publicações selecionadas
-
artigo de revista
- Lulu and the Brontosaurus: An Escape Room Adventure for Learning in the 1st Cycle of Basic Education,Lulu e o Brontossauro: Uma Aventura de Escape Room para a Aprendizagem no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Procedia Computer Science. 2024
- FORMAÇÃO E COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS PARA A DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Brazilian Journal of Education, Technology and Society. 2022
- Influência(s) da pandemia na formação inicial de professores: O caso dos estágios pedagógicos 2021
- A relação pedagógica a partir do olhar de futuros professores: Implicações do(s) ambiente(s) de ensino e aprendizagem. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2020
- Contributos da supervisão pedagógica para a formação docente em Portugal. Instrumento: Revista de Estudo e Pesquisa em Educação. 2020
- A educação para o desenvolvimento numa colabor(ação) entre escolas superiores de educação e uma organização da sociedade civil. Sinergias - diálogos educativos para a transformação social. 2018
- Olhares sobre a (in)definição conceptual de educação para o desenvolvimento. EduSer. 2017
- Palavras que viajam com a cidadania: promoção da educação para o desenvolvimento. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Making School Happen: Children-Parent-Teacher Collaboration as A Practice of Citizenship. Education Sciences. 2012
- Cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação. EduSer. 2011
- Fazer a escola acontecer: a colaboração crianças-professores-pais como prática de cidadania 2011
- A cidadania como a nova prioridade da educação. Revista Egitania Sciencia. 2008
- A educação para a cidadania na formação de professores: que modelo(s) de formação?. EduSer. 2008
-
artigo de conferência
- CITIZENSHIP EDUCATION IN INITIAL TEACHER TRAINING: PERCEPTIONS OF THOSE TRAINING TO TEACH 2024
- EXPERIENTIAL LEARNING AS A CONSTRUCT FOR CHILD MOTIVATION 2024
- Educação ambiental em contexto educativo: conceções das crianças sobre a água e a sua importância 2023
- Potenciar o pensamento crítico em contexto educativo 2023
- DIGITAL CITIZENSHIP EDUCATION IN EUROPE 2022
- PROMOTING CULTURAL DIVERSITY(IES) WITH CHILDREN: ACCOUNTS OF LEARNING EXPERIENCES IN THE EDUCATION CONTEXT 2022
- THE PEDAGOGICAL INTERNSHIP DURING THE LOCKDOWN: NARRATIVES OF FUTURE TEACHERS 2022
- THE VOICES OF FAMILIES AND CHILDREN IN SITUATIONS OF SOCIAL AND ECONOMIC VULNERABILITY: A REPORT OF A PROJECT. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2022
- LEARNING AND OCCUPATION OF CHILDREN'S LEISURE TIME: CRISSCROSSING SCHOOL AND NON-SCHOOL EDUCATION. Edulearn Proceedings. 2022
- SCHOOL SUCCESS: CONCEPT, FACTORS AND STRATEGIES 2022
- SHADOWS AND MARKS: THE POTENTIAL NARRATIVE OF CHILDREN ABOUT WAR. Edulearn Proceedings. 2022
- A cidadania está na escola. 2022
- Crenças, saberes e práticas de professores: investigar para transformar 2022
- Recursos didáticos na aprendizagem do conhecimento do mundo. 2022
- Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico 2021
- Conceções dos educadores/professores sobre a operacionalização da abordagem multinível em tempos de pandemia. 2021
- O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada 2021
- Competências docentes em construção: Teoria e prática 2020
- Desenvolvimento de competências na formação inicial: teoria versus prática 2020
- Estudo sobre crenças, saberes e práticas de docentes: flexibilidade curricular em discussão 2020
- Supervisão pedagógica: Contributos para a formação inicial de professores 2020
- A (in)visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: Entre o real e o ideal 2019
- Práticas de educação não-escolar: Perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional 2019
- A (in) visibilidade da educação para o desenvolvimento nos planos de formação inicial de professores 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: Perceções e práticas 2019
- A avaliação na formação inicial de professores: percepções e práticas 2019
- A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: Análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática 2019
- A construção do portefólio no 1.º ciclo do ensino básico 2019
- A construção do portfólio no 1.o ciclo do ensino básico 2019
- A promoção da diversidade cultural em contexto educativo 2019
- Ambiente(s) de ensino e aprendizagem: a perceção dos futuros professores 2019
- Educação para a igualdade de género: práticas em contexto educativo 2019
- Educação: Pensadores ao longo da História: Irene Lisboa 2019
- Helen Parkhurst: pensadores ao longo da história 2019
- Iniciação à prática profissional em contextos não-formais 2019
- A avaliação das aprendizagens no pré-escolar: o portefólio 2018
- A questão da diversidade na escola: a perceção das crianças 2018
- Educação e Cidadania: necessidades formativas dos docentes 2018
- Educação para o desenvolvimento na formação de professores: a perceção dos estudantes 2018
- Intervenção pedagógica promotora de competências de escrita: reflexão no âmbito da PES 2018
- O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura 2018
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB 2017
- Envolvimento e participação na cidadania global: reflexos da formação 2017
- Práticas de cidadania em contexto educativo 2017
- A criança e a aprendizagem: a questão do envolvimento 2016
- A unidade curricular de cidadania e educação na promoção de educação para o desenvolvimento 2016
- Contextos e quotidianos das crianças: o tempo e o espaço do lúdico 2016
- Célestin Freinet 2016
- Educação para o desenvolvimento e cidadania: um estudo no ensino superior 2016
- O envolvimento da criança na (co)construção da aprendizagem 2016
- Palavras que viajam com a cidadania: materiais pedagógicos de apoio a ações de educação para o desenvolvimento 2016
- Educação para a Cidadania no Ensino Superior: da (trans)formação à ação 2015
- Do pensar ao agir: representações dos professores sobre a aprendizagem da cidadania 2014
- Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas 2014
- A educação não-escolar no quotidiano das crianças: o contributo da atividade lúdica 2013
- Agentes educativos, cidadania e educação: uma reflexão 2013
- Em torno do conceito de família: representações das crianças 2013
- Interações entre pais e filhos: o lugar do lúdico 2013
- Uma reflexão sobre prática pedagógica e cidadania 2013
- Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas 2012
- A cidadania da criança: da submissão à participação ativa e responsável 2011
- A cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação 2011
- Cidadania e Competência: um caminho para (re)definir a formação do profissional da educação. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2011
- Cidadania, participação e democracia: entre representações e práticas 2011
- Entre identidades e culturas: o olhar das crianças sobre a multiculturalidade 2011
- Eu quero ser… Representações sociais das crianças sobre o mundo do trabalho 2010
- Questões éticas na formação inicial de professores 2010
- A aprendizagem da cidadania e a formação de professores: um referencial de competências-chave 2009
- A construção do conceito de educador social em contextos variados de intervenção 2009
- Educação para a cidadania na escola básica em Portugal: da reforma de 1986à reorganização curricular de 2001 2009
- Eu quero ser… Representações sociais das crianças sobre o mundo do trabalho 2009
- Formação inicial de professores e prática(s) pedagógica(s): um olhar sobre a participação infantil em contexto educativo 2009
- O contexto educativo como placo de participação da criança 2009
- O lugar [ou o não-lugar] da diversidade na promoção de uma educação equalitária e intermulticultural: uma análise iconográfica 2009
- Prática pedagógica e participação infantil: um diálogo possivel 2009
- Cidadania e educação nos discursos e práticas das educadoras: estagiárias de Educação de Infância 2008
- Cidadania e educação nos discursos e práticas dos(as) estagiários(as) de Educação de Infância 2008
- Diferenciação pedagógica: experiências de aprendizagens a partir das culturas locais 2008
- Cidadania e inter/multiculturalidade: um olhar sobre os manuais escolares 2007
- Género e educação para a diversidade: a situação dos novos manuais escolares de Estudo do Meio 2007
- Percepções de cidadania nos discursos e práticas das/os estagiárias/os de Educação de Infância 2007
- Práticas de cidadania no Ensino Básico: análise das percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina em aulas de Educação Física. International Congress: Citizenship(s) Discourses and Practices. 2007
- Práticas diferenciadas: percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina 2007
- A questão da inter/multiculturalidade: que relevância para o campo da Educação Básica? E da Educação Física? 2006
-
livro
-
capítulo de livro
- The need for adequate initial training for professionals in early childhood education 2024
- Educação em ciências e desenvolvimento do pensamento crítico 2023
- Valorização de competências na formação inicial de professores: um estudo exploratório 2023
- Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. 2022
- Aprendizagem cooperativa e desenvolvimento de competências sociais no 1.º ciclo do ensino básico 2021
- A centralidade [ou não] da criança no processo ensino-aprendizagem: Análise da reflexão dos futuros professores sobre a sua própria prática 2020
- Perceções dos futuros professores sobre tendências metodológicas: entre o real e o ideal 2020
- Práticas de educação não-escolar: Perceções dos estudantes sobre as atividades de iniciação à prática profissional 2020
- Educação não-formal: contextos e práticas na formação inicial de professores 2019
- Quais são os teus direitos? Direito da privacidade, direito da alegria, direito de ser feliz, direito de brincar, direito de ser digno: conceção das crianças sobre os direitos da criança 2012
-
teses
-
documento
- Educação ambiental em contexto educativo: conceções das crianças sobre a água e a sua importância. 2023
- Potenciar o pensamento crítico em contexto educativo. 2023
- Perceções sobre a investigação na prática de ensino supervisionada 2021
- Educação para o Desenvolvimento na ESEB. 2017
- contexto educativo como placo de participação da criança. 2009
- Práticas diferenciadas: percepções de professores/as-estagiários/as sobre indisciplina 2008