Comentários escritos produzidos pelos alunos na aula de matemática: um estudo no ensino básico
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
No âmbito do relatório final de estágio do Mestrado em ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico, foi desenvolvido um estudo exploratório centrado na capacidade de comunicação escrita dos alunos em sala de aula, envolvendo todas as áreas disciplinares do estágio profissional. O estudo teve o propósito de identificar e analisar aspetos da capacidade dos alunos comentarem, por escrito, trabalhos produzidos em grupo pelos colegas, sob a forma de galeria ou de diário de bordo. Este texto foca-se apenas na parte do estudo relacionada com a área da matemática. A investigação segue uma abordagem qualitativa e interpretativa, envolvendo os alunos de duas turmas, uma do 1.º ciclo e outra do 2.º ciclo. A recolha de dados foi feita através dos comentários escritos por cada grupo de alunos aos trabalhos apresentados pelos colegas. A análise dos dados baseou-se em quatro dimensões definidas previamente (clareza, fundamentação, lógica, profundidade) e em três níveis de desempenho (baixo, médio, elevado). Globalmente, a análise dos comentários escritos dos alunos aponta para melhores desempenhos em clareza e em lógica e para maiores dificuldades em fundamentação e em profundidade, especialmente na apresentação de justificações e argumentos para suportar as suas ideias e raciocínios e nas referências aos temas matemáticos trabalhados.