Educação e Cidadania: necessidades formativas dos docentes
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resumo
A formação docente é um processo evolutivo, dinâmico, específico e de apelo a atualizações constantes.
A formação inicial é apenas uma primeira etapa num extenso e incessante processo de formação
e desenvolvimento profissional. A formação continuada é entendida como complemento à primeira
formação. Depois da formação inicial e no decorrer da experiência em terreno educativo, cabe ao
docente analisar necessidades e reconhecer as áreas ou temas em que haja algum tipo de insegurança,
ou que queira conhecer melhor. Importa por isso, continuar a formação no sentido de contribuir
para o aumento da qualidade da docência, em prol de uma melhor educação e aprendizagem. Os
docentes terão que assumir o caminho da sua própria formação. Nesta comunicação pretende-se saber
o entendimento de oito professores do 1.º ciclo do ensino básico, de uma escola do norte do país,
em relação ao seu percurso formativo e às necessidades sentidas na lecionação da educação para
a cidadania, área curricular não disciplinar e de cunho transversal. Numa abordagem qualitativa,
recorreu-se à entrevista semiestruturada. Os dados revelam que, embora reconheçam a influência de
outras agências de formação (não formal e informal), os inquiridos admitem que a sua formação de
base, não teve especial atenção a formação pessoal, humana e social, que entendem como essencial na
abordagem de questões de cidadania. Para estes docentes o lado mais humanista da formação ficou
um pouco aquém das expectativas, apresentando-se como uma das principais lacunas evidenciadas.
No que concerne à educação para a cidadania, os professores admitem ter sentido necessidade de uma
formação mais específica, no entanto consideram que a experiência proporcionada pela prática ao
longo do seu percurso profissional foi decisiva para se manterem atualizados neste assunto. Algumas
das opiniões recolhidas salientam também a autoformação como fundamental para a abordagem de
temas de cidadania.