As TIC na educação pré-escolar: refletindo sobre a construção de saberes
Artigo de Conferência
Visão geral
Pesquisas
Informação adicional documento
Ver Todos
Visão geral
resumo
Reconhecendo a importância que as tecnologias da informação e
comunicação (TIC) representam na criação de oportunidades para
que todos possam aprender e continuar a aprender ao longo da vida,
entendemos ser pertinente aprofundar a reflexão sobre o papel que
assumem na educação pré-escolar, bem como acerca das estratégias a
promover para que a sua utilização se torne facilitadora da
aprendizagem e desenvolvimento de todos, crianças e adultos.
Nesta comunicação pretendemos apresentar e discutir as linhas de
ação e desenvolvimento de um projeto de intervenção que
promovemos com um grupo de crianças da faixa etária pré-escolar,
procurando favorecer a utilização das TIC como meio de pesquisa,
recreação e comunicação. Foram usadas pelas crianças ferramentas
informáticas para visualização de fotografias, pesquisa de tópicos,
audição de música, desenho, pintura, processamento de texto e
comunicação com crianças de uma instituição situada noutro
contexto sociogeográfico.
Os dados permitem perceber o grande envolvimento das crianças nas
atividades educativas promovidas com recurso às TIC, a
possibilidade de uma abordagem integrada das diferentes áreas de
conteúdo curricular e os seus potenciais contributos para o
desenvolvimento de saberes/competências considerados essenciais,
como aprender a aprender, aprender a cooperar, aprender a
comunicar, desenvolver autoconfiança e resiliência.