O presente estudo teve como objetivo avaliar a perceção das alterações climáticas
presentes nos alunos dos cursos de Educação Ambiental e Educação Social, e baseou-se
sobretudo na aplicação de 129 inquéritos por questionário a uma amostra não
probabilística da Escola Superior de Educação de Bragança, onde se pode observar que as
alterações climáticas assumem um papel importante no quotidiano de cada um,
independentemente do género, faixa etária ou ano frequentado, assumindo-se como um
facto consumado e em permanente evolução. Pode verificar-se segundo a opinião dos
inquiridos que estas alterações podem acarretar consequências no que diz respeito à
qualidade de vida da população, assim como a sua saúde, segurança e capacidade de
intervenção em fenómenos climáticos extremos.
Na maioria dos inquiridos assume que a ação humana é o principal vetor
responsável pela evolução das alterações climáticas, admitindo estar dispostos a reduzir
estes impactos através das suas ações. Caso estas ações começarem a ser instituídas,
através da mudança de comportamento, poderá haver uma transformação e
consciencialização futura a nível cultural por parte dos jovens universitários para o século
XXI.