Este artigo tem como objetivo apresentar uma sistematização da dimensão
investigativa concretizada no âmbito dos relatórios finais de Prática de Ensino
Supervisionada, concluídos desde 2014/2015, em Bragança nos mestrados em
Educação Pré-Escolar, Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e em
Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico. A opção metodológica inscreve-se numa
abordagem qualitativa, onde a análise taxionómica (ocorrência e regularidade dos
fenómenos, características e atributos) e análise sistemática (estabelecimento de
relações e processos) assumem papel de destaque. Face à complexidade e dinâmica do
corpus de dados, foram utilizadas técnicas de análise de conteúdo, com recurso ao
software MAXQDA. A análise incide sobre as opções investigativas dos futuros
professores, considerando a temática de investigação enfatizada nos relatórios, o tipo
de investigação realizada, os participantes, os instrumentos de recolha de dados, a
análise efetuada bem como as principais conclusões da investigação. Do cruzamento e
análise dos dados emergem os seguintes indicadores: (1) os estudantes optam por
temas como: trabalho de projeto, organização do espaço educativo, estratégias de
ensino-aprendizagem, recursos didáticos, aprendizagem cooperativa, relação
pedagógica, entre outros; (2) as opções metodológicas assentam em estudos de caráter
qualitativo; (3) os participantes, por questões de conveniência, são os alunos das
turmas em que realizam a PES e os professores cooperantes. As conclusões mais
assinaladas nos relatórios mostram claras evidências de que a investigação é essencial
para a melhoria das práticas em contexto.