Prática de Ensino Supervisionada - Práticas educativas com foco na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas Teses uri icon

resumo

  • O presente relatório final de estágio desenvolveu-se no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico (CEB), da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Bragança. O estudo apresenta as experiências de ensino-aprendizagem (EEA) desenvolvidas no ano letivo 2019/2020 nos contextos de 1.º CEB, com uma turma do 4.º ano de escolaridade, e de 2.º CEB, em Ciências Naturais e em Matemática, com duas turmas de uma escola pública. Neste âmbito foi desenvolvida a investigação que pretendeu responder à questão problema formulada: “Como a Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) influencia o processo de ensino-aprendizagem?”, e foi focado nos seguintes objetivos: (i) Averiguar se a ABRP é favorável ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem; (ii) Analisar a perspetiva dos alunos sobre as práticas educativas baseadas na ABRP; e (iii) Refletir (autorreflexão) sobre as práticas educativas baseadas na ABRP. Considerando as condições em que decorreu o ano letivo, o estudo foi centrado no 1.º CEB. A investigação de natureza qualitativa, descritiva e interpretativa, baseou-se na análise da perspetiva dos alunos e das reflexões da investigadora sobre as práticas educativas realizadas. Assim, as técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a observação participante e o inquérito por questionário, aplicado a vinte e seis alunos do 4.º ano do 1.º CEB. As notas de campo recolhidas ao longo da PES deram origem ao diário da investigadora, no qual, mais que um relato, fizemos uma análise reflexiva dos acontecimentos e das nossas perceções. Os resultados obtidos por análise de conteúdo mostraram que a ABRP favorece o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, na medida em que a multiplicidade de recursos e estratégias desencadeia um maior envolvimento, autonomia, motivação e criatividade, desenvolve capacidades comunicativas, o raciocínio e o pensamento crítico dos alunos; além disso, promove a relação interpares e o cruzamento entre os conteúdos e os problemas do quotidiano. Do ponto de vista do professor, a aplicação da ABRP apresenta constrangimentos no que diz respeito à complexidade da preparação das atividades e à gestão do tempo, antes e durante o decorrer das aulas.

data de publicação

  • janeiro 1, 2020