Supervisão pedagógica no ensino secundário moçambicano: Análise da praxis e finalidades Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A supervisão pedagógica é uma actividade crucial na vida das organizações educativas, pois esta, apoia e auxilia bastante no desenvolvimento de competências por parte do professor. Assim, exige-se na figura do supervisor, um perfil profissional que vai desde a formação psico-pedagógica domínio científico da matéria, abertura para aprender, e até uma atitude de bom senso para ensinar o outro. É na sequência destas acepções que surge o presente trabalho como resultado de uma pesquisa realizada nas escolas secundárias da província de Manica, cujo objectivo principal era apurar a partir dos professores a Praxis e a finalidade de supervisão nas escolas onde trabalham. É importante referir que a pesquisa teve um carácter qualitativo, e utilizou-se o questionário como instrumento de recolha de dados. A pesquisa revelou que a praxis da supervisão pedagógica, pouco influencia no desenvolvimento de competencias dos professores, dado que o perfil dos supervisores não se compadece com as tendências actuais, pois, o supervisor é externo a organização, sendo funcionários do Serviço Distrital da Educação Juventude e Tecnologia assim como da Direcção Provincial da Educação e embora tenham a formação psico-pedagógica, muitas vezes são indivíduo de área científica diferente do professor, e resultado disso o processo de supervisão se circunscreve apenas em observar a existência do plano de aula do professor, indumentária do professor (batas), pontualidade e assiduidade. Portanto, a supervisão pedagógica tem mais finalidade burocrática, porque como se pode observar é um mero instrumento de rotina, utilizado para figurar no relatório da instituição.
  • A supervisão pedagógica é uma atividade crucial na vida das organizações educativas, pois apoia e auxilia bastante o desenvolvimento de competências por parte do professor. Assim, exige-se à figura do supervisor um perfil profissional que vai desde a sua formação psicopedagógica, ao domínio científico da matéria, à abertura para aprender e até uma atitude de bom senso para ensinar o outro. É na sequência destas aceções que surge o presente trabalho como resultado de uma pesquisa realizada em escolas secundárias de uma cidade de uma província de Moçambique, cujo objetivo principal foi apurar, a partir das opiniões dos professores, a praxis e a finalidade de supervisão nas escolas onde trabalham. É importante referir que a pesquisa teve um carácter qualitativo e utilizou o questionário e a entrevista como instrumentos de recolha dos dados. O estudo revelou que a praxis da supervisão pedagógica pouco influencia o desenvolvimento de competências dos professores, dado que o perfil dos supervisores não se articula com as tendências atuais. De facto, os supervisores são elementos externos à organização, sendo funcionários de serviços governamentais nacionais ou provinciais, e, embora tenham formação psicopedagógica, muitas vezes são indivíduos de áreas científicas diferentes da área do professor. Como resultado desta situação, o processo de supervisão circunscrevese apenas a focar ou observar poucos aspetos, como sejam a existência do plano de aula ou a indumentária (batas), a pontualidade e a assiduidade do professor. Assim, a supervisão pedagógica tem, essencialmente, uma finalidade burocrática, sendo um instrumento de rotina, utilizada para figurar no relatório da instituição.

autores

  • Martins, Cristina
  • Santos, D.
  • Zilhão, L.
  • Almoço, R.
  • Rodrigues, M. J.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019