Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: Análise da praxis e finalidades
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A supervisão pedagógica é uma actividade crucial na vida das organizações educativas, pois esta, apoia
e auxilia bastante no desenvolvimento de competências por parte do professor. Assim, exige-se na figura
do supervisor, um perfil profissional que vai desde a formação psico-pedagógica domínio científico da
matéria, abertura para aprender, e até uma atitude de bom senso para ensinar o outro. É na sequência
destas acepções que surge o presente trabalho como resultado de uma pesquisa realizada nas escolas
secundárias da província de Manica, cujo objectivo principal era apurar a partir dos professores a
Praxis e a finalidade de supervisão nas escolas onde trabalham. É importante referir que a pesquisa
teve um carácter qualitativo, e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados.
A pesquisa revelou que a praxis da supervisão pedagógica, pouco influencia no desenvolvimento de
competencias dos professores, dado que o perfil dos supervisores não se compadece com as tendências
actuais, pois, o supervisor é externo a organização, sendo funcionários do Serviço Distrital da Educação
Juventude e Tecnologia assim como da Direcção Provincial da Educação e embora tenham a formação
psico-pedagógica, muitas vezes são indivíduo de área científica diferente do professor, e resultado disso
o processo de supervisão se circunscreve apenas em observar a existência do plano de aula do professor,
indumentária do professor (batas), pontualidade e assiduidade. Portanto, a supervisão pedagógica tem
mais finalidade burocrática, porque como se pode observar é um mero instrumento de rotina, utilizado
para figurar no relatório da instituição.
A supervisão pedagógica é uma atividade crucial na vida das organizações educativas,
pois apoia e auxilia bastante o desenvolvimento de competências por parte do professor.
Assim, exige-se à figura do supervisor um perfil profissional que vai desde a sua
formação psicopedagógica, ao domínio científico da matéria, à abertura para aprender e
até uma atitude de bom senso para ensinar o outro. É na sequência destas aceções que
surge o presente trabalho como resultado de uma pesquisa realizada em escolas
secundárias de uma cidade de uma província de Moçambique, cujo objetivo principal foi
apurar, a partir das opiniões dos professores, a praxis e a finalidade de supervisão nas
escolas onde trabalham. É importante referir que a pesquisa teve um carácter qualitativo e
utilizou o questionário e a entrevista como instrumentos de recolha dos dados. O estudo
revelou que a praxis da supervisão pedagógica pouco influencia o desenvolvimento de
competências dos professores, dado que o perfil dos supervisores não se articula com as
tendências atuais. De facto, os supervisores são elementos externos à organização, sendo
funcionários de serviços governamentais nacionais ou provinciais, e, embora tenham
formação psicopedagógica, muitas vezes são indivíduos de áreas científicas diferentes da
área do professor. Como resultado desta situação, o processo de supervisão circunscrevese
apenas a focar ou observar poucos aspetos, como sejam a existência do plano de aula
ou a indumentária (batas), a pontualidade e a assiduidade do professor. Assim, a
supervisão pedagógica tem, essencialmente, uma finalidade burocrática, sendo um
instrumento de rotina, utilizada para figurar no relatório da instituição.