O envolvimento da criança na (co)construção da aprendizagem
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
O envolvimento apresenta-se como uma qualidade da atividade humana na qual encontramos impl citos
sinais como a concentra c~ao, a persist^encia, a energia e a motiva c~ao intr nseca. Uma crian ca envolvida
numa atividade ou tarefa est a a ter uma experi^encia de aprendizagem signi cativa, intensa e duradoura.
Alguns estudos centrados na crian ca sugerem que a aprendizagem ocorre em consequ^encia do
envolvimento. A comunica c~ao que se apresenta insere-se na Pr atica de Ensino Supervisionada e foi
desenvolvida em contexto de 1.o Ciclo do Ensino B asico e em contexto de Educa c~ao Pr e-Escolar. Teve
como intencionalidade educativa o interesse da crian ca e a promo c~ao de um maior n vel de envolvimento
da crian ca nas atividades. A investiga c~ao est a relacionada com o envolvimento das crian cas
nas aprendizagens e procurou dar resposta para a quest~ao que surgiu no decorrer da pr atica pro-
ssional: que n vel de envolvimento apresentam as crian cas nas atividades propostas. Neste sentido
delinearam-se os seguintes objetivos: (i) compreender o envolvimento das crian cas e (ii) re
etir sobre
o n vel de envolvimento das crian cas nas diferentes tarefas. O estudo incidiu numa abordagem de natureza
qualitativa, em que se recorreu a v arias t ecnicas e instrumentos de recolha de dados, tais como
observa c~ao participante, notas de campo, cha de observa c~ao do envolvimento das crian cas, registos
fotogr a cos e registos em v deo. Foram feitas observa c~oes em atividades orientadas nas diferentes areas
de conte udo, e recorreu-se a escala de observa c~ao do envolvimento da crian ca proposta por Laevers,
de modo a compreender a lista de indicadores de envolvimento e os n veis de envolvimento numa
escala de cinco pontos. Os dados revelam que o envolvimento das crian cas no contexto de Educa c~ao
Pr e-Escolar foi, em compara c~ao, ao contexto de 1.o Ciclo do Ensino B asico relativamente melhor. Podemos
constatar que as crian cas que se envolvem mais nas atividades obt^em melhores aprendizagens
e e no bem-estar e no ambiente em que a crian ca se encontra que atua o envolvimento.