Integração de atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens dos alunos
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resumo
No decurso do estágio do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, da primeira autora, desenvolvemos uma investigação que apresentava como um dos objetivos: identificar e interpretar as perceções de professores sobre o processo de avaliação das aprendizagens dos alunos e, mais especificamente, sobre a integração das atitudes/valores dos alunos neste processo. Relativamente à metodologia de investigação seguida, optámos por uma perspetiva qualitativa. Os participantes nesta investigação foram seis professores dos 1.º e 2.º ciclos. A recolha de dados foi efetuada através de entrevistas semiestruturadas. A análise dos dados consistiu na seleção dos dados mais representativos e na sua interpretação e organização de acordo com as categorias definidas a priori, baseadas nos tópicos constantes no guião da entrevista: (i) Conceito de avaliação; (ii) Domínios integrantes da avaliação; (iii) Instrumentos de avaliação dos alunos; (iv) Funções da avaliação no processo de ensino-aprendizagem dos alunos; (v) Forma de integração das atitudes, comportamentos e valores no processo de avaliação; (vi) Provas de avaliação externa; e (vii) Articulação entre a avaliação interna, currículo e avaliação externa. As subcategorias foram criadas a posteriori, ou seja, foram geradas a partir dos dados recolhidos. Em relação a algumas das categorias delineadas, é possível adiantar que, na opinião dos professores, o conceito de avaliação é associado ao seu papel, sendo entendido como uma verificação das aprendizagens, permitindo adequar e mudar estratégias, bem como regular e obter feedback das aprendizagens realizadas. As provas externas foram alvo de diversos pareceres, pois para uns têm meramente a função de verificar o que os alunos aprenderam, de modo a aferir o professor e a escola, para outros servem para complementar os elementos obtidos na avaliação contínua e, para outros, não têm qualquer utilidade. As opiniões apontam, especificamente, para a importância da integração de competências, conhecimentos, comportamento e atitudes/valores no processo de avaliação das aprendizagens, indicando a ponderação de cada uma destas componentes na operacionalização do referido processo e com os instrumentos que consideram mais adequados. É na escola que os alunos adquirem o saber disciplinar, sendo também dever desta contribuir para a sua formação enquanto cidadãos conscientes da importância das suas atitudes e valores para a vivência em sociedade.