Perspetivando um programa de formação continua com e para supervisores
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Visão geral
resumo
A perspetiva de criação de um programa de formação contínua (PFC) com e para
supervisores envolvidos na formação inicial de professores de uma instituição de ensino
superior moçambicana conduziu-nos à ideação de um projeto. Nesta comunicação
pretendemos, em primeiro lugar sintetizar, consolidar e fundamentar os resultados obtidos
até ao momento e, em segundo lugar, fundamentar teoricamente as diretrizes a considerar
no PFC. Numa primeira fase, averiguaram-se as perceções dos professores supervisores de
uma instituição de ensino superior moçambicana, através da realização de um questionário,
com questões de natureza diversa. Para o tratamento dos dados recolhidos recorreu-se à
estatística descritiva e à análise de conteúdo. Nos resultados obtidos, no respeitante ao
desenvolvimento profissional dos supervisores, transpareceu a necessidade de atualização
dos seus conhecimentos e competências, emergindo a ideia de uma formação contínua que
conglomere diferentes abordagens (reflexão, colaboração, interação, investigação,
seminários, palestras, partilha de experiências, entre outras). Relativamente ao processo de
supervisão, foi enfatizado a sua função formativa, bem como os papéis desempenhados por
cada um dos intervenientes. Foram apontadas dificuldades, umas do foro organizacional e
outras relacionadas com a escassez de recursos. Foi evidenciada a necessidade de promover
mais interações entre a universidade - instituição de formação - e as escolas de acolhimento
dos futuros professores. Centrando-nos nas diretrizes a considerar para a conceção do PFC
e baseados em literatura de referência assinalamos como essencial: (i) a responsabilidade
pela criação do programa ser assumida por especialistas/investigadores em supervisão em
articulação com os supervisores em exercício; (ii) a duração do PFC deverá ser
perspetivada a longo prazo, de forma a distinguir-se das ações de curta duração centradas
em saberes pontuais; (iii) valorizar o conteúdo - supervisão pedagógica - pois o professor
precisa de adquirir e atualizar conhecimento e desenvolver competências que lhe permitam
desempenhar a sua função; (iv) prever a sustentabilidade do PFC no futuro e,
simultaneamente, a promoção da autonomia profissional dos supervisores, o que poderá ser
conseguido através da colaboração e da reflexão (individual e conjunta) sobre a prática.