Trabalhando a relação entre a leitura literária e leitura científica em contexto de jardim de infância Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • A presente comunicação, centrando-se na apresentação e discussão crítica de uma experiência pedagógica desenvolvida em contexto de jardim de infância, enquadra-se numa temática de grande relevância no âmbito da educação e do desenvolvimento das crianças – a leitura. Não obstante as inovações tecnológicas com grande impacto no uso dos meios audiovisuais, continuamos a viver no mundo “scripto”. Como é reconhecido nas "Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar", importa promover ambientes educativos que estimulem o contacto com a escrita e a leitura, integrando no quotidiano das crianças uma grande variedade de textos, e possibilitando, desse modo, não só o desenvolvimento do prazer de ler e da sensibilidade estética como também o reconhecimento das múltiplas funcionalidades do texto escrito, que se institui como potenciador de aprendizagens diversas. Constituíram-se como objetivos de trabalho e estudo: (i) caracterizar o tipo de literatura colocada à disposição das crianças, num contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES), e, partindo da realização de atividades pedagógicas que integraram a leitura de obras literárias e obras científicas, (ii) analisar a reação das crianças perante essas obras, problematizando os processos de construção de sentido e as suas preferências em relação às práticas de leitura realizadas. Assim, procedeu-se à recolha de dados através de (i) diário de bordo; (ii) registo fotográfico; (iii) questionário e (iv) análise documental. Os dados recolhidos apontam para uma menor presença de obras de leitura científica nos contextos de educação de infância. A nossa intervenção, porém, evidencia que, ao abordarmos temas relacionando a leitura literária com a científica, esta é simultaneamente significativa e prazerosa para as crianças.

data de publicação

  • janeiro 1, 2018