Processos de comunicação e de avaliação: como efetivar a sua articulação? Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A comunicação na aula de matemática contribui para a construção e negociação de significados, para a consolidação e divulgação de ideias, para a análise e avaliação das estratégias e do pensamento matemático usado pelos alunos, propiciando a identificação de conceções incorretas, entre outros aspetos que poderiam ser elencados. Mas como se articula o processo de comunicação com o processo de avaliação da/para a aprendizagem dos alunos, sabendo que este processo de avaliação constitui um fator importante para o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem autónoma e responsável dos alunos, sendo fundamental que seja orientado para a regulação do ensino do professor e da aprendizagem dos alunos. O estudo em curso, que aqui apresentamos, tem como principal objetivo estudar a articulação entre os processos de comunicação e de avaliação na aula de matemática. Desenvolvida a fase de recolha de evidências da relação entre comunicação e avaliação na aula de matemática, pretendemos dar conta dos resultados obtidos sobre as perceções de um dos professores participantes no estudo (Teresa, nome fictício) a propósito do processo de avaliação e do processo de comunicação. Assim, é nossa intenção dar resposta às questões: Quais as vertentes que mais se destacam nos processos de comunicação e de avaliação? Como é efetivada a articulação entre os referidos processos? Para a recolha de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas a quatro professores do 2.º ciclo do ensino básico. Optou-se por uma metodologia de natureza qualitativa, realçando a interpretação, compreensão e explicação dos significados, num contexto específico. Foi possível verificar que, para Teresa, a avaliação é concetualizada nas vertentes da avaliação da e para a aprendizagem. A comunicação é, do mesmo modo, considerada como instrumento comunicativo e, por vezes, como processo de interação. É assim, desde já, evidente a existência de articulação entre estes dois processos, incidindo a sua efetivação no tipo de ensino praticado e destacando-se o questionamento na intersecção destes processos.

autores

  • Martins, Cristina
  • Guerreiro, A.

data de publicação

  • janeiro 1, 2017