Investigações matemáticas: um teste à sua eficácia
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
Todos os alunos devem ter oportunidade de se envolver em diversos tipos de aprendizagem ao longo da educação básica, sendo a realização de investigações matemáticas um deles. No Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, a natureza das tarefas é indicada como um dos domínios a contemplar na formação, salientando-se que, no caso, das investigações matemáticas é exigido o envolvimento activo do aluno numa actividade semelhante à dos matemáticos profissionais, adquirindo uma melhor compreensão da natureza da Matemática e da própria actividade matemática.
Tendo em conta estes aspectos, uma professora participante neste programa de formação decidiu experimentar uma investigação matemática na sala de aula. Este texto é baseado na “experiência” realizada, incluindo a selecção da tarefa, a sua preparação e exploração e a posterior reflexão.
Este trabalho aponta, essencialmente, para a “eficácia deste tipo de aulas” e consequentemente para o aprofundamento do conhecimento profissional do professor.
autores
Martins, Cristina
Santos, Leonor
data de publicação
janeiro 1, 2009
Pesquisas
palavras-chave
1º Ciclo do Ensino Básico
Conhecimento profissional do professor
Conhecimento profissional do professor do 1.º ciclo do ensino básico