A aprendizagem da cidadania e a formação de professores: um referencial de competências-chave
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resumo
Ouvem-se ecos na sociedade que anunciam tempos incertos e difíceis para a ética
cívica. Perante este desiderato, solicita-se à escola que eduque as crianças e os jovens para a
cidadania, para a participação democrática, promovendo aprendizagens cidadãs. A missão da
escola parece redefinir-se, assim como a do(a) professor(a).
Actualmente, ser professor(a) exige cada vez mais saberes. Para exercer a sua arte com
requinte, o(a) professor(a) terá de possuir um conjunto de instrumentos que o(a) ajude a
corresponder às demais exigências profissionais e societais. As competências tornam-se
fundamentais neste processo. Uma abordagem por competências, na formação de professores,
certamente implicaria novos requisitos, novas adaptações curriculares e implicaria também uma
mudança de paradigma. Todos os esforços são essenciais.
Com a educação para a cidadania no horizonte da educação do nosso tempo, cremos que
é indispensável que o(a) professor(a) possua competências cidadãs que lhe permita desenvolver
e fazer adquirir essas competências nas crianças, desde cedo.
Partindo do pressuposto que a educação para a cidadania deve visar essencialmente três
domínios de competências: domínio cognitivo, domínio ético-afectivo e domínio social e de
acção (Audigier, 2000) é nosso objectivo inventariar um referencial de competências-chave que
ajudem o(a) profissional da educação, a promover a cidadania em ambiente escolar.