A avaliação no estágio pedagógico: Contributo para a formação integral do aluno Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Esta comunicação vem dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no estágio pedagógico pela primeira autora no âmbito de um intercâmbio entre duas instituições de ensino superior, uma santomense e outra portuguesa e através de uma bolsa de estudos, concedida pela Organização dos Estados Ibero- Americanos (OEI) no âmbito do programa Paulo Freire. Da realização do estágio pedagógico num curso de formação de professores resultou a realização de um relatório final. Foi realizada uma investigação sobre a prática do professor incidente no processo de avaliação e especificamente no contributo deste para o desenvolvimento integral do aluno. Tanto os conhecimentos, como as capacidades, atitudes, valores e comportamentos são essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos numa sociedade em constante desenvolvimento. A realização deste RFE propiciou o refletir sobre as aprendizagens realizadas da Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo e, particularmente, desenvolver conhecimentos acerca do processo de avaliação e do seu contributo para a formação integral do aluno, tendo como questão de investigação: Qual o contributo da avaliação para a formação integral do aluno? Nesta comunicação pretendemos sintetizar o trabalho desenvolvido, dando particular relevância ao objetivo: averiguar as perceções de dois professores cooperantes sobre o processo de avaliação. Para o alcance deste objetivo, a realização de entrevistas foi a técnica fundamental de recolha de dados. No respeitante aos resultados a professora Miriam dirige mais as suas perceções para a avaliação como classificação, ou seja, para a avaliação das aprendizagens e o professor Josué mostra uma visão abrangente e não restringe a avaliação a um processo que tem como objetivo exclusivo, a atribuição de uma classificação. Quanto às modalidades e instrumentos da avaliação, as suas perceções apontam para a valorização da avaliação das e para as aprendizagens, pois aplicam avaliação diagnóstica, formativa e sumativa e instrumentos articulados com as funções. Não podemos limitar a avaliação a medida dos conhecimentos ou a atribuição de uma nota. Com esta investigação e tendo em mente contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagemavaliação, recomenda-se que os professores neste processo considerem a formação integral dos alunos.

autores

  • Pontes, I.
  • Martins, Cristina
  • Rodrigues, M. J.

data de publicação

  • janeiro 1, 2022