publicações selecionadas
-
artigo de revista
- Valores no ensino e na aprendizagem da matemática: Os aspetos mais valorizados por professores portugueses / Values in the teaching and learning of mathematics: The most valued aspects by Portuguese teachers. Quadrante. 2023
- A representação nos "Princípios e normas para a matemática escolar". Educação & Matemática. 2022
- A representação nos "Princípios e normas para a matemática escolar" / Representation in "Principles and standards for school mathematics". Educação & Matemática. 2022
- Perceções dos Estudantes sobre o Estágio Supervisionado em Contexto do Ensino Remoto. Revista de Estudos em Educação e Diversidade - REED. 2021
- Contributos para análise da comunicação (matemática) escrita dos alunos / Contributions to the analysis of students’ written (mathematical) communication. Educação & Matemática. 2018
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2017
- Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico 2017
- Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas seguidas por professores de matemática. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxia e Educación;XI Congreso Internacional Galego-Portugués de Psicopedagoxia. 2015
- Investigações matemáticas: aprender matemática com compreensão. Saber&Educar. 2015
- Aprender a “ser professor”. Por uma formação inicial sustentada e de qualidade, sempre!. Educação & Matemática. 2014
- “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Encontro de Investigação em Educação Matemática 2012. 2012
- Tarefas de investigação na sala de aula de matemática: práticas de uma professora de matemática. Quadrante. 2011
- O que é uma boa reflexão sobre a prática?. Educação & Matemática. 2008
- Conhecimento profissional do professor de matemática: o papel dos materiais curriculares. Contacto. 2007
-
artigo de conferência
- Mathematics education values among Portuguese teachers and students: some insights on their alignment 2024
- Da azeitona ao azeite: uma experiência de ensino e aprendizagem para crianças 2022
- FOOD SUSTAINABLE EDUCATION: A SYSTEMATIC LITERATURE REVIEW 2022
- O que valorizam os professores portugueses na aprendizagem da matemática? Um contributo do Values Alignment Study / What do Portuguese teachers value in mathematics learning? A contribution from the Values Alignment Study 2022
- Potencialidades da abordagem STEM em contexto educativo: conceções dos educadores de infância 2022
- STEM in childhood education: A literature review 2022
- Um contributo do Values Alignment Study para conhecer o que valorizam os professores portugueses no ensino da matemática / A contribution from the Values Alignment Study to identify what the Portuguese teachers value in mathematics teaching 2022
- Content of the written reflection of a future mathematics teacher. Edulearn Proceedings. 2021
- Articulação entre matemática e física: um estudo com recurso à modelagem matemática e ao geogebra / Articulation between mathematics and physics: a study using mathematical modeling and geogebra 2021
- EGID3 project: Prior knowledge of future teachers in geometry. Edulearn Proceedings. 2021
- Projeto EDIG3: saberes prévios dos alunos em geometria / EDIG3 project: students prior knowledge in geometry 2021
- Projeto MathE: uma reflexão sobre questões e recursos de geometria elementar / MathE Project: a reflection on elementary geometry questions and resources 2021
- A investigação em educação no cruzamento de (todas as) fronteiras / Research in education at the crossing of (all) borders 2020
- Developing Tools for the e-Learning Platform MathE 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa / Teachers' speech: student evaluation and reflection on educational action 2020
- EGID3: conceções dos estudantes sobre o processo de avaliação / EGID3: students' conceptions about the assessment process 2020
- O uso de jogos nas aulas: perceções de alunos e professores / The use of games in the classroom: perceptions of students and teachers 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses / Perception of visual culture by Portuguese future teachers 2020
- Perceções de alunos do ensino básico sobre a utilização dos jogos na aula / Perceptions of primary school students about the use of games in classroom 2020
- EGID3: Perceções sobre Geometria e o seu ensino / EGID3: Perceptions about Geometry and its teaching 2019
- Perceções de alunos do 4.º ano de escolaridade sobre os manuais escolares / Perceptions of 4th grade students about textbooks 2019
- Por e para uma educação para a autonomia 2019
- Por e para uma educação para a autonomia / By and for an education for autonomy 2019
- Projeto EGID3: ensino da Geometria, investindo no diagnóstico, dificuldades e desafios 2019
- Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência / Practices for constructing final internship reports in a professional master's degree for teaching 2019
- Reflexão sobre a prática: o que e como reflete uma futura professora de matemática / Reflection on practice: what and how a future mathematics teacher reflects 2019
- Tarefas e recursos para a promoção de conexões matemáticas / Tasks and resources for promoting mathematical connections 2019
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável? 2018
- Atividades de investigação na aula de matemática: um estudo no ensino básico / Investigations in mathematics classroom: a study in basic education 2018
- Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados / Content and depth of written reflections of future teachers: crossing results 2018
- Perceções de alunos do ensino básico sobre atividades de investigação: um estudo em diferentes áreas disciplinares / Perceptions of primary school students about investigations: a study in different disciplinary areas 2018
- Racionalismo e emoção (na educação): um binómio impossível ou desejável? / Rationalism and emotion (in education): an impossible or desirable binomial? 2018
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe 2017
- Comentários escritos produzidos pelos alunos na aula de matemática: um estudo no ensino básico 2017
- Comunicação dos alunos na aula: um estudo centrado em comentários escritos 2017
- Comunicação escrita na aula de matemática: práticas de alunos do ensino básico 2017
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional 2017
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade? 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade 2017
- Seis propostas para a formação de educadores e professores 2017
- A reflexão nos relatórios finais de estágios: Um balanço na área da matemática 2016
- Comunicar na sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico 2016
- Comunicar por escrito em matemática: um estudo com alunos do 5.º ano 2016
- Contributos para uma formação na docência de (mais) qualidade 2016
- Contributos para o estudo do desenvolvimento profissional de professores de matemática em São Tomé e Príncipe 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics 2015
- Mathematical investigations in early years: fifth grade students 2014
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: análise de uma experiência de ensino e aprendizagem em estatística 2013
- Exploração matemática do triângulo de Pascal feita por alunos do 5.º ano 2013
- Materiais didáticos e recursos no ensino e aprendizagem da matemática 2013
- Do you think this is really true?”: dealing with investigative work in maths class 2012
- Formação e desenvolvimento profissional do professor de Matemática 2010
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores 2009
- Construindo o conhecimento didáctico: o caso do professor Tiago 2009
- Ensino da Matemática: história e sociedade 2009
- Estatística: desenvolvimento curricular e tecnologias: algumas questões para discussão 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs trabalho dos professores 2009
- O manual escolar: concepções e práticas de professores de Matemática 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática 2009
- Avaliação de manuais escolares 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? 2008
- A construção do conhecimento profissional: um estudo com três professores 2006
- Manuais escolares e conhecimento profissional de professores do 1.º ciclo 2005
- Conhecimento profissional e manuais escolares: um estudo no primeiro ciclo 2003
- Prefácio 1998
- Perímetro e área: conceções e processos de resolução desenvolvidos por alunos 1995
- A utilização de materiais na aprendizagem matemática 1994
- Conceções de perímetro e de área e processos de resolução desenvolvidos pelos alunos 1994
-
livro
- Education during COVID-19 pandemic: from disruption to recovery 2022
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2019
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2017
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas 2016
- Matemática 2001: Diagnóstico e recomendações para o ensino e aprendizagem da Matemática (relatório final) / Mathematics 2001: Diagnosis and recommendations for teaching and learning Mathematics (final report) 1998
-
livro editado
- Contribuições do GeoGebra para a apreensão de conceitos relativos aos espaços vetoriais 2023
- VII Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos / 7th International Conference on Teacher Education | Book of Abstracts 2023
- A importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento da criança 2022
- VI Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos / 6th International Conference on Teacher Education: Book of Abstracts 2022
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas / 5th International Conference on Teacher Education: Conference Proceedings 2020
- V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos / 5th International Conference on Teacher Education: Book of Abstracts 2020
- IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos / 4th International Conference on Teacher Education: Book of Abstracts 2019
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas / 3rd International Conference on Teacher Education: Conference Proceedings 2018
- III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos / 3rd International Conference on Teacher Education: Book of Abstracts 2018
- II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2017
- Proceedings of the 2th International Conference on Teacher Education 2017
- 1.º Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos 2016
- Investigação em educação matemática 2015: representações matemáticas 2015
- Atas do XV Seminário de Investigação em Educação Matemática 2004
- Para mim a Matemática é ... 2003
- Caminhos para a investigação em educação matemática em Portugal 1999
-
capítulo de livro
- A reflexão escrita nos relatórios finais de estágio: um estudo na formação inicial de professores / Written reflection in final internship reports: a study in initial teacher education 2019
- Ensinar matemática: contributos de um estudo com três professores / Teaching mathematics: contributions from a study with three teachers 2012
- Manuais escolares: um ponto de situação / Textbooks: a state of the art 2006
- O trabalho investigativo nas aprendizagens iniciais da matemática / Investigative work in initial mathematics learning 2002
-
teses
- Os materiais curriculares na construção do conhecimento profissional do professor de matemática: três estudos de caso / Curricular materials in the construction of mathematics teachers’ professional knowledge: three case studies 2005
- Influências do manual escolar no conhecimento profissional do professor: um estudo no primeiro ciclo do ensino básico / Influences of the textbooks on the teacher's professional knowledge: a study in the first cycle of basic education 2003
- Os conceitos de perímetro e área em alunos do 6.º ano de escolaridade: concepções e processos de resolução de problemas / The concepts of perimeter and area in 6th year students: conceptions and problem-solving processes 1995
-
documento
- Permeabilização dos solos: uma experiência de ensino e aprendizagem realizada com crianças 2023
- STEM e sustentabilidade: a voz de educadoras e professoras sobre experiências de aprendizagem para crianças 2023
- OleaChain: uma oportunidade de educação para a sustentabilidade de inovação pedagógica 2022
- Construção do relatório final de estágio: reflexões sobre um percurso formativo (resumo) 2020
- Discurso dos professores: avaliação dos alunos e reflexão sobre a ação educativa (resumo) 2020
- EGID3: perceções dos estudantes sobre o processo de avaliação (resumo) 2020
- O uso de jogos nas aulas: perceções de alunos e professores (resumo) 2020
- Percepción de la cultura visual por parte de futuros profesores portugueses (resumen) 2020
- Perspetivas de alunos do 6.º ano de escolaridade sobre o manual escolar (resumo) 2020
- Práticas reflexivas de uma futura professora de matemática (resumo) 2020
- Relatórios finais de estágio versus investigação em educação: desafios e práticas (resumo) 2020
- Competências emergentes da reflexão dos futuros professores nos relatórios finais de estágio (resumo) 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo (resumo) 2019
- Conteúdo e profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágio: sistematização de um estudo / Content and depth of reflection in final internship reports: systematization of a study 2019
- Diagnóstico, dificuldades e desafios: um projeto no ensino da geometria (resumo) 2019
- Estado da arte na investigação na formação de professores: um caso particular (resumo) 2019
- MathE e matemática no ensino superior: possíveis abordagens (resumo) 2019
- Mobilidade internacional: uma experiência para a formação acadêmica e pessoal (resumo) 2019
- O manual escolar na perspectiva de alunos do 4.º ano de escolaridade (resumo) 2019
- O que considero importante no ensino-aprendizagem da matemática: uma leitura preliminar dos dados nacionais (resumo) 2019
- Prática de ensino supervisionada: dois projetos de intervenção e investigação (resumo) 2019
- Prática de ensino supervisionada: dois projetos de intervenção e investigação / Supervised teaching practice: two intervention and research projects 2019
- Práticas de construção dos relatórios finais de estágio em mestrado profissionalizante para a docência (resumo) 2019
- Reflexões de uma futura professora sobre uma experiência de ensino em matemática (resumo) 2019
- Reflexões sobre o paradoxo de Zenão: uma proposta interdisciplinar para o ensino de física e matemática / Reflections on Zeno paradox: an interdisciplinary proposal for teaching physics and mathematics 2019
- Arte & Matemática: explorando conexões na sala de aula (resumo) 2018
- Atividades de investigação na aula de matemática: um estudo no ensino básico (resumo) 2018
- Conexões entre matemática e arte: uma experiência de ensino na formação inicial de professores (resumo) 2018
- Conteúdo e profundidade das reflexões escritas de futuros professores: cruzando resultados (resumo) 2018
- Ligando matemática e arte: uma experiência de ensino com futuros professores (resumo) 2018
- Refletindo sobre a prática profissional: uma experiência de ensino em matemática (resumo) 2018
- Resolução de tarefas matemáticas por alunos dos primeiros anos de escolaridade (resumo) 2018
- Análise de comentários escritos em grupo por alunos sobre trabalhos dos colegas (resumo) 2017
- Aprendizagens realizadas pelo professor e pelos alunos: reflexão no estágio profissionalizante (resumo) 2017
- Articulação entre conteúdo e profundidade da reflexão escrita presente nos relatórios finais de estágio de futuros professores de matemática (resumo) 2017
- Caminhos da investigação em didática da matemática em São Tomé e Príncipe (resumo) 2017
- Comunicação dos alunos na aula: um estudo centrado em comentários escritos (resumo) 2017
- Comunicação escrita na aula de matemática: práticas de alunos do ensino básico (resumo) 2017
- Práticas de comunicação em sala de aula nos ciclos iniciais do ensino básico (resumo) 2017
- Reflexão escrita sobre experiências de ensino e aprendizagem: articulação conteúdo-profundidade (resumo) 2017
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: um balanço na área de matemática (resumo) 2016
- Comunicar na sala de aula: um estudo com alunos do ensino básico (resumo) 2016
- Comunicar por escrito em matemática: um estudo com alunos do 5.º ano (resumo) 2016
- Conceções e práticas letivas dos professores de matemática: o que nos aponta a investigação realizada em São Tomé e Príncipe (resumo) 2016
- Investigar conceções e práticas do professor de matemática: uma oportunidade de desenvolvimento profissional (resumo) 2016
- Profundidade da reflexão nos relatórios finais de estágios: recordação, racionalização ou reflexividade? (resumo) 2016
- Práticas de utilização do manual escolar na sala de aula do ensino básico (resumo) 2016
- Resolução de problemas e investigações na aula de matemática (resumo) 2016
- A avaliação da reflexão nos relatórios finais de PES: análise de experiências de ensino e aprendizagem de Matemática (resumo) 2015
- Algoritmos (mais) antigos: justificando a sua eficácia (resumo) 2015
- Avaliando a reflexão (escrita) sobre as práticas desenvolvida por futuros professores (resumo) 2015
- Avaliação das aprendizagens: conceções e práticas seguidas por professores de matemática (resumo) 2015
- Comunicação matemática: um estudo com alunos do 5.º ano (resumo) 2015
- Conceções e práticas de avaliação das aprendizagens desenvolvidas por professores de matemática do ISP (resumo) 2015
- Knowledge about arithmetic mean: a study with future teachers (resumo) 2015
- O jogo – um recurso para investigações matemáticas! (resumo) 2015
- Reflection on practices as teacher’s educators in statistics (resumo) 2015
- Reflexão escrita de futuros professores: conteúdo emergente e estratégias de melhoria (resumo) 2015
- Reflexão escrita sobre a prática: quais as preocupações dos futuros professores? (resumo) 2015
- Aprender matemática com compreensão (resumo) 2014
- As novas orientações curriculares oficiais em matemática: que consequências são (já) visíveis? (resumo) 2014
- Construção dos algoritmos das operações numéricas: o como e o porquê! (resumo) 2014
- Estudo de uma operação: o como e o porquê dos algoritmos (resumo) 2014
- Novos programas de Matemática e metas curriculares: que balanço se pode fazer? (resumo) 2014
- O que guardamos do estudo das operações numéricas?! (resumo) 2014
- Relatório final de estágio: refletir é investigar?! (resumo) 2014
- A prática pedagógica em matemática: as investigações em estatística! (resumo) 2013
- A reflexão nos relatórios finais de estágio: Análise de uma experiência de ensino e aprendizagem em estatística (resumo) 2013
- E vai um, porquê?!: trabalhando os algoritmos das operações (resumo) 2013
- Estudar as operações numéricas com compreensão: o admirável mundo das tarefas (resumo) 2013
- Estudo dos números racionais: analogias entre as dificuldades de alunos, futuros professores, e de alunos do ensino básico (resumo) 2013
- Experiências de aprendizagem em matemática: refletir não é apenas descrever (resumo) 2013
- Explorando os algoritmos das operações: uma história sem fim! (resumo) 2013
- Exploração matemática do triângulo de Pascal feita por alunos do 5.º ano (resumo) 2013
- Giving sense to student's productions: a way to improve (future) teachers’ knowledge and training (resumo) 2013
- Metas curriculares da Matemática: porquê? Para quê? Como? (resumo) 2013
- Programa de formação contínua em Matemática: visão “à distância” de formadores e formandos (resumo) 2013
- Refletir é mais do que pensar sobre como manter os alunos atentos! (resumo) 2013
- "Do you think this is really true?" Dealing with investigative work in maths class 2012
- Algoritmo(s) da divisão: “baixar o número”, porquê? (resumo) 2012
- Atribuindo significado às resoluções de alunos: um ponto de partida para melhorar o conhecimento de futuros educadores e professores do primeiro ciclo em OTD (resumo) 2012
- Dividir: é mesmo complicado? (resumo) 2012
- Realizando tarefas matemáticas, com música! (resumo) 2012
- Relatório final da Prática de Ensino Supervisionada: sobre o que refletem os futuros professores? Com que profundidade? (resumo) 2012
- Resolver tarefas matemáticas: como olhamos para as regularidades? (resumo) 2012
- Sequências e regularidades... com amor! (resumo) 2012
- Trabalhar temas matemáticos do PMEB: o papel principal das tarefas (resumo) 2012
- Aprender Matemática com investigações (resumo) 2011
- Como estruturar uma reflexão sobre a prática? (resumo) 2011
- O trabalho de natureza investigativa na aula de matemática (resumo) 2011
- Reflectir sobre a prática: Escrever ajuda? De que maneira? (resumo) 2011
- Trabalho matemático com compreensão: a importância das investigações matemáticas (resumo) 2011
- É necessário reflectir sobre a reflexão! (resumo) 2011
- A experimentação do novo programa de Matemática do ensino básico: balanço e perspectivas (resumo) 2010
- Conexões na aula de Matemática, com Escher (resumo) 2010
- Grupo M: a comunicação em materiais escritos e manuais (resumo) 2010
- O conhecimento didáctico do professor de Matemática (resumo) 2010
- Tarefas na aula de Matemática: valorizando os processos dos alunos (resumo) 2010
- Transformações geométricas com arte (resumo) 2010
- A natureza das tarefas na aula de Matemática (resumo) 2009
- Conhecimento estatístico: um estudo com futuros professores (resumo) 2009
- Construindo o conhecimento didáctico: o caso do professor Tiago (resumo) 2009
- Formação contínua em Matemática: a visão dos professores (resumo) 2009
- Moda, média e mediana: perspectivas dos alunos vs. trabalho dos professores (resumo) 2009
- Números e operações: O que podemos fazer na aula de Matemática? (resumo) 2009
- O manual escolar: concepções e práticas de professores de Matemática (resumo) 2009
- Olhares sobre um plano de formação contínua em Matemática (resumo) 2009
- A reflexão como um instrumento de formação no PFCM (resumo) 2008
- Avaliando manuais escolares com critérios (resumo) 2008
- O que está a mudar no conhecimento profissional? (resumo) 2008
- Que desafios para o manual escolar? (resumo) 2008
- Reflectir para compreender e melhorar as nossas práticas profissionais (resumo) 2008
- É possível avaliar os manuais escolares? Com que critério? (resumo) 2008