Em torno do conceito de família: representações das crianças Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • É um facto incontornável a importância da família no desenvolvimento integral da criança. É no contexto familiar que se transmitem valores e regras essenciais à vida em sociedade e fundamentais para que a criança adquira e desenvolva competências para um desempenho de papéis sociais eficaz e responsável. O direito à família é um direito de provisão, que está presente na Convenção sobre os Direitos da Criança em pelo menos 6 artigos, o que é denunciador da sua relevância. Ao longo de todo o articulado, encontramos menções a relações familiares, aos deveres dos pais em relação aos filhos, à questão da adoção e à separação familiar. De acordo com Fernandes (2009) o direito à família é dos direitos que reúne mais consenso e é dos que têm acompanhado o longo percurso de construção de direitos para as crianças. A presente investigação pretendeu estudar as conceções que as crianças possuem sobre a família, o direito de ter uma família e a compreensão real sobre o seu significado. Optou-se por uma abordagem de natureza qualitativa e os dados foram recolhidos através da análise e discussão do discurso oral de 38 crianças com 9 e os 11 anos de idade. Os resultados são reveladores que as crianças têm diversas representações sobre a família sublinhando a pluralidade de formas e sentidos atribuídos ao vocábulo família. A família e o direito de ter uma família são compreendidos como um direito fundamental à sobrevivência de todas as crianças. Na sua perspetiva os pais têm deveres para com os filhos e por isso poucos admitem que aqueles possam abandonar os filhos.

data de publicação

  • janeiro 1, 2013