Conhecimento profissional do jovem professor de Matemática sobre os alunos uri icon

resumo

  • Neste artigo aborda-se o conhecimento profissional de professores de Matemática e de professores do 1.º ciclo do ensino básico em início de carreira, sobre os alunos. A importância deste tipo de conhecimento do professor deriva da sua estreita relação com as práticas de sala de aula, qualquer que seja a perspectiva teórica que se adopte sobre esta relação. Neste estudo, assume-se uma relação dialéctica entre ambos não fazendo sentido falar de um sem o outro. Assim, por um lado, o conhecimento rofissional tem uma fonte tanto disciplinar como experiencial, resultando da reflexão e investigação dos professores sobre as práticas; por outro, o conhecimento é extremamente importante como inspirador das práticas, apontando ao professor possíveis rumos de acção.

autores

  • Martins, Cristina
  • Santos, Leonor
  • Moreira, Darlinda
  • Menezes, Luís
  • Oliveira, Isolina Rosa Pereira de
  • Ponte, João Pedro
  • Guerreiro, António
  • Cunha, Helena
  • Pinto, M.A.
  • Duarte, José A.
  • Martinho, Helena
  • Pinto, Hélia
  • Menino, H.
  • Varandas, José Manuel
  • Veia, Luciano
  • Viseu, Floriano

data de publicação

  • janeiro 1, 2008