Investigações matemáticas: um teste à sua eficácia Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Todos os alunos devem ter oportunidade de se envolver em diversos tipos de aprendizagem ao longo da educação básica, sendo a realização de investigações matemáticas um deles. No Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1.º Ciclo, a natureza das tarefas é indicada como um dos domínios a contemplar na formação, salientando-se que, no caso, das investigações matemáticas é exigido o envolvimento activo do aluno numa actividade semelhante à dos matemáticos profissionais, adquirindo uma melhor compreensão da natureza da Matemática e da própria actividade matemática. Tendo em conta estes aspectos, uma professora participante neste programa de formação decidiu experimentar uma investigação matemática na sala de aula. Este texto é baseado na “experiência” realizada, incluindo a selecção da tarefa, a sua preparação e exploração e a posterior reflexão. Este trabalho aponta, essencialmente, para a “eficácia deste tipo de aulas” e consequentemente para o aprofundamento do conhecimento profissional do professor.

autores

  • Martins, Cristina
  • Santos, Leonor

data de publicação

  • janeiro 1, 2009