E-commerce: the perception and experience of young e-buyers of Portuguese higher education uri icon

resumo

  • Dadas as vantagens do comércio eletrónico para os business stakeholders, esta investigação teve como objetivo analisar a experiência e a perceção de jovens e-buyers sobre o comércio eletrónico. Para isso, desenvolveu-se um estudo quantitativo, transversal e descritivo baseado numa amostra não probabilística do tipo bola de neve constituída por 1688 estudantes do ensino superior português. A maioria dos respondentes era utilizadora frequente da Internet durante mais de 3 horas por dia sendo o acesso feito a partir de casa através do telemóvel. Dos 1225 inquiridos que fizeram compras através da Internet, a maioria fê-lo há menos de 1 mês ou entre 1 e 3 meses, tendo ficado satisfeitos ou muito satisfeitos razão pela qual têm a intenção de repetir a compra no futuro. As maiores vantagens apontadas foram os preços acessíveis, não ter de sair de casa, poder comprar em qualquer momento, possibilidade de comparar preços e entrega da mercadoria em casa. Given the advantages of e-commerce for business stakeholders, this research aimed to analyze the experience and perception of young e-buyers on e-commerce. For this, a quantitative, cross-sectional and descriptive study was developed based on a non-probabilistic snowball sample of 1688 Portuguese higher education students. Most respondents were frequent users of the Internet for more than 3 hours a day accessing from home via mobile phone. Of the 1225 respondents who purchased over the Internet, most did it less than 1 month ago or between 1 and 3 months, having been satisfied or very satisfied. For this, they intend to repeat the purchase in the future. The biggest advantages mentioned were the affordable prices, not having to leave the house, to be able to buy at any time, possibility to compare prices and delivery of the merchandise at home.

data de publicação

  • janeiro 1, 2019