Computatio Litterarum limitis: A métrica da cultura literária na fronteira
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resumo
Enquanto objetivo filológico, pretende-se aprofundar o estudo do valioso património cultural depositado nas bibliotecas e arquivos de Bragança e que se encontram em perigo de cair no esquecimento, nomeadamente o relacionado com culturas estrangeiras que certificam o quotidiano do forâneo na raia, pertencentes a dois acervos antigos (s. VII-s. XX) de cerca de 7500 volumes impressos, além de manuscritos antigos, tornando culturalmente central a tradicional região periférica transfronteiriça.
Relativamente ao objetivo computacional, tenciona-se criar um software capaz de realizar leitura inteligente para etiquetar e relacionar os conteúdos dos textos entre si. É importante realçar que a leitura digital (distant Reading), não substitui a leitura tradicional (close reading), mas facilita a sua catalogação. A distant Reading consiste numa nova abordagem dos estudos humanísticos que aplica métodos computacionais aos dados literários, existentes nos grandes arquivos que devem ser digitalizados. Graças à IA pode ser extraído de maneira automática a temática, linhas condutoras e mesmo o resumo de cada volume.
O facto de repensarmos a questão geográfica nos estudos literários transfronteiriços, neste 2024, vai ao encontro dos últimos textos legais bilaterais entre Portugal e a Espanha, já referenciados. O Tratado de Amizade e Cooperação contempla no Artigo 5.º a cooperação no domínio da língua, da educação e da cultura que, por um lado, aposta na cooperação do ensino superior e no acesso aberto a publicações científicas e, por outro, de uma forma um tanto utópica, mas muito apelativa, no mútuo conhecimento histórico, artístico e cultural através de todo o tipo de equipamentos culturais e artísticos. Da mesma forma, os Artigos 7.º e 9.º estimulam infraestruturas digitais transfronteiriças muito variadas. Além disto, a Estratégia Comum de Desenvolvimento Transfronteiriço coloca o foco tanto na língua para promover o ensino de PLE e ELE e o intercâmbio enriquecedor de docentes e estudantes, quanto em património tangível e intangível, nas bibliotecas e nos artistas e criadores, para facilitar a acessibilidade cultural [ElTra23].
A representação da sociedade e das mentalidades, a criação de discursos e imaginários, a construção de identidades e alteridades, e o espelho de formas de vida e hábitos socioculturais implicam um maior e melhor conhecimento do valor patrimonial dos territórios raianos. A transferência do conhecimento histórico através da cultura livresca e da educação literária reais, graças às Humanidades digitais, à Inteligência Artificial e à competência digital da cidadania, contribui para a diversidade cultural, para a convivência pacífica e a prevenção de conflitos, espaço onde a literatura supõe um papel fulcral [DoBraSan23]. Desta forma, a capacitação das pessoas cria um desenvolvimento sustentável do potencial criativo, linguístico e ético humano, tanto erudito, quanto folclórico.