Gestão ambiental nas residências de estudantes do Instituto Politécnico de Bragança
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
A preocupação com o desenvolvimento sustentável junto com o aprimoramento de ações de gestão
ambiental vem ganhando um espaço crescente nas Instituições de Ensino Superior. Isto tem se
revelado a partir da abordagem educacional passada aos estudantes das Instituições de Ensino
Superior sobre desenvolvimento sustentável a partir dos exemplos práticos incorporados nas
operações dos campus. O objetivo desse estudo foi analisar a estrutura, o comportamento e os
processos que são realizados nos seis dormitórios acadêmicos do instituto politécnico de Bragança,
que são eles o dormitório Verde, Castanho, Gulbenkian, Domus Feminina, Domus Masculina e
Domus Visitante, quanto ao impacto ambiental gerado por cada uma. Para tal análise essa dissertação
aborda temas como desenvolvimento sustentável, environmentally responsible behaviour, green
buildings e as NP EN ISO 14001:2015 e NP EN ISO 19011:2012. Esses temas serviram como base
para a realização da metodologia, que se constituiu a partir de realização de auditorias ambientais em
cada uma das residências, com visita as instalações e registro fotográfico. A partir dos dados coletados
nessas auditorias, foi feito um relatório com plano de ação constando as mudanças cabíveis para
melhor gestão ambiental desses locais. Vale ressaltar que todos os documentos como a lista de
verificação usada na auditoria e o relatório final foram de própria elaboração. Para analisar a
perspectiva vivido pelos moradores, foi aplicado um inquérito com questões de diversas áreas, tais
como consumo de água, energia, gás, conforto térmico, hábitos de consumo e mobilidade. Essas
questões foram elaboradas para entender melhor as carências e pontos de melhoria tanto de educação
ambiental como de adequação das instalações. Para análise dos resultados obtidos a partir desses
inquéritos, foi utilizado o software IBM SPSS.