Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular
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resumo
No Estatuto da carreira do pessoal docente do ensino superior, entre as várias funções definidas para os docentes do ensino superior politécnico, é indicado a realização de atividades de investigação, de criação cultural ou de desenvolvimento experimental e participação em tarefas de extensão, de divulgação científica e tecnológica e de valorização económica e social do conhecimento, função que é reforçada, quer no regime jurídico das instituições de ensino superior quer no Regulamento do sistema de avaliação do desempenho do pessoal docente do Instituto Politécnico de Bragança (IPB). Pretendemos, com o projeto que estamos a iniciar, dar conta da investigação realizada no âmbito da formação de professores, acreditando que a investigação é, mais do que uma obrigação, uma condição ética na vida de um professor. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar a produção científica duma instituição de ensino superior (Instituto Politécnico de Bragança) durante o ano de 2018. Numa primeira fase, recorre-se aos trabalhos publicados na biblioteca digital do IPB (https://bibliotecadigital.ipb.pt/). Analisam-se os artigos/publicações em revistas e proceedings (indexados ou não à WoS/Scopus), livros e capítulos de livros, pósteres, relatórios técnico-científicos, resumos apresentados a proceedings, dissertações de mestrado e teses de doutoramento, working papers, bem como a produção da revista EduSer. Os trabalhos são selecionados através duma pesquisa com operadores booleanos na base de dados do repositório nos campos “título” e “assunto” e, dos trabalhos selecionados, analisam-se os resumos aplicando técnicas derivadas da metodologia e análise de conteúdo (Krippendorff, 2004; Erlingson & Brysiewicz, 2017; Neuendorf, 2017). Consideram-se para análise todos os trabalhos publicados em qualquer das Escolas da instituição. Pretende-se, assim, verificar o “state of the art” da investigação em formação de professores, bem como as temáticas e resultados mais frequentemente representados nos trabalhos analisados.