Projeto EDIG3: Saberes prévios dos alunos em geometria Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O projeto “EGID3: ensino da geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios” foi desenvolvido no contexto da unidade curricular de Geometria da Licenciatura em Educação Básica de uma instituição de ensino superior portuguesa e teve como aspetos centrais a averiguação das perceções dos estudantes sobre a Geometria e o seu ensino, o diagnóstico das suas dificuldades em conceitos geométricos específicos, a valorização de um ensino do tipo exploratório, a análise dos raciocínios utilizados na resolução das tarefas e a averiguação das aprendizagens dos estudantes em geometria. Este texto é dedicado aos seus conhecimentos prévios em conceitos geométricos específicos, nomeadamente os relacionados com tipos de quadriláteros, tipos de triângulos e (im)possibilidade de construção de um triângulo. Para o efeito, a recolha de dados realizou-se com base num questionário constituído por questões de natureza aberta, envolvendo conceitos e procedimentos geométricos que os estudantes abordaram ao longo da sua educação básica e que, como futuros professores, irão trabalhar com os seus alunos. A análise de conteúdo às respostas dadas revelou que os estudantes trazem alguma recordação da classificação de triângulos quanto à amplitude dos ângulos e quanto ao comprimento dos lados, mas adiantam poucas justificações. Além disso, associam a possibilidade de construção de um triângulo esencialmente à existência de três lados. Sobre a identificação de quadriláteros os estudantes nomeiam alguns deles, mas não explicitam as suas características.

autores

  • Paula Maria Pereira de Barros
  • Martins, Cristina
  • Manuel Vara Pires
  • Seabra, M.

data de publicação

  • janeiro 1, 2021