Avaliação da influência da adubação via solução nutritiva no perfil nutricional de Scolymus hispanicus L.
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Introdução - Scolymus hispanicus L. (cardo dourado) é uma planta silvestre comestível da região do Mediterrâneo, tradicionalmente consumida pelos seus efeitos benéficos para a saúde, o que tem vindo a despertar grande interesse para a produção controlada1.
Objetivos e metodologia - Avaliação do efeito da adubação, usando soluções nutritivas com diferentes rácios de azoto (N), fósforo (P) e potássio (K), no perfil nutricional (métodos AOAC) das folhas de S. Hispanicus, bem como no conteúdo de minerais (espectrofotometria de absorção atómica).
Resultados - A amostra controlo (sem adubação) apresentou os maiores teores na maioria dos parâmetros estudados, com exceção do teor de fibras, hidratos de carbono e energia. As amostras adubadas com 300 mg/kg de azoto apresentaram os menores valores em relação aos teores de gordura, proteína bruta e fibra. A amostra adubada com 300:100:100 mg/kg de N:P:K apresentou a maior quantidade de sódio, cálcio e magnésio e o menor teor de potássio e zinco; enquanto que, a amostra controlo apresentou os maiores teores de potássio, ferro e zinco.
Conclusão - Verificou-se que a concentração de N:P:K pode afetar diretamente o valor nutricional e o conteúdo mineral da planta em estudo, sendo que altas concentrações de azoto apresentaram um impacto negativo no conteúdo proteico, indicando a baixa resposta da planta para aumentar as taxas de adubação com azoto.