A reflexão nos relatórios finais de estágios: Um balanço na área da matemática Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • O Decreto-Lei n.º 79/2014, que regulamenta o regime jurídico da habilitação profissional para a docência, destaca a importância da iniciação à prática profissional. Nos mestrados, esta área culmina com a prática de ensino supervisionada, correspondente ao estágio de natureza profissional e objeto de relatório final, a apresentar em provas públicas. Na nossa instituição, este relatório deve apresentar e refletir sobre experiências de ensino e aprendizagem realizadas nos ciclos de ensino e nas disciplinas de docência. Esta comunicação tem como principal propósito apresentar uma sistematização do conteúdo das reflexões escritas presentes nos relatórios finais defendidos no ano letivo de 2014-2015, no Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, da Escola Superior de Educação de Bragança, focada nas experiências de ensino e aprendizagem realizadas na área da Matemática. Em termos metodológicos, efetuamos uma análise de conteúdo transversal de um corpus constituído pela totalidade dos relatórios concluídos. Numa primeira fase identificamos as temáticas transversais ocorrentes nos trabalhos. Para tal, foram definidas unidades de análise, categorias analíticas e regras de atribuição. Numa segunda fase, agrupamos as evidências obtidas refinando categorias e subcategorias e regras analíticas e criamos e retiramos ilações sobre a sua frequência. Finalmente, analisamos os resultados e retiramos conclusões sobre os interesses emergentes das reflexões escritas. Sobre o conteúdo da reflexão (escrita) dos futuros professores, foi possível verificar que incidiu maioritariamente em aspetos ligados ao desenvolvimento das experiências de ensino e aprendizagem, destacando-se nesta categoria a atividade do aluno e a atividade do professor.

data de publicação

  • janeiro 1, 2016