Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa
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resumo
Este trabalho analisa as perceções de um grupo de professores do 1.o CEB, que participa no projeto-piloto “Prevenir para Melhorar Vinhais”, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Vinhais, sobre os processos de avaliação dos seus alunos e a forma como documentam a ação educativa que desenvolvem e como refletem sobre ela. Estes dados foram recolhidos na fase de diagnóstico do projeto e permitiram à equipa aceder às perceções do grupo sobre diversas temáticas relacionadas com os princípios, valores, organização e gestão pedagógica do agrupamento de escolas. Recorreu-se à realização de um focus group, enquanto técnica de recolha de dados que sustenta a aproximação entre investigadores e participantes, permitindo aceder a um corpus discursivo, em que práticas e significados são entendidos de forma interrelacionada, no contexto onde eles ocorrem e de acordo com os princípios do círculo hermenêutico (o texto, a pessoa, os acontecimentos e a cultura) na tentativa de compreender o fenómeno como um todo. A entrevista em grupo foi usada como um meio de aceder às perceções dos participantes e como um momento de tomada de consciência sobre as suas visões. O processo foi precedido pela construção de um guião de questões abertas, desenhado de forma a obter dados que pudessem ser descritos e analisados dando sentido às experiências e significados dos participantes. Deste processo resultou um sistema de categorias sobre os temas enunciados a priori no guião. Neste estudo, interpretam-se apenas as ideias e práticas dos professores sobre a forma como concebem, entendem e realizam a avaliação dos alunos, bem como sobre os processos que usam para documentarem a sua ação educativa e para sobre ela refletirem. Da análise dos dados, emergem três categorias quer no tema “planeamento, documentação e avaliação” quer no tema “monitorização e avaliação da atividade docente”. Salienta-se que os professores valorizam uma aprendizagem holística, embora se evidenciem dificuldades na articulação entre os processos de planeamento, documentação e avaliação dos seus alunos. Discursivamente focam a importância da avaliação contínua, embora os processos de avaliação enunciados revelem, essencialmente, a avaliação enquanto processo de classificação. Salienta-se, ainda, a necessidade de desenvolver práticas de documentação e de reflexão acerca da ação educativa.
Este trabalho analisa as perceções de um grupo de professores do 1.º CEB, que participa no projeto-piloto “Prevenir para Melhorar Vinhais”, no âmbito do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar da Comunidade Intermunicipal das Terras de Trás-os-Montes, cuja entidade adjudicante é o Município de Vinhais, sobre os processos de avaliação dos seus alunos e a forma como documentam a ação educativa que desenvolvem e como refletem sobre ela. Estes dados foram recolhidos na fase de diagnóstico do projeto e permitiram à equipa aceder às perceções do grupo sobre diversas temáticas relacionadas com os princípios, valores, organização e gestão pedagógica do agrupamento de escolas. Recorreu-se à realização de um focus group, enquanto técnica de recolha de dados que sustenta a aproximação entre investigadores e participantes, permitindo aceder a um corpus discursivo, em que práticas e significados são entendidos de forma interrelacionada, no contexto onde eles ocorrem e de acordo com os princípios do círculo hermenêutico (o texto, a pessoa, os acontecimentos e a cultura) na tentativa de compreender o fenómeno como um todo. A entrevista em grupo foi usada como um meio de aceder às perceções dos participantes e como um momento de tomada de consciência sobre as suas visões. O processo foi precedido pela construção de um guião de questões abertas, desenhado de forma a obter dados que pudessem ser descritos e analisados dando sentido às experiências e significados dos participantes. Deste processo resultou um sistema de categorias, sobre os temas enunciados a priori no guião. Neste estudo, interpretam-se apenas as ideias e práticas dos professores sobre a forma como concebem, entendem e realizam a avaliação dos alunos, bem com sobre os processos que usam para documentarem a sua ação educativa e para sobre ela refletirem. Da análise dos dados, emergem três categorias quer no tema “planeamento, documentação e avaliação” quer no tema “monitorização e avaliação da atividade docente”. Salienta-se que os professores valorizam uma aprendizagem holística, embora se evidenciem dificuldades na articulação entre os processos de planeamento, documentação e avaliação dos seus alunos. Discursivamente focam a importância da avaliação contínua, embora os processos de avaliação enunciados revelam, essencialmente, a avaliação enquanto processo de classificação. Salienta-se ainda a necessidade de desenvolver práticas de documentação e de reflexão acerca da ação educativa.