A importância dos materiais lúdico-didáticos no desenvolvimento da criança Artigo de Conferência Livro Editado uri icon

resumo

  • De acordo com a pirâmide de aprendizagem do psiquiatra William Glasser, as estratégias de aprendizagem ativa são mais efetivas. Diversos estudos apontam para a importância de o professor criar ambientes que envolvam mais os estudantes na construção e na partilha de conhecimento. Com o propósito de integrar diferentes conhecimentos e de fomentar o desenvolvimento de competências da área de matemática discreta, optou-se por experimentar uma aprendizagem por via da construção de aplicações com recurso ao software GeoGebra, com os estudantes que frequentavam a unidade curricular de Matemática Discreta, no âmbito de um curso de Engenharia Informática de uma instituição do norte de Portugal. Numa primeira fase da experiência, os estudantes acederam a aplicações em GeoGebra para visualizar e simular conceitos sobre tópicos específicos da matemática, tendo havido também a preocupação de os familiarizar com o software. Numa segunda fase, propôs-se a realização, em grupo, de uma tarefa que consistia na implementação de certos operadores/ algoritmos para automatizar procedimentos. Assim, os estudantes tiveram oportunidade de construir aplicações, através de raciocínios lógicos e da identificação da matemática a implementar. A experiência foi avaliada com base nas perceções das professoras, nas produções realizadas e em um questionário aplicado aos estudantes. Entre outros aspetos, pretendeu-se: a) identificar as dificuldades dos estudantes na concretização da tarefa e no reconhecimento da matemática a implementar; b) averiguar a relevância da utilização do GeoGebra na promoção da criatividade e da construção do conhecimento; c) compreender a importância de abordagens pedagógicas desta natureza. A trajetória dos estudantes, seguida de perto pelas professoras, mostrou que o desenvolvimento da tarefa assumiu conotações interdisciplinares e colaborativas. O feedback dos estudantes evidencia que o GeoGebra motiva o processo de construção do conhecimento matemático, incentiva à criatividade e promove a investigação experimental.
  • De acordo com a pirâmide de aprendizagem do psiquiatra William Glasser, as estratégias de aprendizagem ativa são mais efetivas. Diversos estudos apontam para a importância de o professor criar ambientes que envolvam mais os estudantes na construção e na partilha de conhecimento. Com o propósito de integrar diferentes conhecimentos e de fomentar o desenvolvimento de competências da área de matemática discreta, optou-se por experimentar, com os estudantes que frequentavam a unidade curricular de Matemática Discreta, no âmbito de um curso de Engenharia Informática de uma instituição do norte de Portugal, uma aprendizagem por via da construção de aplicações com recurso ao software GeoGebra. Numa primeira fase da experiência os estudantes acederam a aplicações em GeoGebra para a visualização e simulação de conceitos sobre tópicos específicos da matemática, havendo também a preocupação de os familiarizar com o software. Numa segunda fase, propôs-se a realização, em grupo, de uma tarefa que consistia na implementação de certos operadores/ algoritmos para a automatização de procedimentos. Foram propostas tarefas, tais como, criar uma aplicação que permita cifrar mensagens através de cifras afins, programar operadores como “os divisores de um número natural n”, “o inverso de um número inteiro módulo n”, entre outras. Assim, foi dada a oportunidade de os estudantes serem os agentes construtores dessas aplicações, através de raciocínios lógicos e da identificação da matemática a implementar. A avaliação da experiência foi realizada com base nas perceções das professoras, nas produções realizadas e num questionário aplicado aos estudantes. Entre outros aspetos, pretendeu-se: a) identificar as dificuldades dos estudantes na concretização da tarefa e no reconhecimento da matemática a implementar; b) averiguar a relevância da utilização do GeoGebra na promoção da criatividade e da construção do conhecimento; c) compreender a importância de abordagens pedagógicas desta natureza. A trajetória dos estudantes, seguida de perto pelas professoras, mostrou que o desenvolvimento da tarefa assumiu conotações interdisciplinares e colaborativas. O feedback dos estudantes (mais de 60% concorda ou concorda totalmente) evidencia que o Geogebra motiva o processo de construção do conhecimento matemático, incentiva à criatividade e promove a investigação experimental.
  • Esta investigação trata sobre as emoções em contexto educativo, realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada (PES) numa de Educação Pré-escolar e noutra de Ensino do 1.o Ciclo do Ensino Básico. Durante o processo da prática pedagógica, foi assumida uma atitude crítica e reflexiva perante os desafios, processos e desempenhos das experiências vividas no quotidiano profissional. Trata-se de uma investigação qualitativa, fundamentando-se na observação direta e participante. As notas de campo, os diários, as fotografias, os quadros preenchidos pelas crianças, as questões diretas e os questionários foram as técnicas de análise e recolha de dados que suportaram a investigação. Os materiais recolhidos na prática educativa permitiram refletir sobre as emoções que as crianças sentiam e perceber se estas interferiram na realização das atividades. Foi definida uma questão-problema para investigar sobre o tema deste trabalho: “Será que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades na Educação de Infância e 1.o Ciclo do Ensino Básico?”. Foram estabelecidos os objetivos: (i) identificar as emoções que a criança manifesta nos diferentes momentos do dia; (ii) perceber a influência que as emoções provocam a cada criança; (iii) observar as emoções que a criança tem ao chegar à escola/Jardim de infância e compará-las com o momento em que sai no fim do dia; (iv) investigar se o estado emocional da criança a influência na realização de atividades; (v) realizar atividades que ajudem a criança a compreender/refletir sobre as suas emoções. A passagem pelos contextos permitiu refletir sobre a prática, retirando conclusões e percebendo que as emoções influenciam as crianças na realização de atividades. Dos dados recolhidos, pôde concluir-se que principalmente as emoções negativas podem inibir as crianças de continuarem a realização das atividades, assim como as positivas as incentivam a realizar da melhor forma as tarefas propostas. Deste modo, estabelecer um ambiente positivo e integrador e aprender a gerir as emoções é de extrema importância na vida de cada criança.
  • É propósito deste trabalho de investigação abordar a importância do materiais lúdico- didáticos no processo de ensino e aprendizagem. Foi realizado durante as práticas educativas em 3 contextos (Creche, Educação Pré-Escolar e 1.o Ciclo do Ensino Básico). Em cada contexto desenvolvemos várias experiências de ensino e aprendizagem que respeitaram o desenvolvimento e interesse de cada criança, tendo em conta a articulação curricular. As práticas de intervenção e investigação foram enquadradas pela questão- problema: “De que forma é que os materiais lúdico-didáticos influenciam o desenvolvimento das crianças no processo de ensino/aprendizagem?”. A partir desta questão-problema definimos os objetivos a seguir: (i) Verificar que materiais lúdico- didáticos existem e como estão organizados nas salas de Creche/Jardim de Infância e escola do 1.o CEB; (ii) Averiguar se os materiais lúdico-didáticos influenciam o desenvolvimento das crianças no processo de ensino e aprendizagem; (iii) Identificar as perceções das crianças sobre os materiais que têm na sala de atividades/aulas; (iv) Saber as opiniões dos educadores/professores acerca dos materiais que têm na sala. Utilizámos uma metodologia mista (Qualitativa e quantitativa) e técnicas e instrumentos de recolha de dados como notas de campo, fotografias, entrevista às crianças, questionário aos educadores/professores. Concluímos que a utilização de materiais lúdico-didáticos nas várias atividades influenciam positivamente o desenvolvimento das crianças a vários níveis (cognitivos, sociais, físicos, emocionais). Consideramos que a utilização de materiais lúdico-didáticos de qualidade são uma ferramenta pedagógica e significativa importante no processo de ensino e aprendizagem das crianças. Todas as atividades desenvolvidas com recurso a materiais lúdico-didáticos foram bem aceites pelas crianças porque se sentiam mais envolvidas e assim capazes de evoluir no seu processo educativo. Concluímos também que as crianças ao manipularem materiais lúdico-didáticos sentiam-se mais envolvidas e motivadas para aprenderem mais.

data de publicação

  • janeiro 2022