Estudo da evolução do desemprego regional em Portugal entre 2004 e 2009: aplicação da análise shift-share Artigo de Conferência uri icon

resumo

  • Nos últimos anos, devido a condições económicas adversas, tem-se verificado um crescimento do desemprego registado em Portugal. O crescimento do número de desempregados registados nos serviços nacionais de emprego em Portugal é, não só, uma realidade nacional mas, também, um problema que tem afectado, de diferente forma, as regiões que compõem o território continental. Adicionalmente, têm-se verificado alterações ao nível das características que definem o perfil do desempregado em cada uma das NUTII em que se divide a economia. De forma a analisar a evolução do desemprego registado, combinando a realidade nacional com as características estruturais e regionais associadas ao fenómeno, adopta-se a metodologiashift-share. A divisão da variação do desemprego registado, entre 2004 e 2009, nas componentes nacional, estrutural e regional permite concluir que se em algumas das regiões nacionais o fenómeno do desemprego acompanha a tendência nacional, noutras esse fenómeno tem evoluído por motivos intrinsecamente regionais ou estruturais.
  • Nos últimos anos, devido a condições económicas adversas, tem-se verificado um crescimento do desemprego registado em Portugal. O crescimento do número de desempregados registados nos serviços nacionais de emprego em Portugal é, não só, uma realidade nacional mas, também, um problema que tem afectado, de diferente forma, as regiões que compõem o território continental. Adicionalmente, têm-se verificado alterações ao nível das características que definem o perfil do desempregado em cada uma das NUTII em que se divide a economia. De forma a analisar a evolução do desemprego registado, combinando a realidade nacional com as características estruturais e regionais associadas ao fenómeno, adopta-se a metodologia shift-share. A divisão da variação do desemprego registado, entre 2004 e 2009, nas componentes nacional, estrutural e regional permite concluir que se em algumas das regiões nacionais o fenómeno do desemprego acompanha a tendência nacional, noutras esse fenómeno tem evoluído por motivos intrinsecamente regionais ou estruturais.

autores

data de publicação

  • janeiro 1, 2011