Recurso a focus group para Identificar perceções sobre alterações climáticas
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resumo
Pretende-se apresentar neste artigo, os resultados obtidos através da aplicação da técnica de Focus
Group, num processo de participação pública e envolvimento de alunos de um Agrupamento de Escolas
(AE), situado no distrito de Vila Real no âmbito de uma sessão de sensibilização intitulada: “Alterações
Climáticas, um problema da nossa geração”. Teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade
escolar sobre a problemática das alterações climáticas, tendo ainda como objetivos, comportamentos
a adotar para mitigar as alterações climáticas; tentar perceber onde os alunos, aprendem mais sobre
alterações climáticas; analisar o impacto da sessão de sensibilização; promover o debate sobre as alterações
climáticas e propor medidas de adaptação. A metodologia utilizada consistiu na discussão de temas
de riscos naturais com grupos de trabalho (GT) heterogéneos de até 10 alunos, representativos da
comunidade escolar. A informação recolhida nas sessões foi categorizada, codificada e analisada com
recurso à ferramenta de análise de dados qualitativos MAXQDA. Este estudo permitiu identificar as
principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão
dos riscos naturais e das medidas de adaptação como contributo para a constituição de materiais de
divulgação adequados à população em geral a que se destinam. Os dados avançados preliminarmente
apontam para a necessidade da continuidade de ações, para o incremento da literária climática.
Pretende-se apresentar neste artigo, os resultados obtidos através da utilização da técnica de Focus Group, num processo de participação pública e envolvimento de alunos de um Agrupamento de Escolas (AE), situado no distrito de Vila Real no âmbito de uma sessão de sensibilização intitulada: “Alterações Climáticas, um problema da nossa geração”. Teve como objetivo principal sensibilizar a comunidade escolar sobre a problemática das alterações climáticas, tendo ainda como objetivos, conhecer compor- tamentos a adotar para mitigar as alterações climáticas; tentar perceber onde os alunos, aprendem mais sobre alterações climáticas; analisar o impacto da sessão de sensibilização; promover o debate sobre as alterações climáticas e propor medidas de adaptação. A metodologia utilizada consistiu na discussão de temas sobre riscos naturais, com grupos de trabalho (GT) heterogéneos de até 10 alunos, representativos da comunidade escolar. A informação recolhida nas sessões foi categorizada, codifica- da e analisada. Este estudo permitiu identificar as principais preocupações e o nível de envolvimento dos participantes, levando a uma melhor compreensão dos riscos naturais e das medidas de adaptação como contributo para a constituição de materiais de divulgação adequados à população em geral a que se destinam. Os dados avançados preliminarmente apontam para a necessidade da continuidade de ações, para o incremento da literacia climática.