publicações selecionadas
-
artigo de revista
- Ethics in the teaching profession – the perception of students in initial training. Social Sciences & Humanities Open. 2025
- Retratos da Docência: A construção da (auto)imagem dos professores moçambicanos.. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação. 2025
- A Supervisão Pedagógica e o Desenvolvimento Profissional: Percepções e Reflexões . Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação (REASE). 2025
- Caminho(s) da profissão docente e futuro imprevisível. Revista a Página da Educação. 2024
- Professores entre desafios e compromissos éticos. Revista a Página da Educação. 2024
- Uma discussão meta-ética entre o ecocentrismo e o pluralismo. Revista Brasileira de Educação Ambiental (RevBEA), 19(5), 52–65. 2024
- Traços éticos no ensino online: perceções de estudantes de educação social. Revista Portuguesa de Investigação Educacional. 2024
- Reflexão sobre as formas de acesso à profissão docente no ensino superior no contexto moçambicano. Livro de Atas do INCTE’2023 – VII Encontro Internacional de Formação na Docência Bragança. 2023
- Being a teacher in a time of pandemic. Heliyon. 2023
- Contribution of scientific journals to the construction of teacher training policies in Portugal. Revista de Educación. 2023
- Educadores sociais: profissão (in)visível. Revista a Página da Educação. 2023
- Mapear a(s) geografia(s) da ética. Revista a Página da Educação. 2023
- Educadores Sociais: diários profissionais na construção de competências de deliberação prática. Revista Aprender. 2022
- (Re)encontros em Salamanca. Revista a Página da Educação. 2022
- A situação sociolinguística de Maquela do Zombo (Angola): perspectivas e desafios para o ensino de português em contexto triglossico. Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. 2022
- O Professor de Referência na Voz dos Estudantes do Ensino Superior no Contexto Moçambicano. Revista Electrónica de Investigação e Desenvolvimento (REID). 2022
- Os professores formados na modalidade de ensino a distância no contexto moçambicano. Livro de Atas do INCTE – VI Encontro Internacional de Formação na Docência. 2022
- Revisiting education policies in Spain and Portugal in the twilight of their dictatorships (1970-1973) | Revisitar las políticas educativas en España y Portugal en el ocaso de sus dictaduras (1970-1973). History of Education and Children's Literature. 2022
- Ser professor: reflexão e análise sobre as propostas do plano estratégico do ensino superior moçambicano (2012-2020). Njinga & Sepé: Revista Internacional de Culturas, Línguas Africanas e Brasileiras. 2022
- Sobre a Universidade Desejada. Revista a Página da Educação. 2022
- Teachers trained in distance learning in the Mozambican context. International Journal of Human Sciences Research. 2022
- Intellectual disability in higher education: Self-perceived training needs of university teachers. Specijalna edukacija i rehabilitacija. 2021
- Jogos de Cooperação no Jardim de Infância . Atas Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância. 2021
- O professor construtor de laços. Revista a Página da Educação. 2021
- As narrativas dos educadores sociais: Reflexão sobre dilemas éticos como prática (trans)formativa. Lapalage em Revista. 2020
- Ética e deliberação prática. As narrativas dos educadores sociais. Aula. 2020
- Chano: o retrato de um paradigma de educação ao longo da vida 2020
- Salamanca: a academia e o professor. A Página da Educação. 2020
- O Iceberg do Educador Social: Contributos reflexivos de futuros profissionais. Revista de Educación Social. 2019
- O Icerberg do Educador Social: contributos reflexivos de futuros profissionais 2019
- Ser Professor: uma (pre)ocupação legislativa?. Revista Profissão Docente. 2018
- Ética e educação: as narrativas da formação de professores. Aula. 2017
- O Cinema como Recurso Pedagógico no Quefacer Formativo e Profissional dos Educadores Sociais [ISBN: 978-989-99486-0-0]. http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/ATAS_VOL_II.pdf. Atas do I Seminário Internacional «Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano». 2015
- Os desenhos da Berta: afetos e memórias do Colégio Campos Monteiro. Colégio Campos Monteiro - Espaço de Cultura e Memória. 2013
- Ser Professor na Escola do Século XXI. Jornal Ensino Magazine. 2013
- Profesores y escuelas: la imagen social de los profesores de la enseñanza básica en Portugal. Aula. 2013
- Profissão Professor - Saber Profissional de Referência. Revista Profissão Docente. 2013
- Profissão professor: saber profissional de referência. Revista Profissão Docente. 2013
- Eurodyssée: Mogadouro em Ciney. A Página da Educação. 2011
- Imagem e desafios da profissão docente. Jornal Ensino Magazine. 2011
- Imagem e desafios da profissão docente. A Página da Educação. 2010
- Memória(s). Brigantia - Revista Cultural. 2006
- Escolas e Professores - Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança. Brigantia - Revista de Cultura. 2005
- Isolamento e construção da identidade profissional docente: especificidade(s) do distrito de Bragança. Brigantia - Revista de Cultura. 2005
- As Nossas Escolas do 1.º Ciclo - O que foram - o que são: Escolas do Concelho de Bragança versus Escolas de Castilla e León. Brigantia - Revista de Cultura. 2004
- As nossas escolas do 1º Ciclo: o que foram : o que são. Brigantia - Revista de Cultura. 2004
-
artigo de conferência
- TUT4IND: uma proposta de inclusão educativa no ensino superior 2022
- Inclusão educativa: Do passado ao presente. V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas. 2020
- Diz-nos quem te ensina e dir-te-emos quem é um bom professor. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 2017
- Memories of teacher life in Mozambique: (Re)construction of a narrative 2017
- Ser Professor: Uma (Pre)ocupação Legislativa?. II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de resumos. 2017
- Contributos das práticas educativas observadas no filme «Ser e Ter»: um olhar ficcional da realidade educativa 2016
- O portefólio reflexivo enquanto instrumento promotor de desenvolvimento profissional docente 2016
- Um olhar reflexivo ao filme «DIVERTI DAMENTE» 2016
- Viver a rua ou viver na rua? Os meninos de rua na cidade do Mindelo em Cabo Verde 2016
- Ética: para quê e porquê na formação de professores? 2016
- Inovação de práticas pedagógicas: estratégias de supervisão na transformação de práxis docentes 2015
- O cinema como recurso pedagógico no Quefacer formativo e profissional dos educadores sociais: análise das suas realidades e perspetivas de futuro em Portugal 2015
- Felicidade no trabalho: Relações ou Ralações? 2014
- Lawrence Stenhouse: revisitando a influência da sua obra em Portugal 2011
-
livro
-
livro editado
-
capítulo de livro
- La Televisión Educativa en Portugal. Ayer y Hoy 2025
- A formação pedagógica do professor universitário - contributos e reflexões 2022
- As mensagens pedagógicas da Revista Aprender (ano de 1989) 2022
- Perceptions of students and teachers residing in low-density territories during the Covid-19 pandemic 2022
- Professores e Escolas - uma relação enlaçada pela ética do rosto 2022
- Revisitar a telescola em tempos de pandemia: perceções de professores 2022
- (Per)cursos de formação de professores - abordagens intercontinentais 2021
- No trilho da equidade - uma história de vida de inclusão socioeducativa 2019
- Revisitar as três faces da Pedagogia: (re)construção da memória educativa 2019
- Revista Escola Portuguesa - Oitenta e quatro anos depois uma leitura (im)provável 2018
- (Pre)ocupações do professor no século XXI 2017
- Memórias da Vida de Professor em Moçambique - (Re)construção de uma Narrativa 2017
- Memórias da vida de professor em Moçambique: (Re)construção de uma narrativa 2017
- O Professor no Olhar de Adolphe Ferrière - Uma Leitura Contemporânea 2016
- O professor no olhar de Adolphe Ferrière: uma leitura contemporânea 2016
- Desigualdade Social vs Ordenamento do Território e Educação em Cabo Verde 2014
- Ettore Gelpi - Retalhos da Vida e Obra de um Pedagogo, com Ecos em Portugal 2014
- Ettore Gelpi: retalhos da vida e obra de um pedagogo, com ecos em Portugal 2014
- Gestão das Escolas da Praia - Cabo Verde 2014
- Gestão das escolas da Praia: Cabo Verde 2014
- Lawrence Stenhouse - Revisitando a influência da sua obra em Portugal 2011
- Ensinar - tarefa de mulheres? 2009
- Ensinar: Tarefa de Mulheres? 2009
-
teses
-
documento
- De la “Telescuela”a “Estudio em Casa”: Entre el Passado y el Presente 2024
- (Re)pensar a Ética na formação docente: desafios e perplexidades 2023
- (Re)configuração da profissão docente em tempos de pandemia: vozes de pofessores/as 2022
- O novo modelo de formação de professores primários em Moçambique e a construção da profissionalidade 2022
- Transformações e desafios para o exercício da profissão docente em tempos de pandemia 2022
- Vivência(s) de intervenção socioeducativa - o caso de uma instituição pública 2022
- O envolvimento parental como estratégia de (des)envolvimento humano no concelho de Penafiel 2021
- Políticas Educativas de Formação de Professores. Cruzando a(s) realidade(s) portuguesa e moçambicana 2021
- A ( re)construção de uma memória através da história oral: telescola e estudo em casa. 2021
- Crianças de rua ou na rua: Uma perspectiva a partir do mercado informal de Nampula. 2021
- Dilemas éticos - experiências e reflexões partilhadas em contexto moçambicano 2021
- Os desafios da profissão docente no contexto moçambicano em tempos de COVID-19 2021
- Perceções de alunos e de professores residentes em territórios de baixa densidade sobre os recursos para ensinar e aprender 2021
- Revisitar a telescola em tempos de COVID-19: perceções de professores 2021
- Inclusão educativa – do passado ao presente 2020
- A escola como lugar de hospitalidade: (co)construção de aprendizagens em tempo de lazer 2020
- Robótica: uma abordagem reflexiva na práxis educativa 2020
- Nísia Floresta 2019
- Educação à distância como modelo alternativo na formação contínua de professores em Moçambique 2019
- Imagem Social dos Professores na Perceção dos Alunos: Bom Professor ou Professor Bom? 2019
- Ética e Educação - as narrativas dos pedagogos sociais 2019
- A pedagogia do oprimido: uma (re)leitura atual 2018
- A perceção dos gestores de escola sobre o perfil profissional dos professores formados na modalidade de ensino a distância 2018
- Diz-me como aprendes... dir-te-ei o papel que assumes na avaliação 2018
- Dádiva e hospitalidade - intervenção socioeducativa e retalhos da vida de um educador popular 2018
- O Papel dos Técnicos de Intervenção Socioeducativa na Educação para o Século XXI 2018
- Políticas de formação de professores: cruzando a(s) realidade(s) portuguesa e moçambicana 2018
- Projeto ArteInclusa 2018
- Reflexos e reflexões em torno do filme: o dia da saia 2016
- Ética para quê na formação de professores? 2016
- Inovação de Práticas Pedagógicas - Estratégias de SuperVisão na Transformação da Práxis Docentes 2015
- O Cinema como Recurso Pedagógico no Quefacer Formativo e Profissional dos Educadores Sociais 2015
-
relatório