A construção do portfólio no 1.o ciclo do ensino básico
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A introdução de um novo instrumento, de trabalho e de avaliação, na sala de aula, exige
tempo para que, crianças e professores se apropriem dos seus reais objetivos e relevância
no processo de ensino e aprendizagem. O portefólio, cuja atenção deverá ser orientada
para os processos, envolve procedimentos que carecem de disponibilidade, empenho e
dedicação de todos os que o elaboram. Entendemos que a sua construção deverá ser
amplamente participada, autêntica e valorizada pelas crianças, assumindo o professor o
papel de orientador e a criança será a protagonista. Desta forma, passar-se-ia a escutar as
crianças, dando-lhes a possibilidade de refletirem sobre as atividades e trabalhos
realizados, evidenciando os seus progressos ou retrocessos. O presente artigo surge no
âmbito do relatório final de estágio do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do
1.º Ciclo do Ensino Básico que teve como objetivos recorrer ao portefólio enquanto
instrumento de avaliação e compreender o contributo da construção do portefólio para as
aprendizagens das crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico, numa sala de 2.º ano de
escolaridade, com 22 crianças. A metodologia adotada inscreve-se numa abordagem
qualitativa e os dados foram recolhidos recorrendo à observação, notas de campo e a chek
list para analisar o conteúdo dos portefólios. Os resultados mostram que a construção
deste instrumento deverá ser gradual e progressiva para que as crianças entendam a sua
funcionalidade e adquiram responsabilidade e autonomia na sua construção. A análise dos
portefólios revela uma visão global do percurso da criança, das experiências e
descobertas, bem como do processo de ensino e aprendizagem. Mostra também que ao
envolver as crianças no processo de revisão, análise, reflexão e seleção de trabalhos a
incluir no seu portefólio adquirem uma maior consciência sobre as suas aprendizagens
podendo mais facilmente autoavaliarem-se.