Produtos tradicionais e inovação, são conceitos compatíveis?
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Na presente comunicação serão abordados quatro pontos: (i) Definição de produtos tradicionais; (ii) Tipos de Inovação; (iii) Casos práticos e (iv) Considerações finais.
No primeiro ponto apresenta-se a definição de produtos tradicionais, de acordo com o Regulamento (UE) N.º 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho de 21 de novembro de 2012, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios, no qual um produto para ser considerado tradicional tem que apresentar uma “utilização no mercado nacional comprovada por um período que permite a transmissão entre gerações”, devendo este período ser de, pelo menos, 30 anos.
No segundo ponto discutem-se diversas definições de Inovação, com particular atenção à encontrada no Livro Verde sobre Inovação (Comissão Europeia, 1996), que indica que “A inovação é a produção, assimilação e exploração bem-sucedida da novidade”. Posteriormente serão apresentados os diversos tipos de Inovação, indicados na Norma NP4456-2007, relativa à Gestão da Investigação, Desenvolvimento e Inovação (IDI), como a Inovação do Produto, Inovação do Processo, Inovação Organizacional e Inovação de Marketing, abordando-se ainda os conceitos de Inovação Social e Open Innovation.
No terceiro ponto dar-se-ão a conhecer alguns resultados obtidos no Projecto Europeu FP7, com o acrónimo TRADEIT (Traditional Food: Entrepreneurship, Innovation and Technology Transfer, Grant nr. 613776), que decorreu entre Novembro de 2013 e Outubro de 2016, e visou a implementação de uma rede formada por PMEs direcionadas para a produção de alimentos tradicionais, com vista a aumentar a competitividade e sustentabilidade de PMEs produtoras de alimentos tradicionais da Europa nos setores das carnes, panificação e laticínios. Neste projeto realizaram-se inquéritos a PMEs desses setores com vista a conhecer a sua opinião em relação à Inovação. Na presente comunicação serão apresentados alguns desses resultados e serão referidos alguns casos práticos, demonstrando os conceitos de inovação ao nível dos produtos do olival, laticínios e carnes.
No final é demonstrada a necessidade de permanente inovação ao nível dos produtos tradicionais, sendo ambos conceitos compatíveis.