Perceções de professores sobre avaliação: um estudo na formação contínua de professores
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resumo
Nesta comunicação pretendemos dar conta do trabalho desenvolvido numa ação de formação contínua,
modalidade de oficina de formação, intitulada “Avaliação das aprendizagens dos alunos”, e sobre o qual temos vindo a apresentar resultados noutros encontros científicos. Muito embora o tema pareça relevar a importância da avaliação numa dimensão mais classificativa, é nosso entendimento que a
avaliação deve ser vista no seu duplo propósito: avaliação das e para as aprendizagens, ou seja, uma
avaliação que permite regular o processo de ensino e aprendizagem. Tendo por base este pressuposto,
delineamos o desenvolvimento da ação perspetivando a valorização dos conhecimentos anteriores dos
formandos; a dinamização de espaços de debate e trocas de experiências e a elaboração de instrumentos de e para a avaliação das aprendizagens. Tendo em consideração os participantes na ação – professores dos ensinos básico e secundário - idealizámos a realização de um estudo que nos servisse como ponto de partida para a discussão de cada um dos temas integrantes da oficina e nos permitisse averiguar as perceções dos participantes sobre o tema em apreço. Especificamente este estudo seguiu uma metodologia qualitativa. Como instrumento de recolha de dados recorremos a um questionário, administrado em três momentos distintos, com nove perguntas abertas e centradas essencialmente em: (i) conceitos associados à avaliação e sua(s) função(ões); (ii) instrumentos de avaliação; (iii) modalidades de avaliação. Para a análise da informação recorremos à análise de conteúdo das respostas dos professores participantes na oficina de formação. É nossa intenção dar continuidade a este estudo, mas é desde já possível adiantar que as perceções dos professores sobre as suas práticas de avaliação indicam que o conceito de avaliação é associado à ideia de avaliação das e para as aprendizagens, assumindo-a com carácter diagnóstico e formativo. Os instrumentos identificados como os mais utilizados são as fichas de avaliação, as grelhas de observação e outros instrumentos mais específicos de cada nível ou área disciplinar. Verifica-se, ainda, a prevalência da modalidade de avaliação formativa, pois contribui para a averiguação, construção e consolidação das aprendizagens realizadas e a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.
Nesta comunicação pretendemos dar conta do trabalho desenvolvido numa ação de formação contínua, modalidade de oficina de formação, intitulada “Avaliação das aprendizagens dos alunos”, e sobre o qual temos vindo a apresentar resultados noutros encontros científicos. Muito embora o tema pareça relevar a importância da avaliação numa dimensão mais classificativa, é nosso entendimento que a avaliação deve ser vista no seu duplo propósito: avaliação das e para as aprendizagens, ou seja, uma avaliação que permite regular o processo de ensino e aprendizagem. Tendo por base este pressuposto, delineamos o desenvolvimento da ação perspetivando a valorização dos conhecimentos anteriores dos formandos; a dinamização de espaços de debate e trocas de experiências e a elaboração de instrumentos de e para a avaliação das aprendizagens. Tendo em consideração os participantes na ação – professores dos ensinos básico e secundário - idealizámos a realização de um estudo que nos servisse como ponto de partida para a
discussão de cada um dos temas integrantes da oficina e nos permitisse averiguar as perceções dos participantes sobre o tema em apreço. Especificamente este estudo seguiu uma metodologia qualitativa. Como instrumento de recolha de dados recorremos a um questionário, administrado em três momentos distintos, com nove perguntas abertas e centradas essencialmente em: (i) conceitos associados à avaliação e sua(s) função(ões); (ii) instrumentos de avaliação; (iii) modalidades de avaliação. Para a análise da informação recorremos à análise de conteúdo das respostas dos professores participantes na oficina de formação. É nossa intenção dar continuidade a este estudo, mas é desde já possível adiantar que as perceções dos professores indicam que o conceito de avaliação é associado à ideia de avaliação das e para as aprendizagens, assumindo-a com carácter diagnóstico e formativo. Os instrumentos identificados como os mais utilizados são as fichas de avaliação, as grelhas de observação e outros instrumentos mais específicos de cada nível ou área disciplinar. Verifica-se, ainda, a prevalência da modalidade de avaliação formativa, pois contribui para a averiguação, construção e consolidação das aprendizagens realizadas e a melhoria do processo de ensino e de aprendizagem dos alunos.