Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
Há uma grande consenso na comunidade de educação matemática em considerar a reflexão sobre as práticas como um poderoso instrumento para a melhoria do conhecimento (e desenvolvimento) profissional do professor de matemática. Em particular, a reflexão registada numa forma escrita pode ajudar o futuro professor a dar sentido e compreender melhor as suas práticas letivas.
Esta comunicação pretende analisar e discutir reflexões escritas por futuros professores sobre as suas práticas de ensino, avaliando a profundidade alcançada.
As reflexões escritas a discutir, selecionadas em Relatórios Finais da Prática de Ensino Supervisionada apresentados por futuros professores na conclusão da formação para a docência, incidem sobre experiências de ensino e aprendizagem desenvolvidas nos respetivos estágios profissionais.
Para a avaliação da profundidade alcançada, que também será realizada pelos participantes na sessão, seguiremos os três níveis (recordação, racionalização, reflexividade) sugeridos por Lee (2005).