e
permanente.