Um passo em frente para a melhoria do ensino da Estatística: averiguação de conceções e práticas de ensino Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Nesta comunicação apresentamos um estudo que teve como principais objectivos: compreender as conceções dos professores sobre o ensino da Estatística, conhecer as dificuldades sentidas no ensino/aprendizagem deste tema e identificar as práticas de ensino utilizadas nas aulas. O estudo seguiu uma metodologia qualitativa com a realização de dois estudos de caso. Os participantes foram dois professores que lecionam a disciplina de Estatística no Ensino Superior em São Tomé e Príncipe. Para a recolha de dados foram utilizadas entrevistas semiestruturadas e observação de aulas. Para a análise dos dados foram criadas categorias com base nos objetivos do estudo e no enquadramento teórico do mesmo. Foi possível verificar que os professores estavam cientes que para a concretização dos objetivos do ensino da Estatística necessitam tanto do conhecimento de conteúdo a lecionar como do conhecimento didáctico, incluindo o conhecimento sobre as dificuldades de aprendizagem dos alunos e a capacidade de levar os alunos a conhecer a importância da Estatística. Os professores revelaram consciência das dificuldades dos alunos na aprendizagem do tema de Estatística e apontaram como estratégia para as minorar a diminuição do ritmo das aulas e a realização de aulas práticas, embora a aplicação destas estratégias fique condicionada pelo tempo disponível. Em relação às suas próprias dificuldades/constrangimentos no processo de ensino-aprendizagem, prendem-se, sobretudo, com o reduzido contacto com os conteúdos a leccionar durante a sua formação e, sobretudo, com a sua didáctica. Relativamente à prática de sala de aula, os professores participantes adotaram uma metodologia centrada na apresentação teórica dos conceitos seguida de apresentação de um exemplo simples de aplicação visando o desenvolvimento de competências ligadas à memorização, domínio de procedimentos e cálculos. Privilegiaram tarefas do tipo exercícios embora reconheçam a importância de tarefas que envolvem formulação de questões, planeamento do estudo, tomada de decisão sobre dados a recolher, tratamento, análise e interpretação dos resultados por parte dos alunos e no despertar do seu interesse na Estatística enquanto instrumento de resolução de problemas de vida real.

autores

  • Martins, Cristina
  • Espírito Santo, Maria do Céu Viegas de Carvalho do

data de publicação

  • janeiro 1, 2017