A cidadania da criança: escola e sociedade como palcos de participação
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Ver Todos
Visão geral
resumo
O descobrimento da infância, dos seus direitos, das suas reais necessidades, é uma
temática que ganhou significado nos últimos tempos e que continua a apaixonar
inúmeros investigadores que se preocupam com o lugar da criança no seio da
sociedade.
Surge assim o termo participação que nas crianças pode assumir diversos sentidos
e contornos e difere das formas de participação do adulto. A criação de
verdadeiros espaços de participação infantil possibilita, em simultâneo. uma
inserção social das crianças, e o acesso aos seus direitos de cidadania e de
participação activa. Oestes espaços de socialização fazem parte a família, a escola
ou a comunidade e são um importante lugar para o desenvolvimento das
competências de participação das crianças (Hart, 1992).
A participação da criança pode fazer-se em sociedade, com os seus pares c com os
adultos e são vastos os espaços e tempos onde a participação se pode desenvolver
de forma deliberada, organizada e ponderada. E pode fazer-se também, na escola
se esta se converter num espaço singular e capaz de garantir a verdadeira
participação da criança pela adopção de estratégias que assegurem a sua efectiva
valorização como actor social e como cidadão.
Partindo do enunciado que "toda a criança nasce cidadã mas [que] a cidadania
Constrói-se mediante a acção" (Le Gal, 2006:72) esta comunicação pretende discutir
e promover a cidadania da criança. Procura comprovar que as crianças são cidadãs
titulares de direitos, e que, cm função da sua idade e maturidade, podem e devem
ser chamadas a participar.