. O presente estudo aborda o tema das finanças pessoais, nomeadamente as atitudes e comportamentos dos indivíduos face ao endividamento. Assim, tem-se como objetivo apurar se os conhecimentos apreendidos fazem com que os indivíduos se tornem mais conscientes das suas decisões financeiras. Desta forma, como abordagem metodológica a utilizar para o desenvolvimento do presente estudo de investigação, foi a metodologia quantitativa, através de inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 422 indivíduos residentes Portugal Continental e Região Autónoma dos Açores. No processo de recolha de dados foi utilizado o formulário online, através do google docs, uma vez que existe uma maior veracidade das respostas devido ao anonimato dos inquéritos e ainda pelo facto de este proporcionar grandes amostras e o alcance de amostras geograficamente dispersas. De uma forma geral, os resultados apurados pelo inquérito sugerem que, os portugueses têm atitudes positivas, evidenciando a importância atribuída à poupança e ao planeamento familiar mesmo que os mesmos não sejam feitos com regularidade. Desta forma, é possível afirmar que tais resultados apresentam similaridade com outros estudos já realizados.
A acelerada evolução das tecnologias de informação, quer na Internet quer
no e-commerce (Garcia et al., 2020) permite criar diversas oportunidades para as
organizações. Com o auxílio da implementação de estratégias perspicazes de prévenda,
venda e pós-venda, as empresas favorecem a sua posição, de forma
competitiva, no mercado digital. Neste sentido, o presente trabalho procura dar
resposta à questão: Como alavancar os negócios e crescer nas plataformas de ecommerce,
utilizando ferramentas de atração e fidelização de clientes? O objetivo
primordial foca-se na compreensão e análise das estratégias de atração do públicoalvo
e de fidelização dos clientes, incluindo os aspetos emocionais intrínsecos à
satisfação dos consumidores. Este estudo foi realizado tendo como metodologia base
a pesquisa e análise bibliográfica, consolidando a informação recolhida, através da
aplicação do Modelo AIDA. Esta metodologia permitiu, de forma sintética, analisar
o comportamento do consumidor, desde a pesquisa às transações, face à realidade do
e-commerce., sugerindo que é fundamental a criação de experiências positivas para
os consumidores. Os principais fatores identificados como fulcrais para a maturação
do e-commerce são o fomento do word of mouth e o desenvolvimento de
relacionamentos com base na sensação de segurança, credibilidade, confiança e
qualidade de informação. Deste modo, existe uma maior probabilidade de um
crescimento exponencial dos negócios, adquirindo total progressão das vendas e
aumentando, consequentemente, a notoriedade das marcas.
A acelerada evolução das tecnologias de informação, quer na Internet quer no ecommerce
(Garcia et al., 2020) permite criar diversas oportunidades para as organizações.
Com o auxílio da implementação de estratégias perspicazes de pré-venda, venda e pósvenda,
as empresas favorecem a sua posição, de forma competitiva, no mercado digital.
Neste sentido, o presente trabalho procura dar resposta à questão: Como alavancar os
negócios e crescer nas plataformas de e-commerce, utilizando ferramentas de atração e
fidelização de clientes? O objetivo primordial foca-se na compreensão e análise das
estratégias de atração do público-alvo e de fidelização dos clientes, incluindo os aspetos
emocionais intrínsecos à satisfação dos consumidores. Este estudo foi realizado tendo
como metodologia base a pesquisa e análise bibliográfica, consolidando a informação
recolhida, através da aplicação do modelo AIDA. Esta metodologia permitiu, de forma
sintética, analisar o comportamento do consumidor, desde a pesquisa às transações, face à
realidade do e-commerce, sugerindo que é fundamental a criação de experiências positivas
para os consumidores. Os principais fatores identificados como fulcrais para a maturação
do e-commerce são o fomento do word of mouth e o desenvolvimento de relacionamentos
com base na sensação de segurança, credibilidade, confiança e qualidade de informação.
Deste modo, existe uma maior probabilidade de um crescimento exponencial dos negócios,
adquirindo total progressão das vendas e aumentando, consequentemente, a notoriedade
das marcas.
A doença de Parkinson constitui uma das doenças neurodegenerativas mais frequentes
que, invariavelmente, vai afetar a qualidade de vida do doente e da família. Segundo a Associação
Portuguesa de Doentes de Parkinson (s/d) existem em Portugal entre 18 a 20 mil doentes de
Parkinson, sendo que, as pessoas que vivem com a doença vão necessitar de um apoio continuado
e de respostas sociais e de saúde que contribuam para a melhoria do seu bem-estar e da qualidade
de vida individual e familiar. No âmbito do projeto NEUROQUALYFAM
(0541_NEURO_QUALYFAM_6_E. POCTEP 2014-2020), submetido pela Universidade de
Salamanca, e do qual o Instituto Politécnico de Bragança (IPB é parceiro, com o objetivo de
conhecer a prevalência de diagnósticos ativos da Doença de Parkinson no distrito de Bragança
desenvolveu-se um estudo epidemiológico descritivo simples, com recurso a dados fornecidos
pela Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE-EPE) relativos ao ano de 2019. No ano em
questão existiam no distrito 659 diagnósticos ativos de Doença de Parkinson, mais prevalentes a
partir dos 65 anos de idade e no sexo feminino. O concelho com maior prevalência de diagnósticos
ativos foi o de Freixo de Espada à Cinta (1,33%) enquanto os concelhos de Mirandela e
Mogadouro foram os que registam menores valores (0,39% cada). Verificou-se uma prevalência
global de 0,53%. Enquanto doença neurodegenerativa, esta doença está intimamente associada ao
envelhecimento da população pelo que, sendo o distrito do Bragança marcado pelo
envelhecimento demográfico, urge a implementação de medidas de apoio a doentes e famílias.
A doença de Parkinson constitui uma das doenças neurodegenerativas mais frequentes e que, invariavelmente, vai afetar a qualidade de vida do doente e da família. Segundo a Associação Portuguesa de Doentes de Parkinson (s/d) existem em Portugal entre 18 a 20 mil doentes de Parkinson, sendo que, as pessoas que vivem com a doença vão necessitar de um apoio continuado e de respostas sociais e de saúde que contribuam para a manutenção ou melhoria do seu bem-estar e da qualidade de vida individual e familiar. No âmbito do projeto NEUROQUALYFAM, submetido pela Universidade de Salamanca, tendo como
parceiros: em Espanha, a Gerencia Regional de Salud de Castilla e León, a Agrupación estratégica innovadora (AEI) Clúster SIVI: Soluciones innovadoras para la vida independiente, a Deputación Provincial de Salamanca. Em Portugal, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB), o Instituto Politécnico da Guarda (IPG), a
ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento. Aprovado no “Programa de Cooperação Transfronteiriça, Interreg V-A Espanha-Portugal (POCTEP) 2014-2020”, com o código 0541_NEURO_QUALYFAM_6_E e, com o objetivo de conhecer a prevalência de diagnósticos ativos da Doença de Parkinson no distrito de Bragança desenvolveu-se o presente estudo. Estudo epidemiológico descritivo simples, com recurso a dados fornecidos pela Unidade Local de Saúde do Nordeste
(ULSNE-EPE) relativos ao ano de 2019. No ano em questão existiam 659 diagnósticos ativos de Doença de Parkinson no distrito de Bragança, sendo mais prevalentes a partir dos 65 anos de idade e no sexo feminino. O concelho com maior prevalência de diagnósticos ativos foi o de Freixo de Espada à Cinta (1,33%) enquanto que os concelhos de Mirandela e Mogadouro foram os que registam menores valores (0,39% cada). No distrito verificou-se uma prevalência global de 0,53%. Enquanto doença neurodegenerativa, a doença de Parkinson está intimamente associada ao envelhecimento da população pelo que, sendo o distrito do Bragança marcado pelo envelhecimento demográfico, urge a implementação de medidas de apoio a doentes e famílias.
A grande produção de resíduos urbanos e a falta de consciencialização pública
ambiental provocam consequências nefastas para o meio ambiente e para o homem. A nível
internacional, a solução encontrada passou pela definição de metas e objetivos, para que os
países atinjam padrões ecológicos, quer económica e social, quer ambientalmente. A
estratégia assenta na transição para um modelo de Economia circular, por oposição a um
modelo linear, onde se coloca em questão a noção de fim de vida dos produtos e se introduz
o prolongamento do seu uso, através da reutilização e restauração. Esta transição depende
da interação entre o cidadão e os Sistemas de Gestão de Resíduos, que para além do normal
processo de recolha, tratamento e deposição são, ainda, responsáveis pela divulgação e
consciencialização da área ambiental. Considerando, precisamente, o exemplo de tentativas
de promoção de uma maior consciencialização pública e da adoção de comportamentos
mais sustentáveis, este artigo visa avaliar o impacto da implementação de ações de
educação e sensibilização para uma Economia circular, promovidas pela Resíduos do
Nordeste, EIM, SA., tendo como unidade de análise os 13 municípios que a integram. Para
o efeito foi adotada uma abordagem quantitativa, com recurso ao inquérito por
questionário, sendo que os principais resultados parecem indicar um efetivo conhecimento
e consciencialização dos municípios participantes nas ações. Com este artigo, espera-se,
assim, contribuir para o fortalecimento do modelo de EC.
A sociedade do conhecimento carece de capital humano e o desenvolvimento de habilidades, competências e conhecimento. A proliferação da indústria exigiu que fosse formado um conjunto de trabalhadores aptos a exercerem atividades fabris de modo ordenado, disciplinado e servil. Assim, ao longo do tempo, os capitalistas entenderam que a eficiência da produção dependia da organização escolar e dos processos educativos. Desse modo, o objetivo do presente artigo é investigar a relação trabalho-escola, delinear o contexto econômico neoliberal e a organização dos sistemas de ensino do Brasil e de Portugal. Dentre os resultados constatou-se que o Brasil e Portugal oferecem doze anos de escolaridade e que dividem o ensino em básico, secundário e superior; o que reflete a necessidade de formação de trabalhadores para a sociedade de mercado. O Brasil oferece educação pré-escolar e educação básica, obrigatória e gratuita, dos 4 aos 17 anos de idade e Portugal oferta educação básica e obrigatória dos 6 aos 18 anos de idade, cessando a obrigatoriedade ao completar 12 anos de estudo ou aos 18 anos de idade. Em termos de educação de jovens e adultos o Brasil oferece ensino gratuito, algo não evidente na legislação portuguesa. Observou-se que a equivalência educacional possibilita matrículas de brasileiros no sistema de ensino português com flutuações migratórias ao longo dos anos e que existe a bifurcação encontrada no referencial teórico: ensino fundamental/básico voltado ao mínimo necessário para inserção no mercado de trabalho, com relação implícita, e ensino médio/secundário com relação direta ao trabalho.
De forma geral, a pandemia estimulou a mudança em todos os setores, empresas e suas partes interessadas, fomentando a criatividade, impulsionando o digital, repensando os modelos de negócio e, consequentemente, adotando um posicionamento mais competitivo. Os efeitos pandémicos vivenciados aceleraram a necessidade iminente de qualificar as Pequenas e Médias Empresas, nomeadamente as microempresas, para reforçar a sua competitividade e a sua capacidade de resposta no mercado global. Nesta perspetiva, procedeu-se a um estudo de caso, que incidiu em três empresas da cidade de Bragança, sendo duas delas do setor do Turismo, um dos mais afetados pelos efeitos da pandemia. O estudo baseou-se na observação participante e relatórios de diagnóstico de uma consultora, com vista a aplicar métodos de gestão adequados ao contexto global, com enfoque nas áreas da estratégia, produção, logística, marketing e vendas, recursos humanos e tecnologias digitais. Com base nesta análise e em entrevistas, foram identificadas as necessidades formativas de forma a encaminhar empresários e colaboradores para os conteúdos que lhe são mais úteis. As propostas para responder às necessidades identificadas enquadraram-se no âmbito do modelo de intervenção PDCA (Plan – Do – Check – Act) e do empreendedorismo de base tecnológica. Os resultados mostraram um crescimento da visibilidade da empresa no exterior e o surgimento de novos produtos e formas de promover os negócios. Constatou-se também um aumento significativo dos níveis de satisfação no seio da empresa.
Neste artigo apresenta-se parte do processo de ação pedagógica realizada na
Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudo do curso de Mestrado
em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Optou-se por seguir uma
linha investigativa incluindo a temática do uso de recursos didáticos na abordagem aos
conteúdos inerentes à área do conhecimento do mundo. Partiu-se da ideia de que os
recursos didáticos, utilizados nos mais diversos contextos educativos, são fundamentais
para a construção de conhecimento sobre o mundo. A utilização de imagens, vídeos,
cartazes, mapas e atividades práticas, por exemplo, facilita o entendimento, a análise e a
interpretação por parte das crianças. Ao longo da PES, tentou perceber-se de que forma os
vários recursos didáticos podem sustentar e contribuir positivamente para a aprendizagem
das crianças e, consequentemente para o conhecimento do mundo que as rodeia.
Desenvolveu-se uma investigação de natureza qualitativa, com um grupo de vinte e uma
crianças da Educação Pré-Escolar com idades de três, quatro, cinco e seis anos. Recorreuse
à observação participante, notas de campo e grelha de observação. A análise dos dados
indica que a manipulação e utilização de vários recursos didáticos leva a que haja uma
maior motivação e empenho na realização das atividades, contribuindo para aprendizagens
significativas em diferentes áreas de conhecimento.
No contexto organizacional atual, o papel da informação contabilística é considerado crucial, enquanto elemento facilitador e relevante do processo de tomada de decisão (Botchway & Rashedi, 2020). Informação contabilística mais completa e relevante deve ser reunida e avaliada de forma a ajudar os gestores/empresários a tomarem decisões mais informadas (Nyathi et al., 2018), que reflitam o desempenho e a posição financeira de uma entidade e mostrem o uso dos recursos económicos obtidos de investidores e credores na geração de fluxos de caixa líquidos (Botchway & Rashedi, 2020). Com efeito, as principais fontes de informação contabilística correspondem às demonstrações financeiras (DF), que devem possuir um conjunto de características qualitativas que facilitem a avaliação da utilidade dos relatórios financeiros e, consequentemente, elevem a informação a um alto nível de qualidade (Herath & Albaqi, 2017), ajudando gestores e outras partes interessadas a obterem um melhor entendimento de muitos aspetos financeiros
das empresas (Vanauken et al., 2017). Neste sentido, o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar a utilidade atribuída à informação contabilística na perspetiva dos gestores/empresários das empresas do concelho de Marco de Canaveses adotando-se, para o efeito, uma metodologia quantitativa com recurso ao inquérito por questionário para a obtenção de dados e, posteriormente, à folha de cálculo do Microsoft Excel e ao software estatístico IPB SPSS (versão 26) para o seu tratamento. Tendo por base os questionários enviados às empresas ativas e com informação de contacto do concelho de Marco de Canaveses presentes na base de dados SABI, foi possível obter uma amostra de 15 empresas, sendo esta pouco representativa da população. Quanto aos resultados obtidos, a análise descritiva permitiu concluir que a informação contabilística é analisada mensalmente e considerada imprescindível, mesmo num cenário de não obrigatoriedade; que os gestores, financiadores, investidores e Governo são os utentes que maior importância atribuem às DF, em particular ao balanço e demonstração dos resultados, com a finalidade de tomarem decisões de investimento, financiamento, distribuição de resultados e prestação de contas. Por sua vez, ao contrário do esperado segundo a literatura, os resultados da análise inferencial resultantes da aplicação de testes da correlação ordinal de Spearman, não se revelaram estatisticamente significativos
para permitirem afirmar existir relação entre a importância atribuída às DF e as variáveis relacionadas com as caraterísticas individuais do gestor/empresário e com as caraterísticas da empresa
No âmbito da unidade curricular Iniciação à prática profissional-2- IPP-2-, cadeira do 3.º ano da Licenciatura em Educação Básica, de uma instituição de Ensino Superior do Norte de Portugal, que permite o contacto dos discentes com realidades educativas diversificadas, que englobam da Creche ao 2.º Ciclo do Ensino Básico, os estudantes manifestaram necessidade de aprofundar o seu conhecimento sobre o texto poético de potencial receção infantil, bem como de conhecer estratégias pedagógicas para o abordarem. Esta necessidade manifestou-se com particular acuidade nos estudantes que haviam frequentado o contexto educativo de 1.º Ciclo do ensino Básico, uma vez que nas diferentes instituições pertencentes a este ciclo, em que os mesmos estagiaram, esta era a modalidade textual menos valorizada e trabalhada.
Cientes da importância e das especificidades linguísticas, semânticas e pragmáticas da Poesia, sustentados em autores que se têm debruçado sobre esse modo literário ( Silva, Siméon et al.), apresentamos alguns textos poéticos de potencial receção infantojuvenil, bem como algumas estratégias pedagógicas que, decerto, permitirão abordagens motivadoras e diversificadas para trabalhar esta modalidade textual e, sobretudo, permitirão aproximar afetivamente as crianças das suas particulares potencialidades fónicas, prosódicas e semânticas
O papel da informação contabilística é, no contexto atual, crucial enquanto
elemento facilitador e relevante do processo de tomada de decisão, pelo que informação
mais completa e relevante deve ser reunida e avaliada para ajudar a tomar decisões mais
informadas. Com efeito, as principais fontes de informação contabilística, as
demonstrações financeiras (DF), devem possuir um conjunto de características qualitativas
que elevem a informação a um alto nível de qualidade e facilitem a sua avaliação. Neste
sentido, o presente artigo foi desenvolvido com o objetivo de estudar a utilidade atribuída
à informação contabilística na perspetiva dos gestores/empresários das empresas do
concelho de Marco de Canaveses. Para lhe dar resposta adotou-se uma metodologia
quantitativa com recurso ao inquérito por questionário, enviado às empresas ativas e com
informação de contacto na base de dados SABI. Foi possível obter uma amostra de 15
empresas, pelo que pouco representativa da população. Os resultados da análise descritiva
permitiram concluir que a informação contabilística é analisada mensalmente e considerada
imprescindível, mesmo num cenário de não obrigatoriedade, e que os gestores,
financiadores, investidores e Governo são os utentes que maior importância lhe atribuem,
particularmente ao balanço e demonstração dos resultados. Por sua vez, e ao contrário do
esperado segundo a literatura, os resultados da análise inferencial, resultantes da aplicação
de testes de correlação ordinal de Spearman, não se revelaram estatisticamente
significativos para permitirem afirmar existir relação entre a importância atribuída às DF e
as variáveis relacionadas com as caraterísticas individuais do gestor/empresário e com as
caraterísticas da empresa.
O presente livro contém os artigos das comunicações (orais e em poster) enviados e apresentados no
III Encontro Internacional de Língua Portuguesa e Relações Lusófonas (LUSOCONF2021), organizado
pelo Instituto Politécnico de Bragança, através da sua Escola Superior de Educação de Bragança e em
parceria com a Câmara Municipal de Bragança, nos dias 14 e 15 de outubro de 2021.
O LUSOCONF2021 continuou a ser um espaço de encontro e de reflexão, de partilha de saberes e
também de vivências (porque, afinal, a língua vive e vive-se) sobre a Língua Portuguesa no mundo e
sobre uma multiplicidade de temáticas que se refletem e concretizam nos vários eixos temáticos
propostos. Valorizando um olhar plural, o LUSOCONF continuará a construir-se como um Encontro
Internacional aberto a uma multiplicidade de intervenções, trazendo ao diálogo áreas frequentemente
afastadas.
Agradecemos muito sinceramente aos conferencistas convidados os quais asseguraram a este
encontro internacional uma diversidade de perspetivas, celebrando a multiculturalidade que nos
enriquece e afirmando a vontade de vivermos em comum, ancorados no desejo de (nos)
conhecer(mos) e no espírito de cooperação, como condições para um mundo mais humano. Desde
abordagens que se centram na problemática da língua portuguesa e dos seus usos, a reflexões de
natureza geopolítica sobre relações entre Portugal e a China, passando pelo discurso das artes e o seu
papel interventivo na configuração do mundo, temos como discussão de referência a problemática do
desenvolvimento do mundo lusófono, a partir de dois focos essenciais: a saúde e a alimentação.
Promovendo esta abrangência, o LUSOCONF assume como relevante o diálogo entre o discurso
académico e o mundo das artes num compromisso ético conjunto de valorização e desenvolvimento
do mundo lusófono. Ao colocar este mundo lusófono numa indelével abertura ao multiculturalismo,
apela-se à reflexão, com profunda seriedade, sobre a diversidade dos problemas humanos e naturais,
fortalecendo a esperança de que o projeto lusófono, mais do que uma miragem (para usarmos um
termo lourenciano), se consolide como efetiva rede – por isso sem centro nem periferias – em
interação com a rede global. Valorizando a confraternidade que nos é conferida, antes de mais, pela
partilha da língua portuguesa, tem de nos unir o reconhecimento e a clara aceitação de que somos
legitimamente diferentes.
Os investigadores da língua portuguesa e os que se debruçam sobre os problemas referentes ao seu
ensino, bem como todos aqueles que se dedicam a áreas de relevância no âmbito das relações
lusófonas, como: educação, cultura, literatura, artes, história, geografia, política, direito, economia,
gestão, marketing, contabilidade, agricultura, turismo, ambiente, saúde e desenvolvimento
sustentável, foram convidados a submeter trabalhos de reflexão e de investigação ao LUSOCONF2021. A diversidade e a qualidade dos textos selecionados que agora se publicam constituem evidência da
abrangência deste Encontro Internacional no qual se cruzam múltiplos olhares no mesmo desígnio de
pensar, com rigor e profundidade, a lusofonia e os seus problemas, bem como as oportunidades de
incremento das relações lusófonas.
A finalizar esta breve nota de apresentação, a Comissão Organizadora agradece aos conferencistas
convidados, a todos os investigadores e demais participantes no LUSOCONF2021.
O uso adequado da informação financeira permite tomar decisões mais acertadas, com os consequentes impactos no desempenho das empresas. É neste âmbito que se desenvolve este artigo, mais concretamente na utilidade da informação financeira na perspetiva dos Contabilistas Certificados (CC), com o objetivo de identificar a existência de relação entre a perceção de utilidade e os fatores limitativos da sua utilização e entre estes fatores e os que conduzem ao insucesso empresarial. Com recurso a uma metodologia quantitativa, suportada no método do inquérito por questionário dirigido a uma amostra formada por CC, conseguindo apenas 23 respostas. Os resultados mostram que os gerentes não reconhecem os benefícios que a informação financeira pode aportar, que existe relação entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que contribuem para minimizar o seu impacto, entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que limitam a utilização da informação e, ainda, entre a produção de informação adicional e a importância atribuída às demonstrações financeiras.
Os impactos na sociedade/ambiente da evolução, da ciência e da tecnologia,
alguns positivos, mas outros fortemente negativos, trazem responsabilidades à escola, no
sentido de contribuir para a formação de alunos críticos e informados, capazes de
questionar e de debater os processos de construção da ciência/tecnologia. A realização de
atividades práticas/experimentais que promovam, não só a observação e a explicação com
base nos dados obtidos, mas que incitem à procura de soluções para situações afins,
desenvolvendo o pensamento crítico e autonomia, podem ser um bom meio para responder
ao desígnio anteriormente enunciado. Foi nessa perspetiva que se desenvolveu uma
investigação a manuais escolares, no sentido de perceber se propõem a realização de
atividades práticas/experimentais, como estão organizadas e exploradas. Consideraram-se
manuais escolares de Ciências Naturais, 4 º ano do Ensino Fundamental, a análise incluiu
18 manuais de 2019, no Rio Grande do Sul-Brasil. Utilizou-se um Instrumento de Análise
que previa 5 tipos de atividades práticas/experimentais: Ilustrativas (confirmação, para
reforço do conhecimento); Para observar o que acontece (aquisição, para obtenção de
conhecimento); POCEA com guião (prever, observar, comparar, explicar, aplicar) e
POCEA sem guião (aquisição e desenvolvimento, para obtenção, (re)construção conceptual
e evolução do raciocínio); Investigativas (desenvolvimento, para evolução conceptual,
raciocínio e resolução de problemas). Os dados obtidos apontam para a prevalência de
atividades POCEA com guião, ainda que na maior parte das propostas não esteja incluída
a etapa da aplicação. Dos 155 episódios, 40 referem-se a atividades Ilustrativas, 29
atividades Para observar o que acontece e 86 atividades POCEA com guião.
Os livros de potencial receção infantil apresentam-se como instrumentos pedagógicos essenciais para o desenvolvimento de diversos valores, atitudes e comportamentos, importantes na construção de cidadãos conscientes do que é viver em sociedade (Azevedo, 2016). O presente trabalho de investigação seguiu uma linha de cariz qualitativo centrada numa análise comparativa de artigos científicos que apoiou o projeto intitulado “Que farei com estes livros?” desenvolvido, no âmbito da unidade curricular: Didática do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico, cadeira do 1.º ano do Mestrado em Educação Pré -Escolar e Ensino do 1.º Ciclo em Ensino Básico O projeto teve como objetivos: (i) trabalhar duas obras de Literatura para a Infância, dentro de um corpus textual fornecido pela docente; (ii) perceber a importância da leitura integral destes textos; (iii) valorizar o papel da família e dos professores/escolas como mediadores de leitura; e (iiii) apresentar algumas planificações de atividades de dinamização de leitura com base nessas obras. Os livros escolhidos foram: Sou especial porque sou eu! de Ann Meek e Sarah Massini (2006) e O meu livro é um navio de José Fanha e Maria Abreu (2019).
Após consecução do projeto, chegámos às seguintes conclusões: (i) o conceito de literatura para a infância e o conceito de criança foram sendo historicamente reelaborados; (ii) a leitura integral do álbum é fundamental, no 1.º Ciclo do Ensino Básico; (iii) a família e os professores têm um papel essencial enquanto mediadores de competências lecto escritas ; (iiii) deve valorizar-se particularmente o momento de planificação, permitindo aos primeiros leitores o contacto precoce com os livros, enquanto instrumentos pedagógicos facilitadores de uma educação literária e cívica.
Portugal apresenta uma população cada vez mais envelhecida, com especial incidência na região de Trás-os-Montes, tendo tendência a aumentar significativamente nos próximos anos. Dada esta oportunidade de mercado, o presente trabalho tem como principal objetivo analisar a viabilidade económica e financeira da implementação de um lar de idosos no concelho de Macedo de Cavaleiros onde o índice de envelhecimento é de 364,1. Assim, com o presente trabalho pretende-se avaliar a criação de uma unidade de apoio à terceira idade, recorrendo, para além das metodologias tradicionais, à aplicação de metodologias de avaliação dinâmicas efetuando uma análise de sensibilidade e de cenários, bem como a utilização da simulação de Monte Carlo, para se obter o risco do referido investimento. Foi efetuado um plano de negócios, para o período previsional de 2022 a 2032 para uma oferta de 8 quartos individuais e 12 quartos duplos, totalizando 32 utentes em regime de internato, no concelho de Macedo de Cavaleiros. Atendendo às exigências impostas pela Portaria n.º 67/2012 de 21 de março, para este tipo de investimento, o investimento apresenta um VAL de €222 961, com um custo do capital de 2,5%, uma TIR de 7,48% e um PRI de 9 anos e 10 meses, o que torna o projeto viável. No entanto, através da análise de sensibilidade, cenários e simulação de Monte Carlo verifica-se que o investimento está exposto a um risco considerável, nomeadamente a variações do preço das mensalidades.
Pretendemos refletir sobre a obra literária: Olifaque- uma farsa em emigrês, da autoria do cientista e escritor João Magueijo, escrita com base na sua experiência de vida no Canadá, tendo aí vivido de 2005 a 2007. A narrativa é grafada segundo a “língua” que ouviu e falou na comunidade portuguesa a residir neste país. Debruçar-nos-emos sobre a língua falada pela comunidade portuguesa radicada no Canadá e de como os falantes lusos aportuguesam o inglês que lhes chega pela via oral. Na nossa reflexão, ancoramo-nos teoricamente em Eduardo Mayone Dias, professor, investigador, pedagogo, filólogo, estudioso da literatura e “cronista da América”, um dos nomes mais prestigiados no mundo das letras da diáspora portuguesa na América do Norte, que usa o termo “emigrês” para definir uma língua franca estabelecida que ninguém estuda. Basear-nos-emos na obra: Falares emigreses-uma abordagem ao seu estudo, em que descreve e reflete sobre o curioso e diversificado mundo linguístico dos portugueses na diáspora. Olifaque apresenta através de uma galeria de personagens unidas por uma cultura e uma língua comum -o “portinglês”, o pulsar da vida de uma comunidade portuguesa canadiana.
Nas 250 páginas deste romance, encontraremos uma narrativa cujas personagens revelam laivos de racismo, xenofobia e sexismo, denominada pelo próprio autor como “farsa”, que nos leva, como leitores, a perguntar se Gil Vicente terá sentido as mesmas reações aquando da representação das suas peças no Portugal quinhentista, também elas caraterizadas pelas expressões populares próprias dos portugueses dessa época. Se o dramaturgo se apropriou do modo como se falava na altura, o mesmo faz o cientista e escritor João Magueijo, nesta “fotografia”, feita com requintes de humor, dos nossos compatriotas que vivem no Canadá, uma comunidade que conhece bem, certamente, pensamos, por lá ter convivido com muitas das personagens deste Olifaque.
Se lhe propusessem o desafio – Olha à tua volta! Onde é que vês matemática? –
e o convidassem a expressar esta sua visão na forma fotográfica, que aspetos escolheria
fotografar? Esse foi o repto lançado à comunidade educativa da Escola Superior de
Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e que deu origem às mostras de
fotografia “A matemática na cidade de Bragança”, “A matemática no IPB” e a “Matemática
do meu país”, realizadas, respetivamente, nos anos letivos de 2014/15, 2015/16 e 2019/20.
Neste documento, para além de contextualizarmos os procedimentos associados aos
eventos, apresentamos um excerto de um percurso matemático por terras transmontanas,
com particular incidência na cidade de Bragança, a partir de uma seleção de fotografias das
várias mostras. Debateremos também o potencial pedagógico deste tipo de eventos, tanto
para possível aproveitamento para tarefas de sala de aula como para promover a literacia
matemática da comunidade. De realçar, que para além de estimularem o espírito criativo e
a comunicação por imagens, as exposições permitem realçar a importância da matemática
no mundo que nos rodeia e levar os visitantes a recordar alguns conceitos matemáticos.
Constituem, assim, uma forma de desmistificar a ideia de que “a matemática é só para
alguns” e sensibilizar para a relevância de falar em matemática num ambiente
completamente informal, como um assunto que se pode debater em qualquer circunstância
como acontece com a música, a literatura e outras artes.
Se lhe propusessem o desafio – Olha à tua volta! Onde é que vês matemática? – e o convidassem a expressar esta sua visão na forma fotográfica, que aspetos escolheria fotografar? Esse foi o repto lançado à comunidade educativa da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança, Portugal, e que
deu origem às mostras de fotografia “A matemática na cidade de Bragança”, “A matemática no IPB” e a “Matemática do meu país”, realizadas, respetivamente, nos anos letivos de 2014/15, 2015/16 e 2019/20. Nesta comunicação, para além de contextualizarmos os procedimentos associados aos eventos, pretendemos
apresentar um roteiro matemático por terras transmontanas, com particular incidência na cidade de Bragança, a partir de uma seleção de fotografias das várias mostras. Debateremos também o potencial pedagógico deste tipo de eventos, tanto para possível aproveitamento para tarefas de sala de aula como para promover a
literacia matemática da comunidade. De realçar, que para além de estimularem o espírito criativo e a comunicação por imagens, as exposições permitem realçar a importância da matemática no mundo que nos rodeia e levar os visitantes a recordar alguns conceitos matemáticos. Constituem, assim, uma forma de desmistificar a ideia de que “a matemática é só para alguns” e sensibilizar para a relevância de falar
em matemática num ambiente completamente informal, como um assunto que se pode debater em qualquer circunstância como acontece com a música, a literatura e outras artes.
Visitors seek unique and memorable experiences that compromise their behavioral intentions to revisit the destination and share their experiences with others. In this sense, the present work has as its main objective to identify the dimensions of memorable tourist experiences of international students of the Polytechnic Institute of Bragança (IPB), who visited the city of Porto. The methodology adopted was a quantitative approach, with the application of an online questionnaire survey, sent, via email, to the IPB international students' database, enrolled in the 2018/2019 academic year, in two languages - Portuguese and English, and applied in the months of December 2020 and January 2021. Seven dimensions were identified in the literature review (hedonism; renewal; novelty; social interaction; knowledge; meaning; engagement) that were assessed on a seven-point Likert-type agreement scale. From the analysis of the dimensions, it was found that the dimensions that contribute most to the creation of memorable tourist experiences are hedonism, renewal, novelty, and engagement. Examples of these dimensions are the image of the city, the attractions the city has, the local people, the fact that they feel good during their trip, or the fact that they won't forget their experience. It is concluded that young people are more likely to memorize experiences that provide them with pleasure, fun and entertainment, whether in culture, language, or other, and they like to be involved in the activities they do. The originality of the study is to identify the various dimensions, which influence a young people, to create memorable tourist experiences.
À medida que o tempo foi avançando a contabilidade foi abandonando a sua anterior e simples função de registo para se converter em importante ferramenta de apoio ao processo de tomada de decisão. Não obstante isso, não deixa ainda de ser vista, por um número não desprezível de empresários, como uma “imposição” para dar cumprimento às obrigações fiscais, o que condiciona a sua utilização para fins mais amplos (Gouveia et al., 2015). No entanto, a contabilidade continua a ser encarada como veículo para o cumprimento de obrigações fiscais (Pires et al., 2018), em particular em empresas de menor dimensão (Müllerová et al., 2010), por desconhecimento das suas verdadeiras potencialidades (Milanés et al., 2006) ou por falta de capacidade para ser analisada (Jaffar et al., 2011). É, pois, neste âmbito, da utilidade reconhecida à informação financeira na perspetiva dos Contabilistas Certificados (CC), que se desenvolve este estudo, mais concretamente, com o objetivo de procurar identificar a existência de relação entre a perceção de utilidade e os fatores limitativos da sua utilização, entre os fatores que conduzem ao insucesso
empresarial e a utilização da informação financeira e, ainda, entre a produção de informação adicional e a importância atribuída às Demonstrações Financeiras (DF). Para lhe dar resposta recorreu-se a uma metodologia quantitativa, suportada num inquérito por questionário dirigido a uma amostra formada exclusivamente por CC, conseguindo apenas 23 respostas. Os resultados obtidos permitiram concluir que: (i)
existe relação estatisticamente significativa entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que contribuem para minimizar o seu impacto; (ii) os gerentes não reconhecem os benefícios da informação financeira; (iii) existe relação estatisticamente significativa entre os fatores de insucesso empresarial e os fatores que limitam a utilização da informação; e (iv) existe relação estatisticamente significativa entre a produção de informação adicional e a importância atribuída às DF. Este trabalho poderá ser um contributo no futuro podendo incentivar os empresários a compreender melhor as potencialidades da informação financeira para as suas empresas.
É comum os governos definirem políticas de incentivos para atrair médicos para
zonas consideradas, legalmente, mais carenciadas. No entanto, estas políticas nem sempre
alcançam os resultados pretendidos, pelo que os responsáveis pela sua formulação devem
considerar quais os objetivos políticos, os mecanismos de influência e os grupos de médicos
alvo. Neste sentido, este artigo pretende obter resposta para a seguinte questão de
investigação: Quais os fatores de atratividade para a fixação dos médicos internos de
formação específica em zonas carenciadas, especificamente na Unidade Local de Saúde no
Nordeste, E.P.E. (ULSNE)? O pressuposto principal visa compreender quais os fatores de
atratividade, intrínsecos e extrínsecos, para a fixação dos médicos internos que se
encontram a frequentar a formação especializada, nesta zona carenciada, de modo a
perceber o que os motivaria, após o término da especialidade, a nela permanecer para o
exercício da prática médica. Com a resposta a esta questão de investigação pretende-se
contribuir para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas mais adequadas
para corrigir os desequilíbrios da distribuição geográfica dos médicos. A informação
recolhida através da realização das entrevistas semiestruturas permitiu averiguar que
fatores intrínsecos e extrínsecos contribuem para a escolha, por parte dos médicos internos
de formação específica da ULSNE, da zona para a prática médica. Permitiu verificar,
também, o impacto reduzido que os incentivos atribuídos pelo Governo apresentam
relativamente à decisão dos médicos internos em permanecer na ULSNE, ou noutra zona
carenciada, mostrando a necessidade de reformulação da política de incentivos.