publicações selecionadas
-
artigo de revista
- Perceções dos Estudantes sobre o Estágio Supervisionado em Contexto do Ensino Remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED. 2021
- Cultura e educação na galáxia de Zuckerberg: reflexões a partir da diarística infantojuvenil. Journal of the Sociology and Theory of Religion. 2019
- A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- As margens do escrever-se em Páginas do diário íntimo de José Régio. Estudos Regianos. 2017
-
artigo de conferência
- A poesia para a infância: criatividade no processo pedagógico 2023
- ASSESSMENT OF SKILLS TO FACILITATE THE LEARNING OF READING AND WRITING: A STUDY IN THE 1ST YEAR OF SCHOOLING IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC. 7th International Conference of Education, Research and Innovation (ICERI). 2022
- IDENTIFYING RISK IN READING AND WRITING IN THE 2ND YEAR OF SCHOOLING: A STUDY IN NORTHERN PORTUGAL IN THE CONTEXT OF THE COVID-19 PANDEMIC. Edulearn Proceedings. 2022
- IDENTIFICATION OF STUDENTS AT RISK IN READING, WRITING AND GRAMMAR: A STUDY WITH STUDENTS FROM 3RD AND 4TH GRADES IN NORTHERN PORTUGAL. INTED Proceedings. 2022
- As tecnologias digitais para promover a leitura e escrita 2022
- Promover a leitura e a escrita: apresentação da análise de SWOT do projeto 2022
- O lugar da investigação na prática de ensino supervisionada 2021
- Recursos didáticos na aprendizagem do conhecimento do mundo 2021
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- O projeto "promover a leitura e a escrita" como promotor de uma educação inclusiva 2020
- A poética regiana e o problema da arte como (re)velação 2019
- A promoção da leitura (literária): projeto “A biblioteca vai a casa" 2019
- Carolina Michaëlis: pensadores ao longo da história 2019
- Construindo representações do mundo: análise de uma experiência pedagógica com crianças. IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2019
- Development of Ergonomic User Interfaces for the Human Integration in Cyber-Physical Systems 2019
- ICT - World with(out) borders: contradictions in the Zuckerberg Galaxy 2019
- O perfil do professor à luz do perfil do aluno 2019
- O problema do cânone literário lusófono: análise de manuais escolares 2019
- O projeto Promover a Leitura e a Escrita como promotor de uma educação inclusiva 2019
- Using internet of things technologies for an efficient data collection in maintenance 4.0 2019
- A biblioteca vai a casa: projeto de promoção da leitura: educação literária 2018
- A escola como distopia: representações em diários juvenis ficcionais do século XXI 2018
- Do cão-tinhoso (Honwana) ao cão das lágrimas (Saramago): Universos distópicos na literatura lusófona 2018
- Intervenção pedagógica promotora de competências de escrita: reflexão no âmbito da PES 2018
- Maintenance 4.0: Intelligent and Predictive Maintenance System Architecture 2018
- O desenvolvimento da consciência fonológica e a aprendizagem da leitura 2018
- Práticas promotoras de educação literária na educação de infância e contexto familiar 2018
- Trabalhando a relação entre a leitura literária e leitura científica em contexto de jardim de infância 2018
- Três breves trípticos 2018
- A aprendizagem da leitura: o desenvolvimento da compreensão leitora 2017
- A construção do «eu» na obra de José Régio: circularidade entre revelação e encenação 2017
- A dimensão histórica do texto literário: o valor testemunhal da escrita autobiográfica 2017
- Almeida Garrett exilado: A leitura de Victor Hugo e a (re) criação de si mesmo. 2017
- Da planificação à textualização: atividades promotoras do desenvolvimento de competências de escrita 2017
- Da planificação à textualização: atividades promotoras do desenvolvimento de competências de escrita. 2017
- Didática da literatura: os géneros autobiográficos nos programas e manuais de português 2017
- Escrever... como e para quê - práticas e conceções de crianças sobre escrita 2017
- O desenvolvimento de competências de compreensão da leitura 2017
- Os sistemas educativos chinês e português: desafios à formação de professores 2017
- Práticas promotoras do desenvolvimento de competências de leitura: a compreensão leitora 2017
- Seis propostas para a formação de educadores e professores 2017
- A educação literária: uma apologia da leitura 2016
- Atividades para o desenvolvimento da consciência fonológica: discriminação e manipulação de rimas 2016
- Desafios à formação de educadores e professores em Portugal no século XXI 2016
- Luís António Verney: apóstolo cívico do Iluminismo em Portugal 2016
- O(s) lugar(es) do texto literário nos manuais de português 2016
- Repensar o 1.º ciclo do ensino básico: organização e práticas em sala de aula 2016
- A abordagem do texto poético em manuais do 2.° CEB: análise de tipologias textuais, temas e propostas didáticas 2015
- A abordagem do texto poético em manuais do 2.º CEB: análise de tipologias textuais, temas e propostas didáticas 2015
- A presença da literatura oral tradicional santomense no ensino e na aprendizagem da língua portuguesa em São Tomé e príncipe: programas, manuais e práticas dos professores. 2015
- A representação da fauna na literatura oral e tradicional de São Tomé e Príncipe 2015
- A representação da mulher nos contos tradicionais santomenses 2015
- Diários juvenis em tempos de guerra: de Anne Frank a Zlata Filipovic 2015
- Diários juvenis: da comunicação e revelação de um «Eu» autobiográfico à sua invenção. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Influência do crioulo forro na escrita do português nas crianças em idade escolar em São Tomé e Príncipe 2015
- Influência religiosa nos contos tradicionais de São Tomé e Príncipe 2015
- Os textos de autores santomenses nos manuais de língua portuguesa usados na República Democrática de São Tomé e Príncipe no período pós-independência 2015
- Toponímia e as suas relações com as lendas 2015
- A problemática da temporalidade nos diários juvenis contemporâneos (ficcionais) 2013
- Contar e escrever a vida: os géneros autobiográficos no programa de português do ensino básico 2013
- Greg: “Considero a escola preparatória a ideia mais estúpida alguma vez inventada”: as representações da escola nos diários juvenis (ficcionais) 2013
- Reflexões sobre práticas de ensino e aprendizagem da escrita 2013
- O diário juvenil: identidade(s) e globalização 2011
- A escrita pictográfica de uma história... A recriação lúdico-interpretativa de os ovos misteriosos 2010
- Grufalões, cuquedos e outros Bichões... A criança e a ilustração do fantástico 2010
- Os contos de H.C. Andersen: uma visão romântica da infância 2008
- Rapid Prototyping applied to surgical planning for correcting craniofacial malformations in wild animals. A case study of a brazilian fox 2008
-
livro
- IV Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de atas 2023
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- A utilidade da informação contabilística na perspetiva dos gestores/empresários 2022
- Competitividade do turismo e impacto no crescimento económico nos países lusófonos 2021
- III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas - LUSOCONF2021: livro de resumos 2021
- Entrepreneurship within the young Cape Verde migrant population. 2019
- II Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos 2019
- I Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas: livro de resumos 2018
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2017
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
-
capítulo de livro
-
teses
-
relatório