Professores, formação e cidadania: entre conceções e práticas
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Visão geral
resumo
A formação de professores pressupõe um desenvolvimento permanente ao longo da
vida do professor, no qual se vão adquirindo competências de vários níveis e
dimensões. Subentende, ainda, um progressivo crescimento pessoal e profissional
que se modifica na procura de inovação, crescimento e aperfeiçoamento dos saberes,
das atitudes e de competências.
Desde a formação inicial passando pela formação contínua e a formação
especializada, todos os pressupostos formativos procuram desenvolver nos (futuros)
professores competências reflexivas, profissionais, comunicativas, interventivas e
emancipatórias para que consigam realizar uma prática de sucesso, favorecedora de
relações interpessoais cidadãs onde todos se empenhem para promover uma
educação de qualidade. É através das ofertas formativas que se renova a
oportunidade de aprofundar os conhecimentos, de atualização, de aperfeiçoamento de
métodos e estratégias, de desenvolvimento de novas atitudes e de produção de novos
saberes.
No contexto das sociedades contemporâneas o papel da escola e dos professores, é
encarado como motor de mudança e de inovação, e espera-se que os professores
sejam capazes de desenvolver estratégias que visem a melhoria da qualidade
educativa de forma a promover uma formação/educação que responda ao pluralismo,
aos desafios e às exigências societais.
Assim, a escola deve viver em clima favorável à cidadania, deve ser um local aberto e
polivalente, onde se possa construir um espaço educativo capaz de preparar os jovens
para o pleno exercício da cidadania. A educação para a cidadania deverá ser um
assunto de responsabilidade partilhada, embora pensemos que a escola deverá ter um
papel ativo na construção da cidadania democrática.
Neste trabalho pretende-se entender a problemática que envolve a construção da
cidadania na escola e a forma como os professores podem dar o seu contributo. Os
resultados encontrados indicam que os docentes reconhecem a importância da
educação para a cidadania e assumem essa tarefa na sua ação educativa diária.