Supervisão pedagógica na universidade pedagógica de Moçambique: averiguando perceções
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Visão geral
resumo
Na formação inicial e contínua de professores, o processo de supervisão assume particular
importância. Este propicia o desenvolvimento profissional do futuro professor ou do
professor em exercício, pressupõe a articulação de diferentes atores para a criação de um
ambiente formativo onde a colaboração, a partilha de saberes e ideias, a interação, o
apoio, a experimentação e a reflexão estão presentes. Há, pois, que ressalvar o papel do
supervisor, como agente de mudança, facilitador e encorajador, numa escola repleta de
desafios. Para o exercício pleno do seu papel é necessário que o professor analise,
desenvolva, renove e atualize constantemente as suas competências, encarando a
formação contínua numa perspetiva de desenvolvimento profissional e de
aprendizagem ao longo da vida. Estas premissas estão na base da criação de um programa
de formação contínua estruturada de futuros professores e professores em exercício sob
orientação de supervisores de uma instituição de ensino superior moçambicana. Para tal,
numa primeira fase e sabendo que o professor é o sujeito fundamental no seu próprio
desenvolvimento profissional, é nosso intuito conhecer as perceções dos supervisores
sobre o processo em que estão envolvidos. Trata-se de uma investigação de natureza
qualitativa e interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário,
constituído por questões fechadas e abertas, que incidem na caracterização do processo de
supervisão, no papel do supervisor e na averiguação das áreas prioritárias de formação
para atualização ou aprofundamento da função do professor. Para o tratamento dos dados
recorremos à estatística descritiva e à análise de conteúdo. No caso das questões abertas,
a leitura prévia de todas as respostas, cruzada com a revisão de literatura, conduziu à
criação de categorias de análise. Os resultados obtidos permitiram-nos delinear as fases
seguintes do projeto. É fundamental desenvolver projetos entre professores e
investigadores de várias instituições, de forma a propiciar, não só a troca de saberes e
experiências, mas também a produção de conhecimento, no que tange à supervisão
pedagógica.
Na formação inicial e contínua de professores, o processo de supervisão assume particular importância.
Este propicia o desenvolvimento profissional do futuro professor ou do professor em exercício, pressupõe
a articulação de diferentes atores para a criação de um ambiente formativo onde a colaboração, a
partilha de saberes e ideias, a interação, o apoio, a experimentação e a reflexão estão presentes. Há,
pois, que ressalvar o papel do supervisor, como agente de mudança, facilitador e encorajador, numa
escola em constante mudança e repleta de desafios. Para o exercício pleno do seu papel é necessário que
o professor, analise, desenvolva, renove e actualize constantemente as suas competências, encarando
a formação contínua numa perspetiva de desenvolvimento profissional e de aprendizagem ao longo da
vida. Estas premissas estão na base da criação de um programa de formação contínua estruturada de
futuros professores e professores em exercício sob orientação de supervisores da Universidade pedagógica
de Moçambique. Para tal, numa primeira fase e sabendo que o professor é o sujeito fundamental
no seu próprio desenvolvimento profissional, é nosso intuito conhecer as percepções dos supervisores
sobre o processo em que estão envolvidos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa e
interpretativa. Para a recolha de dados recorremos a um questionário, constituído por questões fechadas
e abertas, que incidem na caracterização do processo de supervisão, no papel do supervisor
e na averiguação das áreas prioritárias de formação para actualização ou aprofundamento da função
do professor. Para o tratamento dos dados recorremos à estatística descritiva e à análise de conteúdo.
Portanto, no caso das questões abertas, a leitura prévia de todas as respostas, cruzada com a revisão
de literatura, conduz à criação de categorias de análise. Os resultados obtidos permitiram-nos delinear
as fases seguintes do projecto. É fundamental desenvolver projectos entre professores e investigadores
de várias instituições, de forma a propiciar, não só a troca de saberes e experiências, mas também a
produção de conhecimento, no que tange a supervisão pedagógica.