A avaliação no estágio pedagógico: Contributo para a formação integral do aluno
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Visão geral
resumo
Esta comunicação vem dar visibilidade ao trabalho desenvolvido no estágio pedagógico pela
primeira autora no âmbito de um intercâmbio entre duas instituições de ensino superior, uma santomense e
outra portuguesa e através de uma bolsa de estudos, concedida pela Organização dos Estados Ibero-
Americanos (OEI) no âmbito do programa Paulo Freire. Da realização do estágio pedagógico num curso de
formação de professores resultou a realização de um relatório final. Foi realizada uma investigação sobre a
prática do professor incidente no processo de avaliação e especificamente no contributo deste para o
desenvolvimento integral do aluno. Tanto os conhecimentos, como as capacidades, atitudes, valores e
comportamentos são essenciais na formação de cidadãos conscientes e ativos numa sociedade em
constante desenvolvimento. A realização deste RFE propiciou o refletir sobre as aprendizagens realizadas da
Matemática e Ciências Naturais no 2.º ciclo e, particularmente, desenvolver conhecimentos acerca do
processo de avaliação e do seu contributo para a formação integral do aluno, tendo como questão de
investigação: Qual o contributo da avaliação para a formação integral do aluno? Nesta comunicação
pretendemos sintetizar o trabalho desenvolvido, dando particular relevância ao objetivo: averiguar as
perceções de dois professores cooperantes sobre o processo de avaliação. Para o alcance deste objetivo, a
realização de entrevistas foi a técnica fundamental de recolha de dados. No respeitante aos resultados a
professora Miriam dirige mais as suas perceções para a avaliação como classificação, ou seja, para a
avaliação das aprendizagens e o professor Josué mostra uma visão abrangente e não restringe a avaliação a
um processo que tem como objetivo exclusivo, a atribuição de uma classificação. Quanto às modalidades e
instrumentos da avaliação, as suas perceções apontam para a valorização da avaliação das e para as
aprendizagens, pois aplicam avaliação diagnóstica, formativa e sumativa e instrumentos articulados com as
funções. Não podemos limitar a avaliação a medida dos conhecimentos ou a atribuição de uma nota. Com
esta investigação e tendo em mente contribuir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagemavaliação,
recomenda-se que os professores neste processo considerem a formação integral dos alunos.
autores
Pontes, I.
Martins, Cristina
Rodrigues, M. J.
data de publicação
janeiro 1, 2022
Pesquisas
palavras-chave
Avaliação
Estágio pedagógico
Formação integral
Relatório final de estágio
Research Subject Categories::SOCIAL SCIENCES::Social sciences::Education